Contato

Corona Vírus

Uso de máscara é imprescindível com a chegada do frio. Saiba como fazer em casa

covid

Vídeo com o passo a passo: https://www.youtube.com/watch?v=d1fk6zeHzQY&feature=youtu.be

 

A grande procura por máscaras de proteção após a chegada da Covid-19 acabou esgotando o item em várias regiões do Brasil. Para evitar que os profissionais da saúde fiquem sem o equipamento e para oferecer uma alternativa acessível para a população, o Ministério da Saúde tem recomendado o uso de máscaras caseiras, que podem ser feitas com ou sem o auxílio de máquina de costura e usando tecidos de algodão, como o tricoline. A artesã e oficineira do programa Envolva-se, do Sesc Comunidade em Porto Alegre, Mara Wollmann, ensina o passo a passo para a produção (veja abaixo). Ela destaca que, além de confeccionar para uso pessoal e de amigos e familiares, as pessoas também podem exercitar a solidariedade e doar o equipamento para instituições que estejam precisando.

Lembrando que o uso da máscara é individual e as máscaras devem ser trocadas a cada duas horas ou assim que estiverem úmidas, o que acontecer primeiro. Antes indicada apenas para pessoas que apresentam sintomas da Covid-19 (como tosse, espirros ou dificuldade de respirar), seus cuidadores e profissionais da saúde, agora a indicação do Ministério da Saúde é de que toda a população que necessite sair de casa, para trabalhar ou ir ao mercado, por exemplo, faça uso do equipamento de proteção, dando preferência para as máscaras caseiras reservando a prioridade dos modelos cirúrgicos para profissionais da saúde. Confira o passo a passo para fazer máscaras caseiras no vídeo https://youtu.be/d1fk6zeHzQY.

Para a proteção ser efetiva, é preciso seguir reforçando os hábitos de higiene, como a lavagem de mãos com água e sabão ou álcool em gel. Diferente das máscaras cirúrgicas, as caseiras feitas com tecido podem ser reutilizadas. Depois de cada uso, elas devem ser lavadas com água e sabão e passadas com ferro quente.

Quando for fazer o uso delas, também é necessário estar atento às instruções de utilização da Organização Mundial da Saúde (OMS). As recomendações da entidade são: antes de colocar, lave as mãos com um desinfetante à base de álcool ou água e sabão; verifique se ela está cobrindo a boca e o nariz e se não há espaços entre o rosto e a máscara; evite tocá-la enquanto estiver usando, mas, se o fizer, lave as mãos; troque o equipamento assim que estiver úmido e não reutilize máscaras de uso único; quando for retirá-la, remova a máscara por trás (não toque na frente) e coloque-a imediatamente em um lixo fechado – no caso das máscaras cirúrgicas – ou um saco plástico – para as máscaras caseiras que devem ser lavadas após o uso; lave as mãos com um desinfetante à base de álcool ou água e sabão. 

Passo a passo da máscara caseira

  1. Faça o molde da máscara, com as medidas 23x19cm para modelo adulto e 19x15cm para o infantil.

  2. Risque o molde no tecido duas vezes, para fazer uma máscara com duas camadas (uma como forro e outra para fora). A recomendação do Ministério da Saúde é de dar preferência a tecidos como o tricoline, o algodão, o cotton, e a tecidos de fronha antimicrobiano.

  3. Costure, a máquina ou à mão, as partes maiores dos tecidos, unindo os dois pedaços e deixando as laterais abertas.

  4. Em uma das laterais, faça uma dobra de aproximadamente meio centímetro para o lado de dentro da máscara e passe com ferro para marcar. Faça outra dobra de cerca de 1,5cm e passe novamente com o ferro. Costure a dobra. Repita a operação no outro lado.

  5. Corte um elástico roliço na medida de 27cm e queime as pontas para que ele não desfie. Passe o elástico por dentro da costura, una as pontas e faça uma costura bem forte. Gire a parte costurada para dentro, para que ela não fique aparente. Repita a operação do outro lado.

  6. Caso não tenha elástico, podem ser costuradas tiras de tecido em comprimento suficiente para que sejam amarradas atrás da cabeça.

  7. Lave a máscara com sabão neutro e passe com ferro bem quente. Se não for usar em seguida ou for distribuí-la, coloque a máscara em um saco plástico, para que ela não pegue pó nem sujeira.

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Corona Vírus

Semana abre com tendência de alta em novos casos

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO

Nesta terça feira (12/4) foram registrados 18 casos positivos, 11 mulheres e 07 homens, com idades entre 02 e 76 anos.

Até o fechamento deste boletim, foram registrados 14 recuperados.
Não foram registrados óbitos.

Não há pessoas internadas com Covid-19 na Santa Casa de Alegrete.
Atualmente são 19.014 casos confirmados e 18.574 recuperados. Há 114 casos ativos no Município.

Até a data de hoje, temos registrados 326 óbitos por Covid-19.

Foram realizados 54.313 testes, sendo 35.299 negativos, 19.014 positivos e há 02 pessoas aguardando resultados de exames. Em observação com síndrome gripal há 72 pessoas.

Continue lendo

Corona Vírus

A pendular média de novos casos positivos esteve pra cima nesta sexta

Nesta sexta-feira (08/4) foram registrados 14 casos positivos, 08 mulheres e 06 homens, com idades entre 16 e 88 anos.
Até o fechamento deste boletim, foi registrado 02 recuperados.
 
Não há pessoas internadas com Covid-19 na Santa Casa de Alegrete na Unidade Clínica.
Atualmente são 18.969 casos confirmados e 18.544 recuperados. Há 99 casos ativos no Município.
Até a data de hoje, temos registrados 326 óbitos por Covid-19.
 
Foram realizados 54.177 testes, sendo 35.208 negativos, 18.969 positivos e há 01 pessoa aguardando resultados de exames. Em observação com síndrome gripal há 62 pessoas.
Continue lendo

Corona Vírus

Idoso não vacinado morre de Covid-19 em Alegrete

Nesta quinta-feira (07/4) foram registrados 12 casos positivos, 08 mulheres e 04 homens, com idades entre 08 meses e 83 anos.

Até o fechamento deste boletim, foi registrado 08 recuperados. Foi registrado o óbito de um homem com 87 anos sem histórico vacinal.

Não há pessoas internadas com Covid-19 na Santa Casa de Alegrete na Unidade Clínica.
Atualmente são 18.955 casos confirmados e 18.542 recuperados. Há 87 casos ativos no Município.

Até a data de hoje, temos registrados 326 óbitos por Covid-19.

Foram realizados 54.163 testes, sendo 35.208 negativos, 18.955 positivos e há 02 pessoas aguardando resultados de exames. Em observação com síndrome gripal há 47 pessoas.

Continue lendo

Popular