Manchete
Plataforma digital vai permitir à pacientes acessarem medicamentos sem sair de casa
A Secretaria da Saúde (SES) lançou nesta quarta-feira (25) uma plataforma digital que permitirá que pacientes do Sistema Único da Saúde (SUS) façam a primeira solicitação de medicamentos sem a necessidade de se deslocar até alguma Farmácia de Medicamentos Especiais. Neste primeiro momento, serão contemplados 75 medicamentos e fórmulas nutricionais para usuários maiores de 18 anos, mas a previsão é de que, nas próximas etapas de implantação deste sistema, pacientes de todas as idades e dos outros medicamentos dispensados pelo Estado ou pelo Ministério da Saúde também possam utilizar o sistema digital para fazer o pedido.
Até hoje, as pessoas que recebiam uma receita médica de algum dos remédios disponibilizados pelo SUS precisavam ir até a Farmácia de Medicamentos Especiais mais próxima para cadastrar todos os documentos e exames. A partir desta plataforma, a pessoa poderá cadastrar os documentos no site. Depois de passar por uma perícia e o pedido ser aceito, as versões originais deverão ser entregues na Farmácia no momento da primeira retirada do medicamento.
Os 75 medicamentos que a partir de agora poderão ser solicitados via digital são para as doenças: asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, diabetes tipo 1, colesterol alto, doença de parkinson, dor crônica, acne grave, síndrome de guillain-barré, incontinência urinária, dietas líquidas e suplementos alimentares, insulina detemir e insulina glardina. Isso irá reduzir a demanda de novos pedidos presencialmente em cerca de 35%, estima o coordenador estadual da Coordenação de Política da Assistência Farmacêutica da SES, Roberto Schneiders, “o que significa que serão 1800 pacientes diferentes por mês que não precisarão se deslocar de sua residência para pedir o medicamento nas Farmácias Especiais”, completa Roberto.
Nem todos medicamentos foram disponibilizados ainda para realização do pedido digital porque alguns deles requerem exames e perícia mais complexos. “Ainda estamos trabalhando em como vai funcionar. Também temos expectativa de que as reavaliações periódicas também possam ser realizadas digitalmente no futuro”, conclui o coordenador.
Manchete
Condenação para acusado de matar por ciúmes em Alegrete
Rafael Echevarria Borba sentencia Pedro Cesar Fonseca a 23 anos de prisão após homicídio durante transmissão de futebol
Pedro Cesar Fonseca foi condenado a 23 anos e 4 meses de prisão por matar um homem a facadas em Alegrete, no dia 19 de novembro. O crime, ocorrido em 8 de outubro de 2023, foi motivado por ciúmes, segundo o Ministério Público.
A vítima foi atacada numa loja de conveniência durante a transmissão de um jogo de futebol. O juiz Rafael Echevarria Borba determinou o cumprimento imediato da pena e manteve Fonseca em prisão preventiva.
A decisão reflete a gravidade do ato e a importância da justiça em casos de violência.
Manchete
Juíz determina remoção de presos de Alegrete devido à superlotação
O Juiz de Direito Rafael Echevarria Borba, da Vara Adjunta de Execuções Criminais da Comarca de Alegrete, determinou, nesta segunda-feira (18/11), que a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) faça as remoções de presos do Presídio Estadual de Alegrete necessárias para o cumprimento do teto de 110 pessoas recolhidas no local.
Em inspeção judicial, realizada nesta segunda-feira (18/11), foi constatada a presença de 147 presos. Segundo o magistrado, o presídio foi projetado para receber 59 pessoas, com limite de 110, que é o número de camas existentes. Durante a enchente, devido à situação de calamidade pública, temporariamente, o teto havia sido relativizado para 140 presos.
“No que diz respeito ao Presídio Estadual de Alegrete, a situação estrutural dele é caótica. Não foram reformadas as celas nem foi feita a reforma da parte elétrica. É urgente, nesse passo, a tomada de medidas drásticas para que sejam obedecidas as decisões judiciais. O calor na fronteira oeste está absurdo, é absolutamente insalubre dentro das celas superlotadas e, não tendo sido reformada a parte elétrica, o risco de incêndio com a utilização de ventiladores é real”, pontua o magistrado.
Manchete
Alegrete em destaque na final do ENART com o Grupo Ibirapuitã
Através do chamamé, o grupo Ibirapuitã visa celebrar a diversidade e riqueza cultural gaúcha em Santa Cruz do Sul
O Grupo Nativista Ibirapuitã garantiu lugar na final do ENART, marcada para este domingo em Santa Cruz do Sul. Destacaram-se com a história do chamamé, ritmo latino influenciado por imigrações europeias.
A preparação envolveu ensaios rigorosos e coreografias de Rafael Machado e Taiara Carus, visando capturar a essência cultural do chamamé.
O ENART reúne grupos de dança tradicional gaúcha, e o Ibirapuitã busca impressionar jurados e público com sua performance. A final promete ser um momento de celebração da cultura gaúcha, com diversidade e riqueza cultural em destaque.
-
Cidade4 anos atrás
Cavalarianos desfilam pelas ruas do Alegrete em homenagem ao 20 de Setembro
-
Polícia4 anos atrás
Racismo em Alegrete. Idosa é gravada xingando com injúria racial
-
Manchete3 anos atrás
Jovem médica alegretense morre em acidente na 290
-
Polícia6 meses atrás
Acidente fatal faz vítima fatal mulher jovem de 28 anos
-
Esportes2 anos atrás
Pauleira em baile viraliza nas redes sociais
-
Polícia1 ano atrás
Advogada é surpreendida por depoimento de Emerson Leonardi
-
Cidade5 anos atrás
Folia e diversão no enterro dos ossos da descida dos blocos 2020
-
Polícia4 anos atrás
Atualizado. Carro com placas de Alegrete é esmagado por Scânia em Eldorado