Contato

Corona Vírus

Roberlaine estende suspensão das aulas da Unipampa por tempo indeterminado

covid

A Reitoria da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) divulgou na tarde desta quinta-feira, 19, o Ofício Circular nº 4/2020, o qual aponta a adoção por tempo indeterminado das medidas de suspensão adotadas a partir do Ofício Circular nº 3/2020. 

O ofício, assinado pelo reitor Roberlaine Ribeiro Jorge, salienta que as atitudes tomadas estão baseadas na possibilidade de evolução do contágio do Coronavírus. Tais atitudes “foram muito bem refletidas, tendo o único objetivo da preservação da saúde da comunidade acadêmica e da população”, afirma o reitor.

O documento reafirma que o Comitê de Monitoramento do Coronavírus, instituído na Universidade, está atuando diuturnamente para avaliar a evolução da doença na região e propor ações. Ainda segundo o ofício, novas medidas poderão ser divulgadas a qualquer momento e o retorno às atividades será anunciado com a devida antecedência e quando oportuno.

O ofício se dirige, ainda, especialmente à comunidade acadêmica em vulnerabilidade econômica. “Sempre buscamos possibilidades de auxílio aos nossos discentes. A decisão foi necessária com medidas que resultarão na liberação das bolsas, para que os alunos possam adquirir a sua alimentação, bem como, o diálogo com os campi para outras medidas”, destaca o reitor. 

 

Confira o Ofício Circular nº 4/2020 na íntegra:

À Comunidade Acadêmica da UNIPAMPA

Assunto: Determinações Reitoria – Coronavírus

 

Prezada comunidade acadêmica,

1. Considerando que a Unipampa, tem monitorado continuamente a propagação da doença causada pelo novo coronavírus (COVID-19), desde que esta foi declarada Emergência de Saúde Pública.

2. Considerando a Declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional pela Organização Mundial da Saúde em 30 de janeiro de 2020, em decorrência da Infecção Humana pelo novo coronavírus (COVID-19);

3. Considerando a Portaria nº 188/GM/MS, de 4 de fevereiro de 2020, que Declara Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN), em decorrência da Infecção Humana pelo novo coronavírus (2019-nCoV):

Considerando o decreto Nº 55.128, de 19 de março de 2020, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul que declara calamidade pública no território do Estado.

Em complemento ao Ofício circular Nº 3/2020/REITORIA/UNIPAMPA:

a) Informa que as medidas divulgadas através do Ofício circular Nº 3/2020/REITORIA/UNIPAMPA permanecem válidas por tempo indeterminado, sendo avaliadas periodicamente e havendo alteração no quadro que por hora se apresenta, divulgaremos com a antecedência necessária;

b) Reitera que todas as atividades acadêmicas (aulas de graduação e pósgraduação, entre outras) e as atividades administrativas presenciais, não essenciais, estão suspensas até que novas determinações sejam divulgadas;

c) Reafirma que o Comitê de Monitoramento do Coronavírus, instituído na Universidade, está atuando diuturnamente para avaliar a evolução da doença em nossa região e propor ações que visem mitigar os efeitos à nossa região;

d) Destaca que novas medidas poderão ser divulgadas a qualquer momento e que o retorno às atividades será divulgado com a devida antecedência e em momento oportuno.

4. Importante salientar, que as atitudes tomadas estão baseadas na possibilidade de evolução do contágio do Coronavírus, e desde então, foram muito bem refletidas tendo o único objetivo da preservação da saúde da comunidade acadêmica e da população.

5. Em especial nos dirigimos a comunidade acadêmica em vulnerabilidade econômica, onde sempre buscamos possibilidades de auxílio aos nossos discentes. A decisão foi necessária com medidas que resultarão na liberação das bolsas, para que os alunos possam adquirir a sua alimentação, bem como, o diálogo com os campi para outras medidas de compras e fornecimento de alimento aos alunos durante o período dessa situação.

Permanecemos a disposição para quaisquer esclarecimentos que mereçam a nossa comunicação.

Atenciosamente,

ROBERLAINE RIBEIRO JORGE

Reitor

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Corona Vírus

Unipampa divulga como ajudou com testagens durante a pandemia

 

Universidade Federal do Pampa (Unipampa) participou, na quarta-feira, 30 de setembro, do debate on-line intitulado “Universidades Federais do Rio Grande do Sul nos Testes da Covid-19: Atuação conjunta com municípios”. O evento foi promovido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) – Regional Rio Grande do Sul.

O debate foi realizado entre os professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Eduardo Furtado Flores; da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Fábio Lopes; da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Ilma Brum; da Unipampa, Jeferson Franco; e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Tiago Collares. A mediação ficou por conta da professora da UFRGS e secretária Regional da SBPC, Angela Wyse.

Os pesquisadores apresentaram os trabalhos desenvolvidos nas universidades federais em relação aos testes RT-PCR, que são considerados como o padrão de referência, na identificação do vírus e confirmação da Covid-19. Na Unipampa, em São Gabriel, já foram realizados mais de 10 mil testes para a doença, detectando 1800 casos positivos. São 14 municípios atendidos pelo laboratório local.

O professor Jeferson Franco afirma que, inicialmente, o laboratório realizava uma média de 50 análises por dia. Atualmente, o número chega a 300 testes diários. “Nosso compromisso principal com os municípios é a agilidade”, afirma Franco. Segundo o docente, as amostras que chegam até às 9h conseguem o resultado no mesmo dia em, no máximo, oito horas. “Geralmente, o teste leva de quatro a seis horas. Essa agilidade é importante para a tomada de decisão dos municípios, para a adoção de medidas de prevenção e início do tratamento, quando positivado”, explica. Para Franco, a agilidade dessa prestação de serviço diminui os riscos de contágio e o número de pessoas atingidas.

Continue lendo

Corona Vírus

Quarta-feira fora da curva. 13 casos novos

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO

Depois de um mês com casos positivos diários em queda, nesta quarta-feira, 30, foram registrados 13 casos positivos de Covid-19 e 4 pacientes recuperados.

Os positivos são 11 homens e 2 mulheres, com idades entre 14 e 80 anos, 10 estão em isolamento domiciliar e 01 hospitalizado. Dois pacientes receberam alta hospitalar e passaram para o isolamento domiciliar.

São 617 casos confirmados, com 548 recuperados, 54 ativos (52 em isolamento domiciliar e 2 hospitalizados) e 15 óbitos.

Foram 6.551 testes realizados, sendo 5.930 negativos, 617 positivos e 4 aguardando resultado. Em observação com síndrome gripal são 188 pessoas.

Continue lendo

Corona Vírus

Quatro pacientes recuperados de Covid-19 e 4 casos positivos

Nesta segunda-feira, 28, foram registrados de Covid-19 e 4 pacientes recuperados. Os positivos são 2 homens e 2 mulheres, com idades entre 35 e 61 anos, todos em isolamento domiciliar.

São 597 casos confirmados, com 529 recuperados, 53 ativos (todos em isolamento domiciliar) e 15 óbitos.

Foram 6.430 testes realizados, sendo 5.828 negativos, 597 positivos e 5 aguardando resultado. Em observação com síndrome gripal são 207 pessoas.

Continue lendo

Ler edição online

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular