Contato

Educação

Vereadores em POA para garantir manutenção da EJA no Tancredo Neves


Gabinete do líder do governo acompanhou a reunião na Secretaria de Educação, que definiu o calendário para a reformulação da modalidade de Educação de Jovens e Adultos_

Reformular, construir e criar um novo modelo pedagógico para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Escola Estadual de Ensino Médio Tancredo de Almeida Neves, em Alegrete. Unir esforços do poder público, escola e comunidade, através de um canal permanente com a Secretaria Estadual de Educação, para a concepção de um novo projeto que deverá incluir o ensino profissionalizante nas turmas da EJA.

Essas foram as principais definições acertadas na reunião com a Secretária Adjunta de Educação, Ivana Flores; o diretor da escola Assis Ribas de Quadros; a vice diretora Claudia Regina Cardona; os vereadores Miriam Suhre, Rudinei Pinto e Moisés Fontoura, também presidente da Câmara, e o gabinete do *Deputado Frederico Antunes, líder do governo na Assembleia Legislativa, que esteve representado pela sua assessoria. O encontro foi realizado nesta quarta-feira (12), na sede da SEDUC, em Porto Alegre.

Após a análise dos números do último semestre de 2019, que retratam o desempenho dos alunos matriculados nesta modalidade de ensino, a Secretária Ivana salientou a necessidade de revisão da prática pedagógica, com o intuito de reduzir os índices de reprovação e abandono, e assim, melhorar a performance dos alunos.

Ela colocou a Secretaria totalmente à disposição da comunidade escolar, para produzir um novo modelo da EJA que deverá incluir também cursos profissionalizantes, além do ensino médio. Isso irá gerar uma perspectiva concreta de inserção rápida no mercado de trabalho e tornar o processo de aprendizagem mais atrativo.

Ela também designou a professora Salete Albuquerque, como coordenadora do projeto e contato direto entre a escola de Alegrete e a secretaria estadual. Há ainda a possibilidade da contratação de novos professores, conforme a necessidade e a demanda.

Enquanto o novo modelo da _Educação de Jovens e Adultos_ estiver sendo elaborado neste semestre, a Escola Tancredo Neves manterá a EJA, sob uma nova configuração de turmas, a ser definida nos próximos dias. A instituição de ensino atende as comunidades de dez bairros do município e no ano passado recebeu 183 alunos no primeiro semestre e 79 no segundo.

A EJA é uma modalidade de ensino criada pelo Governo Federal que perpassa todos os níveis da educação básica, do Fundamental ao Médio. É destinada aos jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à escola convencional na idade apropriada e tem como principal objetivo, democratizar o ensino da rede pública no Brasil. Anteriormente, a EJA era conhecida como supletivo.

Publicidade
Comentários

Educação

Escola Marquês de Alegrete vence Mostra Científica com projeto sobre energia solar

Alunos dos Anos Iniciais conquistam 1º lugar em Uruguaiana com estudo focado em sustentabilidade

Em 7 de novembro, a Escola Marquês de Alegrete ganhou destaque ao conquistar o 1º lugar na Etapa Regional da Mostra Científica das Escolas Públicas Estaduais, em Uruguaiana. O projeto vencedor, “Conhecendo a Energia Solar: Aprendendo sobre sustentabilidade desde cedo”, foi desenvolvido por alunos dos Anos Iniciais, sob a orientação das professoras Clarisse Nunes e Márcia Valério. Felipe Ribeiro, Diogo Santos e Renata Pereira apresentaram uma maquete e explicaram a importância da energia solar como alternativa sustentável.

O projeto visa ensinar o conceito de energia solar aos alunos, ressaltando sua importância para o uso responsável da energia e a preservação do meio ambiente. As professoras Clarisse Nunes e Márcia Valério destacaram a necessidade de conscientizar as crianças sobre sustentabilidade e o uso consciente dos recursos naturais, considerando o aumento da população e a demanda por esses recursos. A energia solar é apresentada como uma solução vital nesse cenário.

A iniciativa busca preparar as futuras gerações para enfrentar desafios ecológicos, promovendo o conhecimento sobre tecnologias sustentáveis e a conservação ambiental. Aprender sobre energia solar desde cedo é visto como essencial para formar indivíduos conscientes e agentes de mudança para um desenvolvimento equilibrado com a natureza.

O evento, que ocorreu em Uruguaiana, reuniu projetos de várias escolas públicas estaduais da região. O trabalho da Escola Marquês de Alegrete se destacou, mostrando o empenho e a dedicação dos alunos e professores envolvidos.

Continue lendo

Educação

Escola de Alegrete brilha em mostra científica em Uruguaiana

Ecobag, Cubo Mágico e Bombas de Semente destacam-se por suas contribuições à educação e ecologia

Recentemente, Uruguaiana foi palco de uma Mostra Científica, promovida pela 10ª Coordenadoria Regional de Educação. O evento, que reuniu estudantes, professores e membros da comunidade, teve como foco a disseminação de conhecimentos em ciência, tecnologia e sustentabilidade.

Dentre os diversos projetos apresentados pela Escola Dr. Romário Araújo de Oliveira, três se destacaram por suas propostas voltadas à solução de problemas ambientais e sociais: Ecobag, Cubo Mágico e Bombas de Semente.

O projeto Ecobag, intitulado “Mais que uma ideia, uma atitude”, é uma iniciativa das professoras Catiusia Carvalho e Mariana dos Santos, juntamente com os alunos Benjamin Ramos, Isabelli Oliveira e Yasmin Palau. O objetivo é diminuir o uso de sacolas plásticas, incentivando o uso de alternativas ecológicas.

A proposta visa promover um consumo mais consciente e sustentável, reduzindo assim o impacto negativo no meio ambiente.

Por outro lado, o projeto Cubo Mágico, liderado pelo professor Giliardi Dorneles e pelos alunos Victória Alves, Lauane Lee e Manuella Dornelles, utiliza o conhecido quebra-cabeça como uma ferramenta educacional.

O foco é no desenvolvimento cognitivo e motor de crianças e jovens, através da integração de conceitos matemáticos e lógicos, além de estimular habilidades como concentração, raciocínio espacial e resolução de problemas.

Já as Bombas de Semente, sob orientação da professora Luciane Palau e com a colaboração das alunas Fernanda Linck, Manuela Cruz e Nadine Teixeira, propõem uma técnica inovadora para o reflorestamento e recuperação de áreas degradadas.

Compostas por argila, terra e sementes, essas “bombas” permitem um plantio rápido e eficaz, contribuindo significativamente para a revitalização ambiental.

 

Continue lendo

Educação

Alunos promovem conscientização ambiental com jogos recicláveis

Estudantes da EMEB Saint Pastous criam atividades educativas usando materiais reutilizados para ensinar sobre sustentabilidade

Alunos da EMEB Saint Pastous, na Zona Leste, realizaram uma atividade de conscientização sobre reciclagem e cuidado ambiental em 08 de novembro de 2024. Estudantes dos 8º e 9º anos do ensino fundamental desenvolveram jogos educativos com materiais recicláveis para os alunos dos anos iniciais.

A professora de educação física Márcia Viana coordenou o projeto, visando promover aprendizado lúdico e enfatizar a importância da sustentabilidade.

Os jogos, criados a partir de garrafas PET, caixas de papelão e tampas plásticas, incluíram atividades como jogo da memória, pebolim e basquete. Essas atividades não só proporcionaram diversão, mas também educaram sobre práticas sustentáveis.

Márcia Viana destacou a ação como uma oportunidade de aprendizado diferenciado, reforçando a colaboração e os valores de sustentabilidade entre os estudantes de diferentes faixas etárias. “A iniciativa uniu conscientização ambiental e integração entre as turmas”, afirmou.

Através dessa experiência, os alunos mais velhos demonstraram como reutilizar materiais descartáveis em recursos pedagógicos, incentivando reflexões sobre consumo e descarte responsáveis.

O projeto exemplifica a integração da educação ambiental ao currículo escolar de forma interativa, aumentando a conscientização sobre questões ambientais.

 

Continue lendo

Popular