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Educação

Dia 31 abrem inscrições para alunos que precisam de apoio financeiro da Unipampa

Começam em 31 de janeiro as inscrições ao Programa de Apoio ao Ingressante 2020 da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). O Edital nº 13/2020 é destinado a apoiar os estudantes que se mudarão de seu município de origem para fazer a graduação na Unipampa. O objetivo é oferecer condições de acesso e permanência ao discente no curso de graduação presencial e em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Para concorrer o estudante deve:

  • ser ingressante em 2020, comprovando ser este o seu primeiro vínculo com esta Universidade;
  • estar matriculado em, no mínimo, 20 créditos semanais no primeiro semestre letivo de 2020;
  • ser ingressante com renda inferior a 1,5 salários mínimos por pessoa da família;
  • não residir e não possuir pais ou responsáveis que residam, até a data da matrícula, na sede do município onde se situa o campus da Unipampa o qual esteja vinculado.

Os valores para suprir as despesas iniciais de moradia e alimentação, até o resultado final do processo seletivo do Plano de Permanência, variam de R$ 80,00 a R$ 410,00, conforme os critérios do Edital.

Para se inscrever, o interessado deve preencher formulário específico disponível no Sistema de Gestão Unificada de Recursos Institucionais (Guri). Preenchido o formulário, os discentes ingressantes em 2020 por ações afirmavas nas modalidades com recorte de renda (L1, L2, L9, L10) devem comparecer no Núcleo de Desenvolvimento Educacional (Nude) de seu respectivo campus para entrevista previamente agendada para aferição do índice socioeconômico. Os demais ingressantes devem entregar a documentação exigida para comprovação da situação socioeconômica, de acordo com o Anexo 1 do Edital, no Nude de seu respectivo campus, em envelope identificado com o nome do discente e a matrícula.

Os interessados devem conferir todos os detalhes para efetivar sua inscrição no Edital nº 13/2020 e ficar atentos ao cronograma:

  • Publicação do Edital: 22/1/2020
  • Inscrições e entrega das documentações: 31/1/2020 a 20/3/2020
  • Processo Seletivo: até 30/3/2020.
  • Divulgação dos Resultados Preliminares: 2/4/2020
  • Recebimento de pedidos de recurso: 3/4/2020, até as 23h59min
  • Divulgação Final dos Resultados: até 9/4/2020
O Edital nº 13/2020 está disponível no portal da Unipampa: www.unipampa.edu.br.
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Educação

Josie Pillar recebe mérito legislativo

Uma noite de reconhecimento e inclusão.

Ao conferir o Mérito Legislativo à professora Josie dos Santos Pillar, a Câmara deu ao trabalho da educadora e ativista na luta pelos direitos das pessoas com deficiência, ainda maior relevância ao trabalho da educadora.

A iniciativa partiu da vereadora Fátima Marchezan, com apoio do conjunto de vereadores.

Acompanhada do companheiro de vida, José Rubens Rosa Pillar, Josie fez um consistente pronunciamento, dividindo com suas equipes as conquistas que vem acumulando e os aplausos que a comunidade dirige ao seu trabalho.

Na plateia, a comunidade surda em peso. Também representantes do extraordinário projeto Esporte para Todos, que leva a sua marca.

O presidente Luciano Belmonte conduziu a sessão, que contou com a presença dos vereadores Bispo Ênio, João Monteiro, João Leivas, além da vereadora proponente, Fátima Marchezan.

O vice-prefeito Jesse Trindade representou o Executivo.

Currículo

Graduada em Educação Física pela Universidade Luterana do Brasil (2008), Especialista em docência, Tradução e Interpretação em LIBRAS- Língua Brasileira de Sinais.

Já atuou como:

– Professora de Educação Física na APAE Alegrete

– Técnica especializada em Tradução/ interpretação de Libras- Língua Brasileira de Sinais na UNIPAMPA/ Bagé

– docente de Libras nos cursos de Licenciatura e em algumas disciplinas do curso de Educação Física na Universidade da Região da Campanha- URCAMP.

– Tutora do curso de Letras/Libras na UNIASSELVI (2018- 2019)

– professora de Libras e Didática da Educação Física no Curso Normal no Instituto Educacional Osvaldo Aranha.

– Intérprete na Escola Eduardo Vargas

– ATUALMENTE:

– Intérprete de Libras da FENEIS- Federação Nacional de educação e integração dos surdos, convênio UERGS

– Intérprete de Libras da Secretaria de Saúde do município de Alegrete

– Tradutora e Intérprete na Empresa Pessoalize- SC

– Proprietária da Empresa INCLUSIVE Alegrete- Empresa de formação, tradução e interpretação em Libras, assessoria e consultoria na área de inclusão e acessibilidade

– Diretora do Departamento de Ação e Promoção da Inclusão Social da AABB- Associação Atlética do Banco do Brasil

– Junto com a comunidade Surda local foi em busca para que tivesse acessibilidade comunicacional na Câmara de Vereadores no qual atuou por 1 ano

Realiza Interpretações em Libras em contextos educacionais, culturais, jurídicos, saúde, entre outros.

Foi uma das fundadoras da associação “Esporte para Todos”, que trabalha esportes para Pessoas com Deficiência, no qual ainda é atuante.

Tem experiência na área de Docência, Tradução e Interpretação de Libras e Educação Física com ênfase em Educação Física para Pessoas com Deficiência.

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Educação

Victorino propõe parceria com iniciativa privada para implementar escolas cívico-militares

Em reunião com a Secretária da Educação do Rio Grande do Sul, Raquel Teixeira nesta terça-feira,18, o deputado Gustavo Victorino apresentou sua proposta de implementação de parceria entre iniciativa privada e prefeituras para financiar os custos adicionais das escolas cívico-militares no estado.

Conforme o parlamentar, a medida garante o fornecimento de uniformes aos alunos e auxílio financeiro para os militares no ensino do civismo e da segurança, sem onerar os cofres públicos: “Enquanto muitas escolas apresentam evasão escolar, algumas escolas cívico-militares têm filas de espera de mais de dez alunos por vaga, são pais que desejam, além do ensino pedagógico convencional, que os filhos tenham o conhecimento de leis, de regras de trânsito e de comportamento social, levados aos estudantes pelos militares”, argumenta.

Na oportunidade Victorino entregou à secretária as demandas de diversas prefeituras que têm interesse em implementar escolas cívico-militares em suas regiões.

A secretária Raquel Teixeira informou que mais de 80% de crianças e jovens do Rio Grande do Sul estão em escolas públicas e que levará a proposta ao Governador Eduardo Leite.

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Educação

Garantidas as escolas Cívico-militares no RS

O líder do governo, deputado estadual Frederico Antunes participou na tarde desta sexta-feira (14/07), de reunião com o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos e com o deputado federal Ten. Cel. Zucco. Na oportunidade Frederico e Lemos informamos ao deputado Zucco, que o governador Eduardo Leite vai manter no Rio Grande do Sul, o programa das escolas cívico-militares nas 18 instituições de ensino administradas pelo Estado.

 

 

A diferença do modelo estadual para o federal, é que em vez de usar reservistas das Forças Armadas como monitores, o RS contrata brigadianos aposentados. A avaliação das comunidades que contam com as 18 escolas cívico-militares da esfera estadual é altamente positiva.

 

Criado em 2019, o programa de escolas cívico-militares permitia a transformação de escolas públicas para o modelo cívico-militar com formato que unia educadores civis e militares.

 

Os civis, professores concursados da rede estadual, ficavam responsáveis pela parte pedagógica, enquanto a gestão administrativa e comportamental, que aplicava disciplina aos alunos, passava para os militares.

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