Contato

Cidade

Turismo e’ pauta dos municipios e Alegrete corre atras

A Federação das Associações de Municípios do RS – Famurs e o Conselho dos Dirigentes Municipais de Turismo (Codetur), realizaram um encontro na última sexta-feira (30), na Casa da Famurs na Expointer, para traçar ações de desenvolvimento de turismo nos municípios.

O assessor de Turismo da Famurs e da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Mario Ribas Nascimento, abriu os trabalhos da reunião que recebeu prefeitos, gestores de turismo do estado e municípios e entidades do setor, o coordenador-geral da Famurs, José Scorsatto, falou representando o presidente da entidade Dudu Freire, onde pontuou a importância do protagonismo da Federação nas lutas pelas principais demandas dos municípios. “Temos que criar dinâmicas de desenvolvimento por meio da Federação e dos conselhos. A Famurs está à disposição para dar suporte nas questões técnicas e políticas”, disse o dirigente.

O presidente da Confederação Nacional dos Municípios – CNM, Glademir Aroldi, informou que a Confederação Nacional do Município, lançou o Projeto CNM Qualifica, onde são realizados seminários de capacitação para servidores e funcionários com vários temas de interesse das administrações municipais e oferecidos diversos cursos, os quais poderão ser realizados em qualquer estado do Brasil, com o apoio das Entidades Estaduais de Municípios.

O diretor do Departamento de Turismo do RS, Marcelo Borella, informou os projetos para os próximos anos, entre eles o retorno do Salão Gaúcho, em 2020, que é a maior Feira de Turismo do Estado, além do novo projeto de Marketing para o Rio Grande do Sul como destino turístico que irá comportar novo site, vídeos institucionais e material gráfico de todas as regiões turísticas do estado e terá como tema “Viajando pelo Rio Grande”. Também informou aos dirigentes presentes a parceria entre Governo do Estado e Instituto Inovação para a realização do um Fórum de 2 dias para capacitação em Turismo, para dirigentes e agente de turismo.

Representando o Município de Alegrete, nesta reunião, o diretor de Inovação e Tecnologia, Alex de Souza, destaca que “o turismo é um importante agente transformador de economias e sociedades, promove inclusão social, gera emprego e renda, e precisamos fomentar as discussões sobre o turismo, e para isso é necessária a parceria dos setores público e privado. Assim podemos discutir as prioridades e consequentemente planejar e executar projetos para o desenvolvimento do setor”.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jesse Trindade dos Santos, “Alegrete tem um dos maiores potenciais turísticos do estado, é um município rico em cultura, história e belezas naturais, cabe a poder público criar ferramentas para fomentar a economia com essa riqueza natural, isso gera renda, gera novas vagas de emprego, novas empresas do ramo turístico, hoteleiro e da alimentação, e essa a função principal da Secretaria, desenvolver a cidade economicamente”.

DPCom PMA  

Publicidade
Comentários

Cidade

Alegrete está entre os locais de risco de exploração sexual de criancas e adolescentes no RS

Pesquisa Mapear, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), estudou 655 pontos em 120 municípios do Rio Grande do Sul para identificar locais vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes no Estado.

Os dados são relativos ao biênio 2023 e 2024 e estão incluídos no portal da ferramenta SmartLab de monitoramento, projeto conjunto entre o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Desses pontos, foi constatada exploração sexual de crianças e adolescentes em 12 deles.

O número de locais considerados vulneráveis no período 2023/2024 diminuiu em relação ao biênio anterior, no qual foram mapeados 967 pontos em todo o Estado. O levantamento considera “pontos vulneráveis” aqueles que apresentam características passíveis de aumentar o risco de ocorrências, como ausência de atuação do Conselho Tutelar ou a existência de pontos de prostituição, de consumo de drogas e bebidas alcoólicas.

Pontos de parada em rodovias, como hotéis, motéis, postos de abastecimento também fazem parte do levantamento. Neste domingo (18), é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

No Rio Grande do Sul, a cidade com mais pontos de risco em números absolutos é Uruguaiana, com 38 pontos identificados. Entre as regiões abrangidas pelas unidades do MPT no Interior, outros municípios abarcados pela Procuradoria do Trabalho no Município de Uruguaiana, como Santana do Livramento (25) e Alegrete (21), também se incluem entre as vinte cidades com mais pontos de risco identificados.

A região Norte do Rio Grande do Sul, atendida em sua maior parte pela unidade do MPT em Passo Fundo, é a que apresenta mais cidades entre as vinte com mais pontos críticos verificados: Sarandi (22), Erechim (17), Carazinho (12), Frederico Westphalen (11) e Passo Fundo (11).

Segundo levantamento divulgado este ano pela entidade Safernet no Dia da Internet Segura, em 11 de fevereiro, as denúncias sobre imagens de abuso e exploração sexual infantil na internet registraram uma queda em 2024 em comparação com 2023, ano que a ONG recebeu número recorde de queixas. A ONG recebeu 52 mil denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes, o que representou 26% a menos que em 2023.

Ranking de cidades gaúchas com mais pontos de risco de exploração sexual

1º) Uruguaiana: 38;
2º) Santa Maria: 26;
3º) Sant’Ana do Livramento: 25;
4º) Sarandi: 22;
5º) Lagoa Vermelha: 22;
6º) Alegrete: 21;
7º) São Leopoldo: 17;
8º) Erechim: 17;
9º) Rosário do Sul: 16;
10) Eldorado do Sul: 15;
11º) Cachoeira do Sul: 14;
12º) Rio Pardo: 12;
13º) Carazinho: 12;
14º) São Gabriel: 12;
15º) Frederico Westphalen: 11;
16º) Pantano Grande: 11;
17º) Passo Fundo: 11;
18º) Tapes: 11;
19º) São Sepé: 11;
20º) Camaquã: 10.

 

Continue lendo

Cidade

Prefeitura faz drenagem inédita na avenida Alexandre Lisboa

A Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria de Infraestrutura, está implementando uma ação de drenagem urbana que visa combater os problemas de alagamento na cidade.

Com o objetivo de retirar a água acumulada das vias e direcioná-la para a galeria fluvial, a iniciativa promete trazer mais segurança e um trânsito mais fluido para todos os cidadãos. Inicialmente, as equipes trabalharam na avenida Alexandre Lisboa.

Esta ação é inédita na cidade tem planejamento cuidadoso. O objetivo segundo a Prefeitura, é garantir que as vias permaneçam seguras e acessíveis, especialmente em períodos de chuvas intensas.

Com essa intervenção, a Prefeitura busca não apenas minimizar os alagamentos, mas também proporcionar um ambiente urbano mais seguro e confortável para motoristas e pedestres.

A Secretaria de Infraestrutura reafirma seu compromisso com a melhoria da qualidade de vida dos alegretenses, investindo em projetos que promovam o desenvolvimento sustentável da cidade.

 

Continue lendo

Cidade

Heilli explica na Câmara o plantão 24h para a Zona Lste

A Secretária de Saúde iniciou falando dos avanços e dificuldades à frente da pasta. Sobre o projeto, esclareceu que ainda está vigente o Plano Municipal de Saúde 2022, que termina agora final de 2025.
 
Informou que este não contempla a estratégia na saúde na Zona Leste, e que na Conferência Municipal de Saúde pautará o Plano Municipal para os próximos 4 anos.
 
O evento ocorre dentro de algumas semanas, e segundo a Secretária, será neste a construção e aprofundamento do que a comunidade necessita na unidade. Afirmou que o atendimento 24 horas desafoga o sistema de saúde, mas precisa ser resolutivo.
 
“Vamos construir a saúde que nós queremos para Alegrete e buscar estratégias para atender a todos”, completou a Secretária Heilli.

Nas manifestações, os vereadores pediram para repensar a espera até a Conferência, e que seja feito um planejamento estratégico com um estudo completo, apontando o que precisa de recursos humanos, infraestrutura, orçamento mensal e equipamentos.

Continue lendo

Popular