Contato

Cidade

‘Mostra Diálogos’ divulga os trabalhos inscritos para apresentação no Seminário Latino Americano

A Mostra Diálogos, promovida pela, Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, é o espaço para compartilhamento das experiências e pesquisas desenvolvidas pela comunidade escolar, selecionou os trabalhos que serão apresentados por ocasião do 20º Seminário Latino Americano de Educação, a ser realizado nos dias 25 e 26 de julho.

Cada escola participou com um trabalho que pode ser inédito ou já desenvolvido nos eixos temáticos definidos: eixo 1: currículo escolar, através de aprendizagem e acompanhamento pedagógico; eixo 2: métodos e processos de formação do profissional docente; eixo 3: gestão do trabalho pedagógico e administrativo; eixo 4: processos inclusivos, aprendizagem significativa e práticas de institucionalidade de inclusão; eixo 5: educação e cidadania, transversalidade e inclusão social.

A Mostra Diálogos promove socialização das práticas escolares, de pesquisa e extensão no campo da dinâmica curricular, através de relatos das experiências vividas.

Os trabalhos selecionados este ano foram:

Eixo 1:

Projeto Lendo o Mundo, Escrevendo a Vida, de Ana Lúcia Silva Vargas, EEEM Doutor Romário Araújo de Oliveira – CIEP;

Projeto “Era Uma Vez”, de Ana Lúcia Silva Vargas, da EMEB Princesa Isabel.

Construção da Identitária das Crianças – Integrantes: Érica da Costa Naisinger, Ester Luciana Jaques Bandeira, Rita de Cássia Escobar, Rodrigo Dalosto Smolareck.

Eixo 3:

Projeto “Cursinho Quero-Quero” – Autora: Deise Monteiro Bianchi.
Co-Autores: Marcia Dornelles, Giciéli Hohemberger Barúa, Cláudia Reston, Giovane Rampelotto Cambrussi, Jusséli Zacarias e Simar Wadi. Centro Profissionalizante Nehyta Ramos.

Eixo 4:

Projeto “Mãos que Acolhem e Incluem”. Autora: Fabiana Fagundes Pedroso. Co-Autoras: Nair Eldereti Machado, Alessandra Lopes de Miranda. EMEB Lions Clube.

Eixo 5:

A Importância de Trabalhar as Múltiplas Linguagens e a Autonomia da Criança na Educação Infantil
Almira Beatriz Souza Vieira; Carla Eloina Campelli Martins; Luciele Paré
Prof. Me. Rodrigo Dalosto Smolareck
Centro Universitário Leonardo da Vinci/Uniasselvi

Projeto Não Violência EMEB Luiza de Freitas Valle Aranha

O Processo Eleitoral na Escola: Relato de Uma Experiência de Prática Cidadã e de Conscientização Política
Paula Vanessa Paz Ribeiro; Luciara Beatriz Seefeldy de Césaro; Vanessa Coelho Mello; Márcia da Silva Viana; Werner Zacarias Lopes
EMEB Antônilo Saint Pastous de Freitas.

DPCom PMA
Alair Almeida

Publicidade
Comentários

Cidade

FREDERICO ANTUNES DESTINA EMENDA PARLAMENTAR A APAE ALEGRETE

Trata-se de uma Instituição beneficente de apoio, prevenção e promoção de bem estar às Pessoas com Deficiência e do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 

Na quarta-feira (2/4), Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a SJCDH firmou um termo de colaboração destinando recursos de emenda parlamentar, do Deputado Estadual Frederico Antunes, para a APAE Alegrete/RS. 

No total, foram direcionados R$ 75 mil para a Associação. Os recursos serão aplicados na contratação de serviços e multiprofissionais, como neuropsicopedagoga, psicólogo, assistente social, entre outros. A entidade atende em média 426 pessoas.

“É o nosso reconhecimento ao trabalho de excelência que é realizado pela nossa APAE Alegrete, que é uma referência regional”, destacou Frederico.

As Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais são instituições que prestam serviços educacionais e de apoio às pessoas com deficiência intelectual ou múltipla. No total, existem 206 APAEs no Rio Grande do Sul.

O secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabrício Peruchin; o Deputado Estadual, Frederico Antunes e a diretora-administrativa da Federação das APAEs do Rio Grande do Sul (FEAPAES), Lúcia Centena, participaram do ato de assinatura no Centro Administrativo do Estado (CAFF).

📸 Cristiano Guerra

Continue lendo

Cidade

Obra particular rompe rede e cinco bairros estão sem água.

Obra particular rompe rede de água, e abastecimento em cinco bairros deve retornar durante a madrugada

Uma obra particular rompeu uma rede de água na Rua Olegário Vitor Antônio José de Vargas, em Alegrete, na noite desta quarta-feira, 26, e o abastecimento foi interrompido na região da Coxilha e nos bairros Fronteira Oeste, Maria do Carmo, Novo Lar e Vila Inês.

A Corsan está realizando o reparos, com previsão de que o retorno do fornecimento de água ocorra durante a madrugada desta quinta-feira, 27, de forma gradual.

Para mais informações, podem ser usados os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), WhatsApp (51) 99704-6644 e ligações gratuitas pelo 0800.646.6444.

A Corsan está permanentemente disponível nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.

Continue lendo

Cidade

MP consegue condenar a 30 anos autor de feminicídio em Alegrete

Após denúncia do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), o Tribunal do Júri em Alegrete condenou nesta terça-feira, 25 de março, a 30 anos de reclusão, homem que agrediu sua companheira até a morte no ano de 2023.

Na madrugada do dia 20 de novembro, após uma discussão com a companheira, o denunciado a espancou com diversos golpes pela cabeça e pelo corpo, fugindo logo após e deixando a vítima inconsciente e agonizando por horas, até ser encontrada por uma vizinha e socorrida pelo SAMU.

A mulher foi encaminhada ao hospital, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos, indo a óbito no dia seguinte.

O crime foi praticado por meio cruel, uma vez que o denunciado agiu com brutalidade desmedida ao espancar a vítima na região da cabeça, o que acarretou fratura do crânio e hemorragia cerebral, causando-lhe sofrimento desnecessário, e por razões da condição de sexo feminino (feminicídio).

“Os jurados foram chamados à responsabilidade de encerrar esse ciclo de violência em que a vítima se encontrava, garantindo a punição do responsável, e, ao acolher integralmente o pedido do Ministério Público, indicaram que a sociedade não tem mais nenhuma tolerância com a violência contra as mulheres”, destacou a promotora de Justiça Maura Lelis Guimarães Goulart, que atuou em plenário.

O juiz determinou a imediata execução da pena do condenado, que respondeu preso a todo o processo, e fixou indenização mínima de 30 salários mínimos em favor dos familiares da vítima, a título de reparação pelos danos morais provocados pelo crime.

Continue lendo

Popular