Cidade
Instalações da Agroindústria de Produtos de Origem Vegetal estão 70% concluídas
Na região da Encruzilhada, antigas instalações da Escola João Ovídio Acosta, estão sendo realizadas as obras de infraestrutura para funcionamento de agroindústria de beneficiamento de produtos de origem vegetal. Parte do prédio está recebendo alterações em sua estrutura para a implantação do equipamento que vai operar a agroindústria. Os trabalhos estão sendo realizados pela Pórtico Engenharia compreendendo a área de acesso e recebimento de produtos. Participam a Prefeitura e EMATER, com recursos do Badesul, na ordem de R$ 58.550,19, através do Programa Estadual de Agricultura Familiar.
O prefeito Márcio Amaral, secretário de Agricultura e Pecuária Daniel Gindri e o vereador Rudi Pinto, acompanhado de seu assessor parlamentar Júlio Rocha estiveram, na manhã desta quarta-feira, na antiga escola e constataram o ritmo da obra que está 75% completada. Conforme o secretário Daniel Gindri, a agroindústria vai beneficiar a produção de origem vegetal podendo ampliar sua atuação envasando mel e produzindo doce de leite. Há a possibilidade, inclusive de beneficiar a polpa de tomate.
O prefeito Márcio Amaral destacou a importância do projeto e defendeu a ideia de otimizar esses espaços que não podem ficar parados, mas implantando projetos como esse de geração de renda para os produtores. Há uma tendência de crescimento econômico da cidade para aquela região, observou o prefeito.
O vereador Rudi Pinto, que foi aluno da antiga Escola João Ovídio Acosta, nos anos 80, acompanhou a visita ao local e relatou sobre a ideia de um projeto que está sendo formatado para implantação de uma incubadora solidária e social, em parceria com o Instituto Federal Farroupilha, que vai dar um impulso à agroindústria.
A agroindústria será operacionalizada através da Associação de Pequenos Produtores Hortifrutigranjeiros de Alegrete (APPHA), que recentemente recebeu da Secretaria de Agricultura e Pecuária equipamentos para preparo da terra e plantio, destacando-se um trator, reboque, grade e plantadeiras.
DPCom PMA
Alair Almeida
Cidade
Corsan anuncia ampliação da rede de esgoto em Alegrete
Alegrete receberá novas obras de ampliação da rede de esgoto entre os dias 23 e 27 de fevereiro. A iniciativa faz parte dos investimentos da Corsan para atender às metas do Marco Legal do Saneamento, que prevê a universalização do acesso à água potável e ao tratamento de esgoto até 2033.
As intervenções ocorrerão em dois bairros da cidade. No Capão do Angico, os trabalhos serão realizados na Rua Carvalho, Avenida Espinilho e Avenida Ibicuí. Já no bairro Vera Cruz, as obras acontecem nas ruas Colômbia e Maximino Grilo. As ações incluem a implantação de novas redes coletoras e a recomposição do pavimento.
Durante o período, os locais estarão devidamente sinalizados. Equipes de Responsabilidade Social da Corsan acompanharão os trabalhos para orientar os moradores sobre o funcionamento da rede e os próximos passos após a instalação.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 9676-8548 ou pelos canais oficiais da Companhia: aplicativo Corsan, Agência Virtual (cliente.corsan.com.br), WhatsApp e telefone 0800 646 6444.
Cidade
Corsan realiza obra de emergência no centro de Alegrete
A Corsan realiza uma intervenção emergencial, nesta quinta-feira, 5, para desobstruir a rede de esgoto na rua Barão do Cerro Largo, visando interromper o extravasamento de esgoto presente na via e normalizar o sistema o mais breve possível.
Com o auxílio de um caminhão hidrojato, as equipes buscam remover o material asfáltico que ingressou na tubulação. O trânsito estará bloqueado no trecho entre a Doutor Quintana e a General Sampaio.
A situação foi decorrente de danos causados à estrutura da tubulação durante os serviços de repavimentação executados pela prefeitura, que acabaram obstruindo a rede e cobrindo os acessos ao coletor de esgoto da região.
Ao longo da avenida, o asfalto também foi aplicado sobre outros pontos de visita, cobrindo registros da rede de água que garantem o abastecimento da região central e da Avenida Eurípides Brasil Milano, o que pode acarretar oscilações no abastecimento de água e a necessidade de futuras intervenções operacionais.
Caso a limpeza por hidrojateamento não seja suficiente, a Companhia já programou uma nova intervenção com abertura da via para esta sexta-feira, 6.
Para outras informações, podem ser usados os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site cliente.corsan.com.br, WhatsApp (51) 99704-6644 e ligações gratuitas pelo 0800.646.6444.
Cidade
Verão com “cara” de inverno em Alegrete nesta segunda-feira
Cerração intensa marca o dia após a entrada do verão em Alegrete no RS. A formação desta visão turva e espessa iniciou na madrugada e deu à manhã desta segunda-feira, 22 de dezembro uma “cara” do inverno gaúcho, naqueles dias de combinações climáticas de umidade e frio.
Em pleno verão, a cerração em Alegrete ocorre devido à combinação de alta umidade, noites mais longas e temperaturas amenas que favorecem a condensação do vapor d’água próximo ao solo. Para a virada do ano, a previsão indica calor intenso, com máximas acima de 30 °C, alternando momentos de sol e pancadas rápidas de chuva típicas da estação.
🌫️ Por que a cerração aparece em dezembro?
– Alta umidade relativa do ar: após dias de chuva ou noites com forte saturação de vapor, o ar próximo ao solo fica carregado de umidade.
– Resfriamento noturno: mesmo no verão, a madrugada pode registrar temperaturas mais baixas. Esse resfriamento favorece a condensação e a formação da cerração.
– Topografia da região: Alegrete, na Fronteira Oeste, possui áreas de relevo suave e várzeas que acumulam umidade, intensificando o fenômeno.
– Transição climática: dezembro marca o início do verão astronômico, mas ainda há resquícios de massas de ar frio que interagem com o calor diurno, criando condições típicas de inverno gaúcho.
🌦️ Previsão para a virada do ano em Alegrete
– Dias 29 e 30 de dezembro: tempo firme, com sol predominante e máximas de até 32 °C.
– 31 de dezembro (Réveillon): céu parcialmente ensolarado, calor forte (33 °C) e baixa chance de chuva (23%). A noite deve ser quente e úmida, com poucas nuvens.
– 1º de janeiro: segue o padrão de verão, com 34 °C e possibilidade de pancadas rápidas de chuva à tarde ou à noite.
📌 Em resumo
A cerração que marcou o início da semana é um reflexo da umidade elevada e do resfriamento noturno, mesmo em pleno verão. Já para a virada do ano, os moradores e visitantes da Fronteira Oeste podem esperar um Réveillon quente e abafado, com clima típico da estação: sol forte durante o dia e apenas risco moderado de chuvas rápidas no período noturno.
-
Cidade5 anos atrás
Cavalarianos desfilam pelas ruas do Alegrete em homenagem ao 20 de Setembro
-
Polícia5 anos atrás
Racismo em Alegrete. Idosa é gravada xingando com injúria racial
-
Manchete5 anos atrás
Jovem médica alegretense morre em acidente na 290
-
Cidade6 anos atrás
Folia e diversão no enterro dos ossos da descida dos blocos 2020
-
Polícia2 anos atrás
Acidente fatal faz vítima fatal mulher jovem de 28 anos
-
Polícia3 anos atrás
Advogada é surpreendida por depoimento de Emerson Leonardi
-
Esportes4 anos atrás
Pauleira em baile viraliza nas redes sociais
-
Polícia5 anos atrás
Atualizado. Carro com placas de Alegrete é esmagado por Scânia em Eldorado






