Contato

Cidade

A cidade contará em breve com o Núcleo de Apoio à Vida de Alegrete

Alegrete deverá ter, em breve, um Núcleo do Centro de Valorização da Vida (CVV), uma ONG com atendimento voluntário que tem como objetivo valorizar a vida e contribuir para que as pessoas tenham uma vida mais plena, não recorrendo ao suicídio. O CVV atua no Brasil desde 1962, como grupo de autoajuda cuja principal função é de ouvir quem está precisando desabafar, quem tem passado por momentos de tristeza e não sabe muito bem como encontrar ajuda.

O grupo está chegando em Alegrete e em breve deverá dispor de uma sala para o atendimento a cargo de uma equipe de voluntários.

Na manhã de hoje (25), o prefeito Márcio Amaral recebeu a visita do casal Paulo Renato Arnoud Grande e Salete Jaques Arnoud Grande e também de Marileuza Ballejo Galarça, articuladores da implantação do Centro de Valorização da Vida nesta Cidade. O objetivo da visita, buscar o apoio da Prefeitura para a colocação em funcionamento do Centro que precisa unicamente de uma sala para atendimento. A secretária de Saúde, Bianca Casarotto, e a Coordenadora do Serviço de Saúde Mental, Nádia Mileto, participaram do encontro e vão auxiliar no sentido de conseguir local para o funcionamento do grupo.

O Centro de Valorização da Vida tem o reconhecimento do Ministério da Saúde para o trato da prevenção ao suicídio em todo o Brasil. Atualmente, já são 109 postos em atividade, com mais de 3,1 mil voluntários atuando. E, conforme foi dito, todas as pessoas que procuram o CVV tem um ombro amigo para ouvir seus sentimentos, com sigilo e privacidade. Somente no ano passado, foram 2,5 milhões de pessoas atendidas. O atendimento é gratuito.

O Núcleo de Apoio à Vida de Alegrete atenderá pela sigla Naviale, constituída de 12 pessoas, sendo que os voluntários terão treinamento presencial e à distância. Alegrete é tido como um dos municípios com maior número de ocorrências dessa natureza. No Brasil, uma pessoa tira a sua própria vida a cada hora, sendo a quarta maior causa de morte entre pessoas na faixa dos 15 aos 29 anos.

Atendendo pelo número 188 (ligações gratuitas), o voluntário do CVV vai doar seu tempo e sua atenção para quem deseja conversar com outra pessoa de forma anônima, sigilosa e sem julgamentos ou críticas.

Para participar como voluntários, a pessoa tem de contar com mais de 18 anos, e ter pelo menos quatro horas disponíveis por semana e com a vontade de ajudar pessoas.

DPCom PMA
Alair Almeida

Publicidade
Comentários

Cidade

Moradores discutem melhorias no Bairro Nossa Senhora da Conceição

Encontro liderado por Adão Roberto e Carmelita visa calçamento, drenagem e iluminação

Em 19 de novembro de 2024, a Associação de Moradores do Bairro Nossa Senhora da Conceição e autoridades se reuniram para discutir melhorias como calçamento, drenagem e iluminação. Adão Roberto, da FRACAB e UAMA, e a presidente da associação, Carmelita Hoffman, lideraram o encontro, que ocorreu no próprio bairro.

As autoridades prometeram colaborar para elevar a qualidade de vida local, mas ainda não detalharam as ações ou prazos. A comunidade aguarda o cumprimento desses compromissos.

 

Continue lendo

Cidade

NESTA QUINTA-FEIRA: AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTIRÁ DESCONTOS DE MULTAS E JUROS NO PROGRAMA PROFIS 2024

O evento ocorrerá às 15h, no Plenário Gaspar Cardoso Paines, na Câmara de Vereadores

A Câmara Municipal de Alegrete convida a comunidade para participar, nesta quinta-feira, 21 de novembro de 2024, da audiência pública sobre o Programa Profis 2024, promovida pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final. 

O encontro discutirá o Projeto de Lei Ordinária 59/2024, apresentado pelo Poder Executivo, que estabelece condições especiais para regularização de débitos com o município. O programa prevê anistia de multas e juros sobre créditos da Fazenda Pública Municipal, de natureza tributária e não tributária, vencidos até 31 de dezembro de 2023, destinados a pessoas físicas e jurídicas com dívidas ativas e/ou judicializadas.

A audiência pública é uma oportunidade para que a população conheça os detalhes do projeto, tire dúvidas e contribua com sugestões. Além disso, o evento será transmitido ao vivo pela TV Câmara, garantindo acesso àqueles que não puderem comparecer presencialmente.

Continue lendo

Cidade

Alegrete celebra padroeira com vasta programação religiosa

Eventos começam em 29 de novembro, incluindo carreatas e missas temáticas, com apoio da Prefeitura e Secretaria de Turismo. Nossa Senhora da Conceição Aparecida promete unir e abençoar a cidade

A cidade de Alegrete anunciou, em um evento na noite de 14.nov.2024 (5ª feira), no salão Paroquial, uma programação extensa para celebrar a sua padroeira, Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

As festividades, com início em 29.nov, contam com o apoio da Prefeitura de Alegrete e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Prometem momentos de fé, tradição e união para a comunidade local.

As celebrações começarão com uma carreata às 18h, partindo do trevo do arco na Cidade Alta, seguida de uma missa com benção ao Alegrete às 19h, no dia 29.nov. Esta sequência de eventos simboliza a união e a fé da comunidade.

A programação inclui missas temáticas dedicadas a diferentes grupos da comunidade ao longo da semana seguinte. No dia 3 de dezembro, às 19h, haverá uma missa com benção às famílias, com a presença da Paróquia de Manoel Viana. No domingo, às 10h, uma missa abençoará os produtores rurais do Município, e às 19h, uma missa será dedicada aos integrantes do comércio e empreendedores de Alegrete.

Durante a semana, as celebrações continuarão com missas voltadas para profissionais de diversos setores, incluindo construção civil, indústrias, agroindústrias, militares, seguranças, educação, cultura, tradicionalistas e profissionais de saúde. O encerramento das festividades será no domingo, com uma Santa Missa na igreja Matriz às 10h, marcando o fim de uma semana de celebrações.

 

 

Continue lendo

Popular