Contato

Cidade

Comissão de ocupantes busca solução com o Prefeito Márcio

Uma comissão integrada por 68 pessoas da Ocupação Nova Esperança, área localizada junto ao Bairro Vila Grande, foi recebida pelo prefeito Márcio Amaral, na manhã desta quarta-feira, no salão vermelho do Palácio Ruy Ramos. Acompanhados dos vereadores Anilton Oliveira, Firmina Soares, Luciano Belmonte e do presidente do Conselho Municipal de Habitação, Claudiomiro Caca Rocha e o advogado das famílias, Fernando Silva, os ocupantes da área querem que a Prefeitura transforme a área de pouco mais de 8 hectares, entre os bairros Vila Grande e Progresso, para o fim social. A ocupação é de apenas um hectare do total da área.

Foi dito pelos porta vozes dos moradores que há uma ação tramitando na 2ª Vara da Justiça de reintegração de posse, mas que há a possibilidade de acordo desde que a Prefeitura manifeste interesse no processo. Embora considerando legítima a reivindicação, o prefeito ponderou ao grupo que há uma questão a ser resolvida com relação à dívida para com o Município. A área é considerada nobre, em local alto, longe da zona de risco das enxurradas.

Presente na audiência, o presidente do Conselho Municipal de Habitação, Caca Rocha, propôs que uma comissão mista fosse formada para chegar a um denominador comum. Foi dito que a área está abandonada, os proprietários residem em outra cidade e há uma dívida histórica de IPTU. Para o vereador Anilton Oliveira, é uma das ocupações mais fáceis de serem resolvidas. Assemelha-se à situação enfrentada no Bairro Sepé Tiarajú. O movimento é organizado, e da Prefeitura o que se quer é que a área seja decretada de interesse social para que a família proprietária venha negociar, afirmou o vereador. O deficit habitacional na cidade chega a 3,5 mil moradias, segundo números revelados na reunião.

Ficou decidido que na próxima segunda-feira, 11, será realizada uma reunião, no Centro Administrativo Municipal, às 8h30min, com a participação do prefeito Márcio e secretarias ligadas ao tema, o advogado Fernando Silva, representando as famílias, uma representação de moradores ocupantes da área, Câmara Municipal, Conselho Municipal de Habitação e do Movimento Nacional da Moradia. Será, na ocasião, formada uma comissão para buscar alternativas.

A secretária de Promoção e Desenvolvimento Social, Iara Caferatti participou da reunião e disse da necessidade de um levantamento para fins cadastrais dos moradores.

Departamento de Comunicação – PMA

Publicidade
Comentários

Cidade

Moradores discutem melhorias no Bairro Nossa Senhora da Conceição

Encontro liderado por Adão Roberto e Carmelita visa calçamento, drenagem e iluminação

Em 19 de novembro de 2024, a Associação de Moradores do Bairro Nossa Senhora da Conceição e autoridades se reuniram para discutir melhorias como calçamento, drenagem e iluminação. Adão Roberto, da FRACAB e UAMA, e a presidente da associação, Carmelita Hoffman, lideraram o encontro, que ocorreu no próprio bairro.

As autoridades prometeram colaborar para elevar a qualidade de vida local, mas ainda não detalharam as ações ou prazos. A comunidade aguarda o cumprimento desses compromissos.

 

Continue lendo

Cidade

NESTA QUINTA-FEIRA: AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTIRÁ DESCONTOS DE MULTAS E JUROS NO PROGRAMA PROFIS 2024

O evento ocorrerá às 15h, no Plenário Gaspar Cardoso Paines, na Câmara de Vereadores

A Câmara Municipal de Alegrete convida a comunidade para participar, nesta quinta-feira, 21 de novembro de 2024, da audiência pública sobre o Programa Profis 2024, promovida pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final. 

O encontro discutirá o Projeto de Lei Ordinária 59/2024, apresentado pelo Poder Executivo, que estabelece condições especiais para regularização de débitos com o município. O programa prevê anistia de multas e juros sobre créditos da Fazenda Pública Municipal, de natureza tributária e não tributária, vencidos até 31 de dezembro de 2023, destinados a pessoas físicas e jurídicas com dívidas ativas e/ou judicializadas.

A audiência pública é uma oportunidade para que a população conheça os detalhes do projeto, tire dúvidas e contribua com sugestões. Além disso, o evento será transmitido ao vivo pela TV Câmara, garantindo acesso àqueles que não puderem comparecer presencialmente.

Continue lendo

Cidade

Alegrete celebra padroeira com vasta programação religiosa

Eventos começam em 29 de novembro, incluindo carreatas e missas temáticas, com apoio da Prefeitura e Secretaria de Turismo. Nossa Senhora da Conceição Aparecida promete unir e abençoar a cidade

A cidade de Alegrete anunciou, em um evento na noite de 14.nov.2024 (5ª feira), no salão Paroquial, uma programação extensa para celebrar a sua padroeira, Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

As festividades, com início em 29.nov, contam com o apoio da Prefeitura de Alegrete e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Prometem momentos de fé, tradição e união para a comunidade local.

As celebrações começarão com uma carreata às 18h, partindo do trevo do arco na Cidade Alta, seguida de uma missa com benção ao Alegrete às 19h, no dia 29.nov. Esta sequência de eventos simboliza a união e a fé da comunidade.

A programação inclui missas temáticas dedicadas a diferentes grupos da comunidade ao longo da semana seguinte. No dia 3 de dezembro, às 19h, haverá uma missa com benção às famílias, com a presença da Paróquia de Manoel Viana. No domingo, às 10h, uma missa abençoará os produtores rurais do Município, e às 19h, uma missa será dedicada aos integrantes do comércio e empreendedores de Alegrete.

Durante a semana, as celebrações continuarão com missas voltadas para profissionais de diversos setores, incluindo construção civil, indústrias, agroindústrias, militares, seguranças, educação, cultura, tradicionalistas e profissionais de saúde. O encerramento das festividades será no domingo, com uma Santa Missa na igreja Matriz às 10h, marcando o fim de uma semana de celebrações.

 

 

Continue lendo

Popular