Contato

Manchete

Alegrete poderá ter viagem regular de avião

A empresa aérea Two Flex, em parceria com a Gol, está ampliando sua operação no Rio Grande do Sul. E nessa fase de expansão de suas atividades, a Two Flex incluiu Alegrete como um dos destinos selecionados para esse projeto. A cidade será atendida pela companhia, conforme informou o gerente de segurança operacional da Two Flex Aviação, Rodrigo Edson. Uma das primeiras iniciativas é saber a situação do Aeroporto de Alegrete para acertar os detalhes com vistas ao início da operação. Para o gestor da Two Flex, ‘será um prazer para a empresa e os seus profissionais atenderem Alegrete’.

A ampliação da atuação da Two Flex em cidades do interior gaúcho só está sendo possível porque os órgãos reguladores da aviação civil flexibilizaram as exigências que antes eram rígidas e praticamente inviabilizavam a operação de companhias menores.

Nos anos 50 e 60, Alegrete era servida por voos diários que se estendiam a cidades da região. Os voos eram realizados com aviões DC 3, com capacidade para 28 lugares e normalmente sempre lotados, já que não havia ligação pavimentada com a Capital e o transporte ferroviário de passageiros levava um dia para chegar à Capital. Na época, operavam em Alegrete as companhias aéreas Savag/Cruzeiro do Sul, Varig e Real S/A.

O prefeito Márcio Amaral comemorou a possibilidade de Alegrete voltar a ser atendido por linha aérea regular, resgatando algo essencial para o nosso desenvolvimento, disse. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Ciência e Tecnologia, Jesse Trindade Santos, afirmou que é a melhor notícia neste início de ano e, uma vez concretizada, a volta dos voos domésticos para Alegrete vai fazer a diferença para o desenvolvimento econômico e turístico da cidade.

O gestor do ‘Aeródromo Gaudêncio Ramos, ’ de Alegrete, André Falcão Nunes, adiantou que a Secretaria de Infraestrutura tem levantamento das necessidades de melhorias no Aeroporto, especialmente a conservação da pista de pouso e decolagem, conforme apontamentos de um relatório da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Em maio de 2018, técnicos da ANAC estiveram no Aeroporto realizando uma inspeção de rotina na pista e nas dependências da estação de passageiros. Muitas das solicitações apontadas já foram cumpridas, como é o caso do cercamento da área da pista de pouso e decolagem. A recuperação do asfalto da pista está na dependência da liberação de verba. Os cálculos são de que o custo chega a R$ 500 mil.

Nesta segunda-feira (7) chegou um relatório da empresa parceira da Gol, para ser preenchido com informações sobre a cidade.

Departamento de Comunicação – PMA

Publicidade
Comentários

Manchete

Condenação para acusado de matar por ciúmes em Alegrete

Rafael Echevarria Borba sentencia Pedro Cesar Fonseca a 23 anos de prisão após homicídio durante transmissão de futebol

Pedro Cesar Fonseca foi condenado a 23 anos e 4 meses de prisão por matar um homem a facadas em Alegrete, no dia 19 de novembro. O crime, ocorrido em 8 de outubro de 2023, foi motivado por ciúmes, segundo o Ministério Público.

A vítima foi atacada numa loja de conveniência durante a transmissão de um jogo de futebol. O juiz Rafael Echevarria Borba determinou o cumprimento imediato da pena e manteve Fonseca em prisão preventiva.

A decisão reflete a gravidade do ato e a importância da justiça em casos de violência.

 

Continue lendo

Manchete

Juíz determina remoção de presos de Alegrete devido à superlotação

O Juiz de Direito Rafael Echevarria Borba, da Vara Adjunta de Execuções Criminais da Comarca de Alegrete, determinou, nesta segunda-feira (18/11), que a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) faça as remoções de presos do Presídio Estadual de Alegrete necessárias para o cumprimento do teto de 110 pessoas recolhidas no local.

Em inspeção judicial, realizada nesta segunda-feira (18/11), foi constatada a presença de 147 presos. Segundo o magistrado, o presídio foi projetado para receber 59 pessoas, com limite de 110, que é o número de camas existentes.  Durante a enchente, devido à situação de calamidade pública, temporariamente, o teto havia sido relativizado para 140 presos.

“No que diz respeito ao Presídio Estadual de Alegrete, a situação estrutural dele é caótica. Não foram reformadas as celas nem foi feita a reforma da parte elétrica. É urgente, nesse passo, a tomada de medidas drásticas para que sejam obedecidas as decisões judiciais.  O calor na fronteira oeste está absurdo, é absolutamente insalubre dentro das celas superlotadas e, não tendo sido reformada a parte elétrica, o risco de incêndio com a utilização de ventiladores é real”, pontua o magistrado.

Continue lendo

Manchete

Alegrete em destaque na final do ENART com o Grupo Ibirapuitã

Através do chamamé, o grupo Ibirapuitã visa celebrar a diversidade e riqueza cultural gaúcha em Santa Cruz do Sul

O Grupo Nativista Ibirapuitã garantiu lugar na final do ENART, marcada para este domingo em Santa Cruz do Sul. Destacaram-se com a história do chamamé, ritmo latino influenciado por imigrações europeias.

A preparação envolveu ensaios rigorosos e coreografias de Rafael Machado e Taiara Carus, visando capturar a essência cultural do chamamé.

O ENART reúne grupos de dança tradicional gaúcha, e o Ibirapuitã busca impressionar jurados e público com sua performance. A final promete ser um momento de celebração da cultura gaúcha, com diversidade e riqueza cultural em destaque.

 

Continue lendo

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular