Educação
Confira quem são os diretores municipais depois das indicações polêmicas
Em ato realizado na manhã desta quinta-feira, no Salão Azul do Centro Administrativo Municipal, ocorreu a posse dos diretores das escolas da rede municipal de ensino. Foram empossados os diretores reconduzidos e os novos diretores, assim como os vice-diretores nas escolas que possuem uma clientela de mais de 100 alunos.
Na abertura da reunião, foi apresentada uma mensagem de reflexão, conduzida pelo professor Rodrigo Dalosto Smolareck, do Pedagógico da Secretaria, marcada pelo sentimento e emoção do grupo abalado pela perda da prefeita Cleni Paz. Muitos professores presentes foram tomados pela emoção.
O prefeito Márcio Fonseca do Amaral, ao se pronunciar, citou “o momento de reflexão para a cidade pela perda, há poucos dias de nossa parceira de luta, a prefeita Cleni”. Aos diretores, o prefeito disse da responsabilidade que cada um assume ao dirigir uma escola, fazer a gestão de pessoas, administrar escassos recursos, criando um ambiente coletivo acolhedor. É uma missão bastante árdua, de honrar a memória da prefeita Cleni que sabia muito bem da importância de ser professora e diretora. Desejou um Feliz Ano Novo e bom trabalho a todos.
Logo, na sequência, o prefeito deu posse simbólica a todos os diretores, através da diretora da EMEI Gente Miúda, Idelcina Noetzold da Silva e sua vice-diretora, Elizete Borges Vargas.
Os diretores, durante o encontro, ouviram recomendações do Chefe da Seção de Zeladores dos Próprios Municipais, ligado à Secretaria de Segurança Pública, Mobilidade e Cidadania, Vanderlei Rodrigues, sobre o trabalho do zelador no funcionamento das escolas. A Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Marcia Dornelles, apresentou a professora de educação física Sabrina Camargo Bruscato, que será a coordenadora da área de educação física da Secretaria, enquanto que o professor Roger Severo ficará com o Esporte e Lazer.
Em outro momento da posse dos diretores, a diretora da EMEB Fernando Ferrari, Carla Cristiane Machado da Silva apresentou um caso de sucesso da escola que obteve o melhor índice no IDEB, de 6.1 para os anos iniciais e 5.5 para os anos finais do Fundamental. A diretora disse que a fórmula está calcada na gestão eficiente, na responsabilidade, com foco na aprendizagem dos alunos e o trabalho integrado de professores e funcionários.
A parte final da reunião foi reservada para a abordagem do trabalho de estruturação do Projeto Político Pedagógico para as escolas da rede municipal de ensino.
A secretária Marcia Dornelles avaliou como positivo o encontro e resumiu seu pensamento com a afirmação de que “a vida continua, os processos se ajustam, mas que, acima de tudo, está o ser humano”. Desejou profícuo trabalho aos diretores.
Diretores Reconduzidos e os novos
EMEB Antônio Saint Pastous de Freitas, diretora, Cristiane Rodrigues Pereira; vice- diretora, Elisângela Lemes da Silva.
EMEB Marcelo de Freitas Faraco, diretora, Eliana do Carmo Serpa de Oliveira; vice-diretoras, Jane Maria Carvalho Perosa e Cátia Simone Santos Braga.
EMEB Francisco Carlos, diretora, Cleide Terezinha Guterres Soares, vice-diretora, Idê Bencke.
EMEB Lions Clube, diretora, Ângela Maria Lorensi Vieira; vice-diretora, Eliane Madel Melchiades.
EMEB Luiza de Freitas Valle Aranha, diretora, Sônia Mariza Silva Dotto; vice-diretora, Marla Marion Farias Barreto.
EMEB Fernando Ferrari, diretora, Carla Cristiane Machado da Silva; vice-diretora Irene de Oliveira Rubim.
EMEB Princesa Isabel, diretora, Cenilse Reolon Anibale; vice-diretora, Ana Paula Durrewald Cassol Brandli.
EMEB José Antônio Vilaverde Moura, diretor, Jonas da Silva Guerra; vice-diretora Ana Cláudia de Gregori Ramos.
EMEB Honório Lemes, diretora, Silvana Cardona Peres; vice-diretoras, Marione Jaques da Silva e Karim Glauce Rodrigues Marques.
EMEB Waldemar Borges, diretora, Quelen Cristina Silva de Almeida; vice-diretoras, Lílian Cristhiane Silveira de Almeida e Graciele Ramos de Romo.
EMEB Alcy Vargas Cheuiche, diretora, Liana Arrussul Severo; vice-diretora, Elenir Silveira Mar ques.
EMEB Eurípedes Brasil Milano, diretora, Marta Terezinha da Costa Silva; vice-diretora, Mariéle Vieira de Araújo.
EMEB Alfredo Soares Leães, diretora, Majumi Ximenes da Luz; vice-diretora, Renata dos Santos Martins.
EMEB João Cadore, diretora, Quelen de Oliveira Zacarias; vice-diretora, Eliane Almeida dos Santos.
EMEB Murilo Nunes de Oliveira, diretor Sandro Guterres Barua; vice-diretora, Patrícia de Souza Botelho.
EMEB João André Figueira, diretora, Anna Luiza Garaialde Peres; vice-diretor, Leandro Almeida de Moraes.
EMEB Costa Leite, diretora, Leni da Silva Rodrigues.
EMEB Francisco Mafaldo, diretora Rosane Maria Paravoski Tolfo.
EMEB Silvestre, diretora Cimara Rocha Severo.
EMEB Constantino de Souza Nunes, diretora, Raquel Marisa dos Santos Sutil.
EMEB Homero Alves Pereira, diretora Édina Eliane Arrussul Severo.
EMEI Tenente Salustiano Prates, diretora Ivana Dalcin Bortolás; vice-diretora, Elisa Araújo Machado.
EMEI Manoel Estivallet, diretora, Catiane de Campos Panziera Sobrosa.
EMEI Arnaldo da Costa Paz, diretora, Ana Beatriz Alves Fonseca; vice-diretora, Talis da Silva Vargas.
EMEI Menino Deus, diretora, Márcia Siqueira da Silva; vice-diretora, Vandréia Almeida Rodrigues de Oliveira.
EMEI Euclides Lisboa, diretora Maria Henriqueta de Oliveira Rocha.
EMEI Nossa Senhora das Graças, diretora Marinez Flores.
EMEI Márcio Quintana, diretora Maria Luiza Silveira da Silveira. Vice-diretora, Terezinha Nunes Carneiro.
EMEI Sérgio Augusto Bello Pereira, diretora, Michele Alves Konig; vice-diretora, Cíntia Silveira Vargas.
EMEI Ibirapuitã, diretora Marisabel Peccin.
EMEI Dr. Romário de Araújo Oliveira, diretora, Milênica Dutra de Oliveira.
EMEI Palmira Palma, diretora, Jocelaine Dias de Freitas.
EMEI Gente Miúda, diretora, Idelcina Noetzold da Silva; vice-diretora, Elizete Borges Vargas.
EMEI Alda Crespo, diretora Ariane Marize Rohãn Caferati.
Departamento de Comunicação – PMA
Educação
Escola Marquês de Alegrete vence Mostra Científica com projeto sobre energia solar
Alunos dos Anos Iniciais conquistam 1º lugar em Uruguaiana com estudo focado em sustentabilidade
Em 7 de novembro, a Escola Marquês de Alegrete ganhou destaque ao conquistar o 1º lugar na Etapa Regional da Mostra Científica das Escolas Públicas Estaduais, em Uruguaiana. O projeto vencedor, “Conhecendo a Energia Solar: Aprendendo sobre sustentabilidade desde cedo”, foi desenvolvido por alunos dos Anos Iniciais, sob a orientação das professoras Clarisse Nunes e Márcia Valério. Felipe Ribeiro, Diogo Santos e Renata Pereira apresentaram uma maquete e explicaram a importância da energia solar como alternativa sustentável.
O projeto visa ensinar o conceito de energia solar aos alunos, ressaltando sua importância para o uso responsável da energia e a preservação do meio ambiente. As professoras Clarisse Nunes e Márcia Valério destacaram a necessidade de conscientizar as crianças sobre sustentabilidade e o uso consciente dos recursos naturais, considerando o aumento da população e a demanda por esses recursos. A energia solar é apresentada como uma solução vital nesse cenário.
A iniciativa busca preparar as futuras gerações para enfrentar desafios ecológicos, promovendo o conhecimento sobre tecnologias sustentáveis e a conservação ambiental. Aprender sobre energia solar desde cedo é visto como essencial para formar indivíduos conscientes e agentes de mudança para um desenvolvimento equilibrado com a natureza.
O evento, que ocorreu em Uruguaiana, reuniu projetos de várias escolas públicas estaduais da região. O trabalho da Escola Marquês de Alegrete se destacou, mostrando o empenho e a dedicação dos alunos e professores envolvidos.
Educação
Escola de Alegrete brilha em mostra científica em Uruguaiana
Ecobag, Cubo Mágico e Bombas de Semente destacam-se por suas contribuições à educação e ecologia
Recentemente, Uruguaiana foi palco de uma Mostra Científica, promovida pela 10ª Coordenadoria Regional de Educação. O evento, que reuniu estudantes, professores e membros da comunidade, teve como foco a disseminação de conhecimentos em ciência, tecnologia e sustentabilidade.
Dentre os diversos projetos apresentados pela Escola Dr. Romário Araújo de Oliveira, três se destacaram por suas propostas voltadas à solução de problemas ambientais e sociais: Ecobag, Cubo Mágico e Bombas de Semente.
O projeto Ecobag, intitulado “Mais que uma ideia, uma atitude”, é uma iniciativa das professoras Catiusia Carvalho e Mariana dos Santos, juntamente com os alunos Benjamin Ramos, Isabelli Oliveira e Yasmin Palau. O objetivo é diminuir o uso de sacolas plásticas, incentivando o uso de alternativas ecológicas.
A proposta visa promover um consumo mais consciente e sustentável, reduzindo assim o impacto negativo no meio ambiente.
Por outro lado, o projeto Cubo Mágico, liderado pelo professor Giliardi Dorneles e pelos alunos Victória Alves, Lauane Lee e Manuella Dornelles, utiliza o conhecido quebra-cabeça como uma ferramenta educacional.
O foco é no desenvolvimento cognitivo e motor de crianças e jovens, através da integração de conceitos matemáticos e lógicos, além de estimular habilidades como concentração, raciocínio espacial e resolução de problemas.
Já as Bombas de Semente, sob orientação da professora Luciane Palau e com a colaboração das alunas Fernanda Linck, Manuela Cruz e Nadine Teixeira, propõem uma técnica inovadora para o reflorestamento e recuperação de áreas degradadas.
Compostas por argila, terra e sementes, essas “bombas” permitem um plantio rápido e eficaz, contribuindo significativamente para a revitalização ambiental.
Educação
Alunos promovem conscientização ambiental com jogos recicláveis
Estudantes da EMEB Saint Pastous criam atividades educativas usando materiais reutilizados para ensinar sobre sustentabilidade
Alunos da EMEB Saint Pastous, na Zona Leste, realizaram uma atividade de conscientização sobre reciclagem e cuidado ambiental em 08 de novembro de 2024. Estudantes dos 8º e 9º anos do ensino fundamental desenvolveram jogos educativos com materiais recicláveis para os alunos dos anos iniciais.
A professora de educação física Márcia Viana coordenou o projeto, visando promover aprendizado lúdico e enfatizar a importância da sustentabilidade.
Os jogos, criados a partir de garrafas PET, caixas de papelão e tampas plásticas, incluíram atividades como jogo da memória, pebolim e basquete. Essas atividades não só proporcionaram diversão, mas também educaram sobre práticas sustentáveis.
Márcia Viana destacou a ação como uma oportunidade de aprendizado diferenciado, reforçando a colaboração e os valores de sustentabilidade entre os estudantes de diferentes faixas etárias. “A iniciativa uniu conscientização ambiental e integração entre as turmas”, afirmou.
Através dessa experiência, os alunos mais velhos demonstraram como reutilizar materiais descartáveis em recursos pedagógicos, incentivando reflexões sobre consumo e descarte responsáveis.
O projeto exemplifica a integração da educação ambiental ao currículo escolar de forma interativa, aumentando a conscientização sobre questões ambientais.
-
Cidade4 anos atrás
Cavalarianos desfilam pelas ruas do Alegrete em homenagem ao 20 de Setembro
-
Polícia4 anos atrás
Racismo em Alegrete. Idosa é gravada xingando com injúria racial
-
Manchete3 anos atrás
Jovem médica alegretense morre em acidente na 290
-
Polícia6 meses atrás
Acidente fatal faz vítima fatal mulher jovem de 28 anos
-
Esportes2 anos atrás
Pauleira em baile viraliza nas redes sociais
-
Polícia1 ano atrás
Advogada é surpreendida por depoimento de Emerson Leonardi
-
Cidade5 anos atrás
Folia e diversão no enterro dos ossos da descida dos blocos 2020
-
Polícia4 anos atrás
Atualizado. Carro com placas de Alegrete é esmagado por Scânia em Eldorado