Contato

Manchete

Lavoura de precisão na pauta da Abertura da Colheita de Arroz de 2019

 
A Abertura Oficial da Colheita do Arroz 2019 vai ter como destaque a inovação tecnológica com o objetivo de buscar alternativas que ajudem ao produtor a obter maior produtividade em suas lavouras. A Federação das Associações de Arrozeiros do Estado do Rio Grande do Sul (Federarroz) destaca o trabalho desenvolvido na preparação deste que é o maior evento da América Latina, em busca de mais informação e alternativas para o setor. Um dos objetivos é unir o setor em busca de soluções. O presidente da Federarroz, Henrique Dornelles, afirma que será o momento de colher inovação, tecnologia, diversificação e informação.
 
Entre as novidades a serem apresentadas nesta edição dentro das Vitrines Tecnológicas, estarão produtos desenvolvidos pela Embrapa e Instituto Riograndense do Arroz (Irga). O coordenador regional do Irga na Zona Sul, André Matos, junto com a equipe de extensionistas da instituição, está ajudando na organização do evento, e afirma que as Vitrines estão muito bem conduzidas. Informa que as de arroz já estão em estágio de diferenciação da panícula, estrutura que abriga as flores e posteriormente as espiguetas, e as de soja encontram-se todas semeadas e em pleno desenvolvimento. Lembra que o clima tem ajudado. “Estamos efetuando irrigação tanto no arroz como na soja, e com certeza apresentaremos vitrines excepcionais para os visitantes de toda a América Latina que irão participar da Abertura da Colheita do Arroz”, enfatiza.
 
Conforme o pesquisador da Embrapa, Giovani Theisen, como o tema será diversificação de culturas, foi criado um espaço adicional com tecnologias voltadas à integração lavoura-pecuária, onde serão mostradas uma coleção com nove diferentes espécies forrageiras de verão para os produtores que têm integração lavoura-pecuária ou atividade leiteira ou somente pecuária de corte. “São duas cultivares de capim elefante e outras forrageiras da classe dos panicuns. Um dos destaques é a BRS Estribo, que é um tipo de capim-sudão, que tem um período de pastejo bem superior ao milheto comum. Neste espaço será possível acompanhar o manejo de animais nestes tipos de forrageiras”, informa.
 
Theisen fala ainda que na parte do arroz serão mostradas as cultivares BRS Pampa CL, a Pampeira, e a BRS 701, que são os últimos materiais lançados pela Embrapa. Ressalta que também será apresentada uma cultivar de soja, a BRS 6203 RR, de ciclo médio e com uma boa capacidade produtiva. “Ainda dentro deste espaço da Embrapa, estaremos mostrando uma técnica de drenagem de solo com camaleões largos que possibilita fazer plantio direto naquelas áreas onde não entra o arroz, geralmente em áreas baixas que ficam encharcadas’, explica.
 
A 29ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz ocorrerá de 20 a 22 de fevereiro na Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS), com o tema “Matriz Produtiva: Atividade Diversificada, Renda Ampliada”. O evento conta com Patrocínio Premium do Irga, correalização da Embrapa e é uma realização é da Federarroz.
 
Imagens: arquivo do EQ/Colheita do Arroz em Alegrete
Publicidade
Comentários

Manchete

Condenação para acusado de matar por ciúmes em Alegrete

Rafael Echevarria Borba sentencia Pedro Cesar Fonseca a 23 anos de prisão após homicídio durante transmissão de futebol

Pedro Cesar Fonseca foi condenado a 23 anos e 4 meses de prisão por matar um homem a facadas em Alegrete, no dia 19 de novembro. O crime, ocorrido em 8 de outubro de 2023, foi motivado por ciúmes, segundo o Ministério Público.

A vítima foi atacada numa loja de conveniência durante a transmissão de um jogo de futebol. O juiz Rafael Echevarria Borba determinou o cumprimento imediato da pena e manteve Fonseca em prisão preventiva.

A decisão reflete a gravidade do ato e a importância da justiça em casos de violência.

 

Continue lendo

Manchete

Juíz determina remoção de presos de Alegrete devido à superlotação

O Juiz de Direito Rafael Echevarria Borba, da Vara Adjunta de Execuções Criminais da Comarca de Alegrete, determinou, nesta segunda-feira (18/11), que a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) faça as remoções de presos do Presídio Estadual de Alegrete necessárias para o cumprimento do teto de 110 pessoas recolhidas no local.

Em inspeção judicial, realizada nesta segunda-feira (18/11), foi constatada a presença de 147 presos. Segundo o magistrado, o presídio foi projetado para receber 59 pessoas, com limite de 110, que é o número de camas existentes.  Durante a enchente, devido à situação de calamidade pública, temporariamente, o teto havia sido relativizado para 140 presos.

“No que diz respeito ao Presídio Estadual de Alegrete, a situação estrutural dele é caótica. Não foram reformadas as celas nem foi feita a reforma da parte elétrica. É urgente, nesse passo, a tomada de medidas drásticas para que sejam obedecidas as decisões judiciais.  O calor na fronteira oeste está absurdo, é absolutamente insalubre dentro das celas superlotadas e, não tendo sido reformada a parte elétrica, o risco de incêndio com a utilização de ventiladores é real”, pontua o magistrado.

Continue lendo

Manchete

Alegrete em destaque na final do ENART com o Grupo Ibirapuitã

Através do chamamé, o grupo Ibirapuitã visa celebrar a diversidade e riqueza cultural gaúcha em Santa Cruz do Sul

O Grupo Nativista Ibirapuitã garantiu lugar na final do ENART, marcada para este domingo em Santa Cruz do Sul. Destacaram-se com a história do chamamé, ritmo latino influenciado por imigrações europeias.

A preparação envolveu ensaios rigorosos e coreografias de Rafael Machado e Taiara Carus, visando capturar a essência cultural do chamamé.

O ENART reúne grupos de dança tradicional gaúcha, e o Ibirapuitã busca impressionar jurados e público com sua performance. A final promete ser um momento de celebração da cultura gaúcha, com diversidade e riqueza cultural em destaque.

 

Continue lendo

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular