Contato

Educação

Curso de Direito da Urcamp está entre as recomendados na lista da OAB

Em sua quinta edição, o Recomenda OAB – ranking com as melhores faculdade de Direito do Brasil – entregou um “selo de qualidade” a 139 cursos. Preparada a cada três anos pela Ordem dos Advogados do Brasil, entidade responsável pela regulamentação da Advocacia no país, a lista baseia-se na aprovação dos alunos concluintes de Direito no Exame de Ordem Unificado e na performance no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Das 139 faculdades selecionadas, 78 são públicas e 61 privadas. Desde 2001, quando o selo foi entregue pela primeira vez, cresceu o número de instituições recomendadas pela Ordem. Naquele ano, somente 52 receberam a certificação. O objetivo principal do ranking é avaliar a qualidade do ensino jurídico no país e disponibilizar para os estudantes quais são as faculdades que têm se destacado devido a formação de profissionais.

A PUC De Minas é uma das universidades que integra o Recomenda OAB. E foi exatamente por conta da sua credibilidade que Matheus Leandro, de 19 anos, escolheu cursar Direito na instituição. “Eu escolhi a PUC por conta do seu reconhecimento dentro e fora do Brasil. Além disso, é uma universidade que é muito bem classificada no ranking de faculdades de Direito”, justifica o estudante que há um ano começou a estudar no curso de Direito da PUC Minas.

A última edição de entrega dos selos ocorreu em 2016, em um cerimônia na sede da OAB, em Brasília. A próxima será em 2019. As instituições que não conquistaram o título não sofrem nenhum tipo de punição. Confira o ranking:

ACRE
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE – UFAC
ALAGOAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL
AMAPÁ
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ – UNIFAP
AMAZONAS
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS – UEA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM
BAHIA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB

FACULDADE NOBRE DE FEIRA DE SANTANA – FAN

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA – UEFS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ – UESC

FACULDADE BAIANA DE DIREITO E GESTÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA – UFBA

UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB
CEARÁ
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – URCA

CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS

FACULDADE FARIAS BRITO – FFB

FACULDADE SETE DE SETEMBRO – FA7

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – UFC

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ – UVA
DISTRITO FEDERAL
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA – UNICEUB

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO DISTRITO FEDERAL – UDF

FACULDADE PROCESSUS – PFD – CAMPUS I

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB
ESPÍRITO SANTO
UNIVERSIDADE VILA VELHA – UVV

FACULDADES INTEGRADAS DE VITÓRIA – FDV

FACULDADES INTEGRADAS ESPÍRITO SANTENSES – FAESA I

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES
GOIÁS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS – UFG

MARANHÃO

UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DOM BOSCO – UNDB

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – UFMA
MATO GROSSO
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO – UNEMAT

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO – UFMT

MATO GROSSO DO SUL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL – UFMS

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS – UFGD – FADIR

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL – UEMS
MINAS GERAIS
CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA

ESCOLA SUPERIOR DOM HELDER CÂMARA – ESDHC

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS – PUC- MINAS –

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS – UFMG – CAMPUS DIREITO

UNIVERSIDADE FUMEC – FUMEC

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS – UEMG

FACULDADE METODISTA GRANBERY – FMG

FACULDADES INTEGRADAS VIANNA JÚNIOR – FIVJ

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA – UFJF

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE LAVRAS – UNILAVRAS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES

FACULDADE DE DIREITO MILTON CAMPOS – FDMC

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO – UFOP

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS – UNIPAM

FACULDADE PEDRO LEOPOLDO – FPL

FACULDADE DINÂMICA DO VALE DO PIRANGA – FADIP

ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO, MARKETING E COMUNICAÇÃO DE ESAMC DE UBERLÂNDIA

UNIVERSIDADE DE UBERABA – UNIUBE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA – UFU

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA – UFV
PARÁ
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ – CESUPA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ – UFPA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ – UNIFESSPA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ – UFOPA
PARAÍBA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – UEPB

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – UFPB

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE – UFCG
PARANÁ
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ – UNOPAR

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE CASCAVEL – UNIVEL

CENTRO UNIVERSITÁRIO CURITIBA – UNICURITIBA

CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO DO PARANÁ – FAE

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ – PUCPR

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ – UFPR

UNIVERSIDADE POSITIVO – UP

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ – UENP

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA – UEL

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ – UNIOESTE

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ – UEM

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA – UEPG
PERNAMBUCO
FACULDADE DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ – FADIC

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO – UNICAP

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO – UFPE
PIAUÍ
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPI

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI

INSTITUTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS PROFESSOR CAMILLO FILHO
RIO DE JANEIRO
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – UFF

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ – UNESA

ESCOLA DE DIREITO DO RIO DE JANEIRO – FGV

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS IBMEC – IBMEC – RIO DE JANEIRO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO – PUC-RIO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – UERJ

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – UNIRIO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO – UFRJ
RIO GRANDE DO NORTE
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERN

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – UFRN
RIO GRANDE DO SUL
UNIVERSIDADE DA REGIÃO DA CAMPANHA – URCAMP

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO – UPF

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS – UFPEL

ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO – ESMP/FMP

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL – UFRGS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE – FURG

FACULDADE DOM ALBERTO – FDA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA – UFSM
RONDÔNIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA – UNIR
SANTA CATARINA
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU – FURB

COMPLEXO DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE SANTA CATARINA – CESUSC

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE – UNIVILLE

CENTRO UNIVERSITÁRIO BARRIGA VERDE – UNIBAVE

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA – UNISUL

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA – UNOESC
SÃO PAULO
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS – FACAMP

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS – PUC-CAMPINAS

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE – MACKENZIE

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA – FDF

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO – UNESP

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANTÔNIO EUFRÁSIO DE TOLEDO DE FIAETPP

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNISEB

UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO – UNAERP

ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO, MARKETING E COMUNICAÇÃO DE SANTOS – ESAMC S

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS – UNISANTOS

FACULDADE DE DIREITO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO – FDSBC

ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO – DIREITO GV

FACULDADE DE DIREITO PROFESSOR DAMÁSIO DE JESUS – FDDJ

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA – PUC

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – USP

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE – MACKENZIE

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU – USJT – UNIDADE BUTANTÃ

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU – USJT – UNIDADE MOOCA
SERGIPE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE – UFS
TOCANTINS
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS – UFTO
Fonte: Agência Educa Mais Brasil
Publicidade
Comentários

Educação

Escola Marquês de Alegrete vence Mostra Científica com projeto sobre energia solar

Alunos dos Anos Iniciais conquistam 1º lugar em Uruguaiana com estudo focado em sustentabilidade

Em 7 de novembro, a Escola Marquês de Alegrete ganhou destaque ao conquistar o 1º lugar na Etapa Regional da Mostra Científica das Escolas Públicas Estaduais, em Uruguaiana. O projeto vencedor, “Conhecendo a Energia Solar: Aprendendo sobre sustentabilidade desde cedo”, foi desenvolvido por alunos dos Anos Iniciais, sob a orientação das professoras Clarisse Nunes e Márcia Valério. Felipe Ribeiro, Diogo Santos e Renata Pereira apresentaram uma maquete e explicaram a importância da energia solar como alternativa sustentável.

O projeto visa ensinar o conceito de energia solar aos alunos, ressaltando sua importância para o uso responsável da energia e a preservação do meio ambiente. As professoras Clarisse Nunes e Márcia Valério destacaram a necessidade de conscientizar as crianças sobre sustentabilidade e o uso consciente dos recursos naturais, considerando o aumento da população e a demanda por esses recursos. A energia solar é apresentada como uma solução vital nesse cenário.

A iniciativa busca preparar as futuras gerações para enfrentar desafios ecológicos, promovendo o conhecimento sobre tecnologias sustentáveis e a conservação ambiental. Aprender sobre energia solar desde cedo é visto como essencial para formar indivíduos conscientes e agentes de mudança para um desenvolvimento equilibrado com a natureza.

O evento, que ocorreu em Uruguaiana, reuniu projetos de várias escolas públicas estaduais da região. O trabalho da Escola Marquês de Alegrete se destacou, mostrando o empenho e a dedicação dos alunos e professores envolvidos.

Continue lendo

Educação

Escola de Alegrete brilha em mostra científica em Uruguaiana

Ecobag, Cubo Mágico e Bombas de Semente destacam-se por suas contribuições à educação e ecologia

Recentemente, Uruguaiana foi palco de uma Mostra Científica, promovida pela 10ª Coordenadoria Regional de Educação. O evento, que reuniu estudantes, professores e membros da comunidade, teve como foco a disseminação de conhecimentos em ciência, tecnologia e sustentabilidade.

Dentre os diversos projetos apresentados pela Escola Dr. Romário Araújo de Oliveira, três se destacaram por suas propostas voltadas à solução de problemas ambientais e sociais: Ecobag, Cubo Mágico e Bombas de Semente.

O projeto Ecobag, intitulado “Mais que uma ideia, uma atitude”, é uma iniciativa das professoras Catiusia Carvalho e Mariana dos Santos, juntamente com os alunos Benjamin Ramos, Isabelli Oliveira e Yasmin Palau. O objetivo é diminuir o uso de sacolas plásticas, incentivando o uso de alternativas ecológicas.

A proposta visa promover um consumo mais consciente e sustentável, reduzindo assim o impacto negativo no meio ambiente.

Por outro lado, o projeto Cubo Mágico, liderado pelo professor Giliardi Dorneles e pelos alunos Victória Alves, Lauane Lee e Manuella Dornelles, utiliza o conhecido quebra-cabeça como uma ferramenta educacional.

O foco é no desenvolvimento cognitivo e motor de crianças e jovens, através da integração de conceitos matemáticos e lógicos, além de estimular habilidades como concentração, raciocínio espacial e resolução de problemas.

Já as Bombas de Semente, sob orientação da professora Luciane Palau e com a colaboração das alunas Fernanda Linck, Manuela Cruz e Nadine Teixeira, propõem uma técnica inovadora para o reflorestamento e recuperação de áreas degradadas.

Compostas por argila, terra e sementes, essas “bombas” permitem um plantio rápido e eficaz, contribuindo significativamente para a revitalização ambiental.

 

Continue lendo

Educação

Alunos promovem conscientização ambiental com jogos recicláveis

Estudantes da EMEB Saint Pastous criam atividades educativas usando materiais reutilizados para ensinar sobre sustentabilidade

Alunos da EMEB Saint Pastous, na Zona Leste, realizaram uma atividade de conscientização sobre reciclagem e cuidado ambiental em 08 de novembro de 2024. Estudantes dos 8º e 9º anos do ensino fundamental desenvolveram jogos educativos com materiais recicláveis para os alunos dos anos iniciais.

A professora de educação física Márcia Viana coordenou o projeto, visando promover aprendizado lúdico e enfatizar a importância da sustentabilidade.

Os jogos, criados a partir de garrafas PET, caixas de papelão e tampas plásticas, incluíram atividades como jogo da memória, pebolim e basquete. Essas atividades não só proporcionaram diversão, mas também educaram sobre práticas sustentáveis.

Márcia Viana destacou a ação como uma oportunidade de aprendizado diferenciado, reforçando a colaboração e os valores de sustentabilidade entre os estudantes de diferentes faixas etárias. “A iniciativa uniu conscientização ambiental e integração entre as turmas”, afirmou.

Através dessa experiência, os alunos mais velhos demonstraram como reutilizar materiais descartáveis em recursos pedagógicos, incentivando reflexões sobre consumo e descarte responsáveis.

O projeto exemplifica a integração da educação ambiental ao currículo escolar de forma interativa, aumentando a conscientização sobre questões ambientais.

 

Continue lendo

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular