Contato

Polícia

Feira do Livro abre-se para parcerias do Mercosul

Durante cinco dias, o Largo do Centro Cultural transformou-se na praça da cultura, com a realização da 39ª. Feira do Livro, culminando no sábado e domingo com o 15º. Festival Alegretense da Canção. Literatura, dança, ritmo, pintura, exposição de arte e música para todos os gostos. Ocorreram palestras, shows no palco principal e oficinas. Foi importante a parceria das universidades que ganharam espaço especial na feira. A participação das escolas do município no palco principal da Feira destacou os talentos artísticos que ganharam o aplauso popular e a valorização dos projetos apresentados, desde os primeiros passos na dança, grupo de flauta, teatro, bandas e contação de histórias. A Feira do Livro ampliou seu raio de ação, oferecendo palestras e oficinas na Escola Oswaldo Aranha, União Operária 1º. de Maio, SESC e EMEI Mário Quintana.

A INTEGRAÇÃO COM OS NOSSOS VIZINHOS

A Feira do Livro de Alegrete, que no próximo ano completará 40 anos de realização, ganhou conotação internacional pela presença de uma representação da Argentina. E o tema da Feira, “O Alegrete que ultrapassa fronteiras através da cultura” foi debatido em uma roda de conversa coordenada pela Secretária de Educação e Cultura, Marcia Dornelles, com a participação da patrona da Feira, Cláudia Pereira da Costa, da escritora homenageada da Feira, Kelli Pedroso, da gerente do SESC, parceiro da Feira do Livro, Cláudia Rizzatti e do professor Esteban Aleccio Arias, Secretário de Relações Internacionais de Paso de Los Libres.

Em sua participação na Roda de Conversa da 39ª. Feira do Livro, Esteban Arias referiu-se a esta região sul americana como a Nação do Pampa. E que a integração cultural que está acontecendo, vai gerar frutos, “algo que nunca tinha ocorrido antes”, reforçou. Ele parabenizou a Prefeitura pela iniciativa e manifestou o desejo de que essa integração se fortaleça. Esteban Arias deixou o convite para que visitem a sua cidade. “Somos muito mais próximos do que se imagina e temos que honrar esta proximidade. Temos uma síntese cultural e precisamos estar unidos  muito mais para o futuro”, completou.

 

Para Cláudia Rizzatti, na esteira da Feira do Livro, também eventos que se realizam durante todo o ano precisam ultrapassar nossas fronteiras, divulgando a cultura de vários estados. O projeto Sonora Brasil é um deles, citou a gerente do SESC, em que Alegrete é uma das 10 cidades gaúchas contempladas com apresentações que destacam a cultura regional.

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Polícia

Polícia Civil prende dupla que roubou mercado na Cidade Alta

A Polícia Civil, no dia 22/04 (segunda-feira) e no dia de hoje, na tarde desta quarta-feira (24/04), por meio dos policiais civis da Delegacia de Polícia de Alegrete, coordenados pela delegada Fernanda Mendonça, efetuou o cumprimento de dois mandados de prisão temporária expedidos em desfavor de investigados pela prática de um crime de roubo com uso de faca, ocorrido no dia 5 de abril, em um estabelecimento comercial na rua Barros Cassal, em Alegrete.

Na data de 5 de abril, dois indivíduos ingressaram no local, um mercado, já com a intenção de cometer o crime. Ambos subtraíram, juntos, uma garrafa de bebida alcoólica, e após serem vistos e abordados por funcionários, um deles, já em fuga, mostrou uma faca e ameaçou o funcionário com o intuito de garantir a subtração, e fugiu junto com o seu comparsa. Os dois indivíduos foram identificados pela Polícia Civil por meio de relatos, câmeras de segurança e autos de reconhecimento.

Diante da gravidade do fato, e tendo os dois já antecedentes policiais por outras práticas criminosas, requereu-se ao poder Judiciário as suas prisões, o que foi deferido e os mandados cumpridos nessa semana. Um deles, de 26 anos, foi encontrado saindo de um local no bairro Centro na segunda-feira. O outro, de 48 anos, foi capturado em via pública no dia de hoje, na Praça Nova. Ambos já são conhecidos no meio policial e registram antecedentes por furtos, receptação, porte ilegal de arma de fogo, posse de drogas, desobediência, lesão corporal, ameça, tráfico de drogas e associação ao tráfico, estupro de vulnerável, dentre outros delitos. Um deles já havia sido indiciado em outro inquérito policial recentemente, também por roubo com uso de faca.

Após cumpridas as exigências legais, ambos foram encaminhados à DPPA e, após, ao Presídio Estadual de Alegrete.

DENÚNCIAS À POLÍCIA CIVIL EM ALEGRETE (garantido o sigilo):
(55) 34270300 (plantão)
(55) 984511689 (WhatsApp)

Continue lendo

Polícia

Ladrão condenado em Alegrete é preso em Uruguaiana

Na manhã desta terça-feira (23/04), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas – DRACO – de Uruguaiana, coordenada pelo Delegado Nilson de Carvalho, cumpriu mandado de prisão contra indivíduo condenado por roubo.

O homem foi condenado por roubo praticado em Alegrete e teve mandado de prisão expedido ontem, dia 22/04/2024, pela Vara Criminal daquele Município. Após terem ciência do mandado, os policiais civis da DRACO realizaram diligências para localização do indivíduo, obtendo informações de que estaria em uma residência no Bairro Vila Júlia.

Nesta manhã, os policiais civis foram até a residência e encontraram o foragido, o qual foi preso e encaminhado à DPPA de Uruguaiana.

O foragido possui 52 anos e antecedentes por roubo, associação criminosa e crime ambiental.

Após cumpridas as exigências legais, o preso será encaminhado ao Sistema Penitenciário Estadual.

Continue lendo

Polícia

PRF prende casal com skunk em ônibus em Sant’Ana do Livramento

*PRF prende casal com skunk em ônibus em Sant’Ana do Livramento*

Na noite desta segunda-feira (22), a Policia Rodoviária Federal apreendeu skunk na bagagem de um casal que viajava em um ônibus, na BR 158, em Sant’Ana do Livramento.

Em ação de combate ao crime, PRFs abordaram um ônibus que saía de Livramento com destino a Porto Alegre. Na bagagem de mão de um casal de passageiros, foi localizado 1.1 quilo de skunk.

O casal, o homem de naturalidade japonesa, 25 anos, com passagens por tráfico de drogas, e a mulher, de Navegantes/SC, 23 anos, foram presos e a droga apreendida, sendo encaminhados para a polícia judiciária de Livramento.

Continue lendo

Popular