Contato

Cidade

Conselho do Turismo elege prioridades de curto e médio prazo

 

O Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), recentemente reestruturado,realizou sua primeira reunião, na sala do Centro Empresarial na tarde de segunda-feira(23), tendo como pauta assuntos internos e ampla discussão das estratégias de desenvolvimento turístico no Município. A reunião foi presidida pelo empresário Adão Ramos e contou com a presença da Secretária de Educação, Cultura e Turismo, Marcia Dornelles; do secretário de Desenvolvimento Econômico, Jesse Trindade Santos, presidente do Centro Empresarial de Alegrete, Francisco Pedroso e membros do Conselho.

O QUE ALEGRETE PRECISA FAZER

A gestora de turismo da região da Campanha e Fronteira Oeste do SEBRAE, Flávia Beatriz Marques, em sua fala transmitiu aos conselheiros que as ações de turismo precisam ter uma visão da cidade nas atrações turísticas e utilização  dos meios de divulgação para promoção desse potencial, através da criação de sites, uso das redes sociais e emprego de material impresso, como folders, também orientou no sentido de melhorar o Centro de Informações Turísticas, ampliando seu atendimento e sensibilizando a comunidade da importância de promover o turismo inclusive nas escolas onde encontra-se o futuro. Na ocasião, estimulou os conselheiros no sentido de que é preciso atrair o turista para que venha a até a cidade. Para isso, as ações vão da gastronomia, com prioridade na comida típica da região, promover o artesanato e a agroindústria e reforçar o selo “feitio do Alegrete”.  

VALORIZAR O QUE JÁ TEMOS

Entre as ideias para desenvolver o turismo estão a criação de roteiros, aproveitando o potencial de estâncias de Alegrete que poderiam ser incluídas para visitação. O presidente do COMTUR, Adão Ramos  explanou que a valorização maior dos eventos já existentes com objetivos turísticos é muito importante e citou entre eles a Campereada Internacional, o Efipan, os Festejos Farroupilhas, Feiras e Rodeios que podem ser bem mais aproveitados e assim atrair mais turistas para a cidade. 

 

QUALIFICAR CALENDÁRIO DE EVENTOS

A representante do SEBRAE enfatizou em valorizar os atrativos naturais e culturais sem perder a naturalidade da cidade, um trabalho onde aconteça a harmonização de canteiros floridos, embelezamento de praças, placas para orientar os locais turísticos que a cidade tenha. Sugeriu qualificar um calendário de eventos, pois é de fundamental importância, observou, e ainda consolidar umas marca para a venda turística do município, no momento foi citado e aceito por unanimidade “Alegrete, a cidade mais gaúcha do Rio Grande”.

Para o secretário Jesse Trindade Santos, o turismo interno tem que começar primeiramente com a população alegretense, onde os cidadãos tenham conhecimento dos atrativos turísticos que a cidade possui.
Ao final da reunião, ficou a sugestão de criar uma entidade regional de turismo, para assim ter mais força na política de desenvolvimento turístico e desta forma teremos um melhor olhar sobre a região.

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Cidade

Ciclofaixa será inaugurada neste sábado com pedalada

Uma pedalada marcará a inauguração oficial da ciclofaixa da avenida Tiaraju, em Alegrete, neste sábado, às 16h. O evento é organizado pela Prefeitura em parceria com grupos de ciclistas, mas também é aberto à participação de outros ciclistas amadores e visa divulgar e incentivar o uso da bicicleta entre a população.

A pedalada, que terá todos os protocolos sanitários respeitados, percorrerá um trajeto de 6,0 km (3 de ida e 3 de volta) e sairá da frente do obelisco “Será o momento de lançar não só uma faixa na rua, mas um estilo de vida que está ligado à mobilidade com segurança, meio ambiente e qualidade de vida das pessoas”, afirmou o prefeito Márcio Amaral, que também participará da pedalada ao lado do vice-prefeito Jesse Trindade.

Durante a semana, equipes trabalharam na pintura e sinalização da ciclofaixa, que teve o investimento de R$ 160 mil. A pista exclusiva para o tráfego de ciclistas ocupará um espaço que antes servia apenas para veículos, sendo uma importante ligação a zona leste da cidade.

Segundo vice-prefeito Jesse Trindade, a ciclofaixa será a primeira parte de um futuro circuito ciclístico que a Prefeitura pretende implantar no município. “Temos muito trabalho pela frente. Nosso compromisso, plano de governo, contemplava projetos de ciclovias e ciclofaixas. Estamos projetando uma rota que contemple várias regiões da cidade, até para que as pessoas se sintam convidadas a adotar esta prática como rotina em seus deslocamentos”, disse Jesse.

Continue lendo

Cidade

Peruzzo repassa alimentos doados por clientes à Santa Casa

 

Numa iniciativa da Rede Peruzzo de Supermercados, foram entregues alimentos doados por seus clientes à Santa Casa de Alegrete.

Presentes no ato os gerentes da Barros Cassal, senhor Cássio Alissandro Rodrigues, pelo Ecomix, senho Josiel da Luz Santos, e Márcio Marchezan pelo mercado da Venâncio Aires.

Representando a Santa Casa, senhora Márcia Ferreira, supervisora de nutrição, e Carlos Mello, diretor de imagem. Foi entregue nessa ocasião uma tonelada de alimento.

Continue lendo

Cidade

Vereadores acompanham Prefeito nas obras do Aeroporto

    A convite da Administração Municipal, na manhã desta  quinta-feira, os vereadores  estiveram no Aeroporto Gaudêncio  Ramos para conhecerem o ritmo de obras  da estação de passageiros e da pista de pouso e decolagem com vistas ao reinício  dos voos comerciais.  A presidente Firmina Soares, acompanhada  dos vereadores  Eder Fioravante, João Leivas, Jaime Duarte, Ênio Bastos,Vagner Fan, Luciano Belmonte, Glênio Bolsson e Itamar Rodriguez,  foram recebidos  pelo prefeito Márcio Amaral, vice-prefeito Jesse Trindade Santos e secretários municipais.

Acompanharam o andamento das obras tanto de melhorias da estação de passageiros  quanto da pista que está recebendo nova camada asfáltica. A intervenção política do deputado Frederico Antunes, foi destacada pela bancada do PP, em vídeo distribuído nas redes sociais.

 

 

A empresa Construtora Alegretense é encarregada das obras e o investimento, conforme informou o prefeito Márcio, passa de R$ 300 mil.

 

 As melhorias deverão estar concluídas a tempo de ser feita a vistoria final  do aeroporto, tendo em vista que no dia 3 de agosto  terão início os voos   entre Alegrete e a Capital do Estado, a cargo da empresa Azul, momento considerado muito importante para a alavancada do desenvolvimento do município. 

Continue lendo

Ler edição online

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular