Contato

Cidade

Programa da Polícia Civil baseado no diálogo informal chega em Alegrete

Um papo aberto, direto, com muita informação e um objetivo: escolhas corretas. Esse é o foco do programa “Papo de Responsa” que chega em Alegrete. Desenvolvido pela Polícia Civil, a iniciativa tem como finalidade atingir grupos escolares, de idosos e qualquer outro que precisar de orientação e conhecimento sobre direitos e deveres. No Baita Chão, o programa é desenvolvido desde a última semana de junho e já atingiu alunos da rede pública e entidades privadas – como o Sesc.
Em conversa com o EQ, a escrivã de polícia e coordenadora do programa na cidade, Débora Prestes, apresentou o programa e os benefícios do projeto que tem como principal meta a prevenção. Bullyng, consumo de drogas e álcool, violência, segurança nas redes sociais são alguns dos temas mais abordados nos encontros.
Alegrete é a cidade sede da Coordenação Geral do Papo Responsa da 4ª Região. Na região, Uruguaiana e Barra do Quaraí já possuem policiais capacitados para desenvolver o programa.
Orientação e escolhas melhores
Desenvolvido no Estado pelo DECA e DENARC, desde 20016, o Papo de Responsa é um momento de interlocução entre o público alvo e a polícia civil. Os encontros são pautados pela livre intervenção do público e exemplificado com casos concretos acerca de delitos e suas consequências. “O adolescente é muito despreocupado com o amanhã. Estamos ali para mostrar que novas e melhores escolhas podem ser feitas”, destaca a coordenadora.
O Papo de Responsa é conduzido por policiais capacitadas para a atividade e é realizado após um estudo de caso de cada grupo. “Trabalhamos com a solicitação da comunidade. Não escolhemos local, vamos em todas as instituições – escolas públicas e privadas, igrejas, grupo de mulheres, idosos, jovens”, explica Prestes.
Nas escolas, por exemplo, os alunos são separados por níveis de interesse. E, os bate-papos são realizados sempre com jovens com idade a partir de 12 anos. Ainda assim, toda a comunidade pode ser assistida pelo programa. A escrivã explica que para cada grupo existe um foco. Com idosos se trabalha a informação de direitos e deveres, com jovens a conduta e consequência de atos infracionais. “As coisas tem nome, sobrenome, artigo no código pena e pena”, salienta e orienta a profissional.
Quero o Papo Responsa na minha comunidade
Para participar é simples. Basta encaminhar um email para [email protected]gov.br e solicitar um encontro na sua instituição. Após, a coordenação do Papo Responsa encaminha uma ficha de agendamento com algumas orientações sobre o processo. O programa conta com acompanhamento para verificar os impactos do diálogo. Segundo Prestes, o trabalho de aproximação é fundamental, pois a prevenção não se faz apenas com uma visita, mas com acompanhamento.
Parcerias são bem-vindas
A coordenadora ainda destaca a importância e o desejo de estabelecer parcerias com ONGs da cidade que atuam em segmentos do gênero. Para ela, a união de esforços e informações em prol de um trabalho conjunto gera resultados cada vez melhores e mais eficazes.
Quem já teve um Papo Responsa em Alegrete 
Na cidade, escolas como Oswaldo Aranha, Salgado Filho, Lauro Dorneles e o Sesc já receberam o programa.
Fotos: Vera Pedroso e Natalia Apoitia
Continue lendo
Publicidade
Comentários

Cidade

Conesul comemora oito anos de liderança no setor de fibra ótica

https://drive.google.com/file/d/1R1cZrF9l3Z2GX1K4HdIkpldXF2DlW3ga/view?usp=drivesdk

https://drive.google.com/file/d/1R1cZrF9l3Z2GX1K4HdIkpldXF2DlW3ga/view?usp=sharing

Investir é sempre um grande desafio, não é mesmo?
Investir em alta-tecnologia e qualidade em uma região com vocação agropastoril, mais do que desafio, demonstra a crença no potencial inovador da população e na capacidade de desenvolvimento econômico dessa região.
A Rede Conesul Telecom assumiu esse grande desafio, 8 anos atrás e, movida por essa escolha desafiadora tornou-se o empreendimento de sucesso que é hoje.
Assista ao vídeo e conheça a história de pioneirismo na internet por fibra óptica da RCT.

Continue lendo

Cidade

É fake notícia sobre a vinda da Havan para Alegrete

Causou grande alvoroço e serviu de mote para a campanha eleitoral, mas não procede a informação da vibda Loja da Havan para a cidade.

É o que afirma o coordenador do SINE, Eider Penna. Ele informou ao EQ depois que esta informação foi divulgada,  houve muita gente entrando em contato para saber sobre as vagas.

Eider entrou em contato com a matriz em Brusque, SC. Hoje ele lançou uma nota para desmentir a notícia falsa.

“Ficamos entusiasmados com a vinda de um novo e mega empreendimento para a nossa cidade, eu como Coordenador Regional da FGTAS na qual faz a captação de vagas através da Plataforma SINE, tentamos contato com a empresa após a notícia que a empresa estaria chegando no nosso Alegrete.

Após a notícia vinculada a um site de reportagens aqui de nossa cidade algumas pessoas já procuraram nossa agência em Alegrete querendo saber informações, como é uma das condutas da Fundação entramos em contato com a empresa, fizemos uma ligação para a Matriz das Lojas Havan em Brusque – SC, na qual nos foi explicado que SIM a Havan veio em Alegrete, assim como foi em outras cidades através do setor de Expansão da empresa para ver a possibilidade de instalação na região, o administrativo da empresa nos repassou o e-mail do responsável pelo setor, Sr. Nilton Hang (irmão do dono Luciano Hang) na qual cordialmente respondeu nosso e-mail funcional, salientando que NÃO HÁ NADA CONCRETO no momento paraa instalação da empresa em nossa cidade.

Estamos na torcida para que nossa cidade seja contemplada, porém, ficamos entristecidos por saber que isso poderia mudar um pouco o cenário econômico de nossa cidade para melhor neste momento de pandemia, a princípio não irá se concretizar.

Vamos torcer para que Alegrete receba investimentos e que haja mais vagas de emprego, nós da FGTAS estamos sempre almejando mais vagas e oportunidades, mas a HAVAN no momento NÃO HÁ NADA,somente ficaremos no aguardo.

Oficializamos um documento e estamos entregando para todos os meios de comunicação de nossa cidade com cópia da resposta da empresa, para que seja divulgado para a comunidade que tanto torce pelo crescimento de nosso Alegrete.

Atenciosamente

Eider Penna
ADS – Coord. Regional FGTAS/Sine Oeste e Campanha RS”

Continue lendo

Cidade

Corrigido. Carro capota na avenida Tiaraju, na Zona Leste

 

Este Ford Ka acaba de capotar na avenida Tiaraju na altura da Vila dr.Romário. o motorista perdeu o controle do carro.

Segundo populares o motorista teve que desviar abruptamente de um ciclista que atravessou a pista e perdeu o controle do Ka.

O Gol branco descia do bairro em direção ao centro da cidade. A ambulância da Samu já está no local.

 

Imagem/ vítor cardozo

Continue lendo

Popular