Contato

Cidade

Primeira supervisora da 17ª Regional da Agricultura é do Alegrete

O amor pela profissão nos leva a vários caminhos, mas o amor pela terra nos faz ter certeza de um só chão. Assim aconteceu com a Francielli Neri Menna Barreto. Alegretense com muito orgulho, ela – que saiu da cidade logo após terminar o colégio, hoje é a primeira mulher a supervisionar a 17ª Coordenadoria Regional da Agricultura. Aos 30 anos, ela conta sua trajetória de dedicação e amor pela profissão, mas sem deixar de lado o carinho desta terra que amou desde guria. 
 
A veterinária, nascida no Baita Chão, se criou no Bairro Progresso, passou pelos bancos do Emílio Zuñeda e hoje atua em municípios que abrangem desde Santiago até Cerro Largo – passando pela área da fronteira com a Argentina. Criada com muito amor e apoio dos pais Rita e Homero Menna Barreto, Francielli aprendeu, desde cedo, que somente os estudos e dedicação a levariam aonde estavam seus sonhos. “Meus pais não tinham condição de me dar tudo que eu sonhava, mas condições de me auxiliar a chegar lá eles tinham. Inclusive de se mudar de mala e cuia pra Uruguaiana, pra estar lá perto me apoiando. Deixando casa e cotidiano de Alegrete pra trás”, relembra.
 
Ou quem vem de Uruguaiana de manhã 
Com uma rotina tranquila tanto na infância quanto na adolescência, ela conta que mesmo tendo contato com a vida rural, em função da propriedade que os pais têm no interior de Quaraí, nunca pensou em ser veterinária.  
 
“Foi algo como uma luz divina quando os professores da PUC Uruguaiana foram ao Emílio para divulgar os cursos”, conta a profissional que hoje é muito bem colocada no mercado de trabalho. A médica veterinária ainda lembra que simpatizou com o curso quando ouviu a explanação e  quando decidiu já sabia que seria veterinária de frigorífico, embora na época nem soubesse como o profissional atuava.
 
Após terminar o ensino médio, foi de mala e cuia com a família e a avó materna já falecida Ema – que a criou junto com a mãe e também a ajudou. “Não posso deixar de citar minha vovó, ela me criou e fez muitos sacrifícios, além de ter o orgulho de me ver formada”, afirma. 
 
Durante a faculdade, Francielli sempre que podia vinha para Alegrete para matar a saudade dos amigos e da cidade. E quando possível, aliava o amor pela terra natal e pela futura profissão: chegou a fazer três estágios no Marfrig aqui da cidade.

Gratidão pela terra natal e pela terra de acolhida
Atualmente, ela mora em Santo Ângelo com o esposo e a filha. “Os caminhos e concursos me trouxeram para as Missões, que me deram ascensão profissional que sonhava e ainda me deram minha família”, conta orgulhosa. Ainda assim, ela sempre fala com carinho da cidade natal. “Gosto da hospitalidade e da simplicidade inigualável do povo alegretense. Gosto das festas da Semana Farroupilha de Alegrete, não existe melhor nem maior em nenhum outro canto do estado”, avalia. O saudosismo também faz parte dos relatos de Francielii, “tenho saudades da infância, dos amigos do Colégio Emílio Zuñeda”.
 
Dedicação e amor foram propulsores dos resultados que hoje servem como exemplo
A profissional dedicada, mãe, esposa e filha amorosa é um exemplo daquelas pessoas que nunca desistiram de seus sonhos, nem de valorizar as pessoas que estiverem presentes ao longo do caminho. Os pais, a avó, o esposo Fabiano, a filha Rita e o amado pago alegretense fazem parte de sua história e de seus orgulhos. “Tenho muito carinho e posso dizer que minhas conquistas foram feitas degrauzinho por degrauzinho”, conclui.
 
Francielli é pós-graduada em Processamento e Controle de Qualidade em Produtos de Origem Animal, atuou como fiscal Estadual Agropecuária – responsável pela inspeção do Frigorífico Callegaro e Irmãos, abatedouro de bovinos situado na região noroeste em Santo Ângelo, um dos maiores do Estado, e agora como supervisora regional da 17° Coordenadoria Regional da Agricultura.
 
Francielli saiu de Alegrete ainda jovem. Cresceu como mulher e como profissional. E, mesmo após colher frutos em outros pagos, ela valoriza sua terra e sua gente.
Continue lendo
Publicidade
Comentários

Cidade

Ciclofaixa será inaugurada neste sábado com pedalada

Uma pedalada marcará a inauguração oficial da ciclofaixa da avenida Tiaraju, em Alegrete, neste sábado, às 16h. O evento é organizado pela Prefeitura em parceria com grupos de ciclistas, mas também é aberto à participação de outros ciclistas amadores e visa divulgar e incentivar o uso da bicicleta entre a população.

A pedalada, que terá todos os protocolos sanitários respeitados, percorrerá um trajeto de 6,0 km (3 de ida e 3 de volta) e sairá da frente do obelisco “Será o momento de lançar não só uma faixa na rua, mas um estilo de vida que está ligado à mobilidade com segurança, meio ambiente e qualidade de vida das pessoas”, afirmou o prefeito Márcio Amaral, que também participará da pedalada ao lado do vice-prefeito Jesse Trindade.

Durante a semana, equipes trabalharam na pintura e sinalização da ciclofaixa, que teve o investimento de R$ 160 mil. A pista exclusiva para o tráfego de ciclistas ocupará um espaço que antes servia apenas para veículos, sendo uma importante ligação a zona leste da cidade.

Segundo vice-prefeito Jesse Trindade, a ciclofaixa será a primeira parte de um futuro circuito ciclístico que a Prefeitura pretende implantar no município. “Temos muito trabalho pela frente. Nosso compromisso, plano de governo, contemplava projetos de ciclovias e ciclofaixas. Estamos projetando uma rota que contemple várias regiões da cidade, até para que as pessoas se sintam convidadas a adotar esta prática como rotina em seus deslocamentos”, disse Jesse.

Continue lendo

Cidade

Peruzzo repassa alimentos doados por clientes à Santa Casa

 

Numa iniciativa da Rede Peruzzo de Supermercados, foram entregues alimentos doados por seus clientes à Santa Casa de Alegrete.

Presentes no ato os gerentes da Barros Cassal, senhor Cássio Alissandro Rodrigues, pelo Ecomix, senho Josiel da Luz Santos, e Márcio Marchezan pelo mercado da Venâncio Aires.

Representando a Santa Casa, senhora Márcia Ferreira, supervisora de nutrição, e Carlos Mello, diretor de imagem. Foi entregue nessa ocasião uma tonelada de alimento.

Continue lendo

Cidade

Vereadores acompanham Prefeito nas obras do Aeroporto

    A convite da Administração Municipal, na manhã desta  quinta-feira, os vereadores  estiveram no Aeroporto Gaudêncio  Ramos para conhecerem o ritmo de obras  da estação de passageiros e da pista de pouso e decolagem com vistas ao reinício  dos voos comerciais.  A presidente Firmina Soares, acompanhada  dos vereadores  Eder Fioravante, João Leivas, Jaime Duarte, Ênio Bastos,Vagner Fan, Luciano Belmonte, Glênio Bolsson e Itamar Rodriguez,  foram recebidos  pelo prefeito Márcio Amaral, vice-prefeito Jesse Trindade Santos e secretários municipais.

Acompanharam o andamento das obras tanto de melhorias da estação de passageiros  quanto da pista que está recebendo nova camada asfáltica. A intervenção política do deputado Frederico Antunes, foi destacada pela bancada do PP, em vídeo distribuído nas redes sociais.

 

 

A empresa Construtora Alegretense é encarregada das obras e o investimento, conforme informou o prefeito Márcio, passa de R$ 300 mil.

 

 As melhorias deverão estar concluídas a tempo de ser feita a vistoria final  do aeroporto, tendo em vista que no dia 3 de agosto  terão início os voos   entre Alegrete e a Capital do Estado, a cargo da empresa Azul, momento considerado muito importante para a alavancada do desenvolvimento do município. 

Continue lendo

Ler edição online

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular