Contato

Cidade

Esgoto a céu aberto gera reclamações no Novo Lar

O morador do bairro Novo Lar Ariel Ramirez entrou em contato com a redação do EQ para relatar uma situação que, segundo ele, a comunidade local vive há mais de 15 anos: o esgoto a céu a aberto e os crescentes alagamentos. Ele afirma que os moradores já entraram em contato com a Prefeitura Municipal, várias vezes, e nada foi feito.

Ao passar pelo trecho entre as ruas Esmeraldo Gamino e Barão do Ibirocai, é possível enxergar o esgoto que escorre a céu aberto. Segundo Ramirez, nos dias de enxurrada todas as casas acabam sendo afetadas pela inundação.  “Não tem escoamento e os alagamentos só pioram, sem falar na questão de saúde pública do esgoto a céu aberto”, diz o comerciante que reside há mais de vinte anos no local.

Ele ainda afirma que a última limpeza feita foi há 15 anos e vários protocolos já foram registrados na prefeitura. “É uma situação que não tem mais volta, já registramos vários protocolos e não fomos atendidos”, lamenta.

Para Carla Pires – que cresceu no bairro, o sentimento de descaso com a localidade é grande. Confira o depoimento dela.

Prefeitura diz que responsabilidade pelo esgoto é dos moradores

Em contato com a Secretaria de Infraestrutura, o responsável pela pasta, Jetter de Souza, afirma que o Executivo faz o possível para a colocação de bueiros. Ainda assim, ele destaca que a responsabilidade da Secretaria é a drenagem pluvial. “Nós colocamos o bueiro, mas cada vez menos a população coloca fossa e sumidouro – o que é uma responsabilidade individual”, explica Souza. Ele diz que muitos moradores ainda liberam o próprio esgoto em frente as casa.

O secretário fala que a colocação de bueiros é questão de saúde pública, mas que a prefeitura não tem recursos para todas as localidades. “Trabalhamos para ampliar a rede de drenagem pluvial, mas não temo

s como atender todos ao mesmo tempo”, enfatiza.

“Vamos tentar dar uma atenção ao bairro, mas não podemos precisar uma data certa. Essa questão histórica é de vários bairros. No Segabinazi, por exemplo, era uma deficiência de 50 anos e só agora conseguimos arrumar”, conclui.

Mais de sete mil bueiros já foram instalados nas ruas da cidade desde o início desta gestão, segundo dados da Secretaria de Infraestrutura.

Responsabilidades: Esgoto pluvial x Esgoto cloacal 

O esgoto Pluvial é todo aquele proveniente de precipitação (chuvas), que chega ao solo e/ou telhados com a qualidade natural. Toda água de lavagem de pátios, rega de jardins, calhas, que escoam pelas sarjetas e de bueiros, etc, se enquadram também nesta categoria. A responsabilidade da rede pluvial e de bueiros é da Prefeitura Municipal.

Esgoto Cloacal é o mesmo que esgoto doméstico ou sanitário. Nesta categoria se enquadra todo o esgoto proveniente de vasos sanitários, pias de cozinhas e banheiros, tanques, lavanderias, chuveiros, estabelecimentos comerciais e industriais, etc. O correto é que os usuários dos locais que ainda não são atendidos pela rede cloacal instalem fossas em suas residências.

 

Publicidade
Comentários

Cidade

Moradores discutem melhorias no Bairro Nossa Senhora da Conceição

Encontro liderado por Adão Roberto e Carmelita visa calçamento, drenagem e iluminação

Em 19 de novembro de 2024, a Associação de Moradores do Bairro Nossa Senhora da Conceição e autoridades se reuniram para discutir melhorias como calçamento, drenagem e iluminação. Adão Roberto, da FRACAB e UAMA, e a presidente da associação, Carmelita Hoffman, lideraram o encontro, que ocorreu no próprio bairro.

As autoridades prometeram colaborar para elevar a qualidade de vida local, mas ainda não detalharam as ações ou prazos. A comunidade aguarda o cumprimento desses compromissos.

 

Continue lendo

Cidade

NESTA QUINTA-FEIRA: AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTIRÁ DESCONTOS DE MULTAS E JUROS NO PROGRAMA PROFIS 2024

O evento ocorrerá às 15h, no Plenário Gaspar Cardoso Paines, na Câmara de Vereadores

A Câmara Municipal de Alegrete convida a comunidade para participar, nesta quinta-feira, 21 de novembro de 2024, da audiência pública sobre o Programa Profis 2024, promovida pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final. 

O encontro discutirá o Projeto de Lei Ordinária 59/2024, apresentado pelo Poder Executivo, que estabelece condições especiais para regularização de débitos com o município. O programa prevê anistia de multas e juros sobre créditos da Fazenda Pública Municipal, de natureza tributária e não tributária, vencidos até 31 de dezembro de 2023, destinados a pessoas físicas e jurídicas com dívidas ativas e/ou judicializadas.

A audiência pública é uma oportunidade para que a população conheça os detalhes do projeto, tire dúvidas e contribua com sugestões. Além disso, o evento será transmitido ao vivo pela TV Câmara, garantindo acesso àqueles que não puderem comparecer presencialmente.

Continue lendo

Cidade

Alegrete celebra padroeira com vasta programação religiosa

Eventos começam em 29 de novembro, incluindo carreatas e missas temáticas, com apoio da Prefeitura e Secretaria de Turismo. Nossa Senhora da Conceição Aparecida promete unir e abençoar a cidade

A cidade de Alegrete anunciou, em um evento na noite de 14.nov.2024 (5ª feira), no salão Paroquial, uma programação extensa para celebrar a sua padroeira, Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

As festividades, com início em 29.nov, contam com o apoio da Prefeitura de Alegrete e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Prometem momentos de fé, tradição e união para a comunidade local.

As celebrações começarão com uma carreata às 18h, partindo do trevo do arco na Cidade Alta, seguida de uma missa com benção ao Alegrete às 19h, no dia 29.nov. Esta sequência de eventos simboliza a união e a fé da comunidade.

A programação inclui missas temáticas dedicadas a diferentes grupos da comunidade ao longo da semana seguinte. No dia 3 de dezembro, às 19h, haverá uma missa com benção às famílias, com a presença da Paróquia de Manoel Viana. No domingo, às 10h, uma missa abençoará os produtores rurais do Município, e às 19h, uma missa será dedicada aos integrantes do comércio e empreendedores de Alegrete.

Durante a semana, as celebrações continuarão com missas voltadas para profissionais de diversos setores, incluindo construção civil, indústrias, agroindústrias, militares, seguranças, educação, cultura, tradicionalistas e profissionais de saúde. O encerramento das festividades será no domingo, com uma Santa Missa na igreja Matriz às 10h, marcando o fim de uma semana de celebrações.

 

 

Continue lendo

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular