Polícia
Balança pesada para a criançada: profissional alerta para obesidade nos pequenos
No café da manhã um achocolatado em caixinha ou suco industrializado, no almoço refrigerante e nuggets, na sobremesa gelatina ou chocolate, no lanche da tarde um salgadinho e na janta um macarrão miojo. Este é o cardápio de muitas crianças – ao menos de dois a três destes itens compõe a dieta dos jovens no Brasil. Situação preocupante, uma vez que a média de obesidade infantil brasileira está acima da média mundial. Em Alegrete, a realidade não é muito diferente e especialistas alertam: é necessária uma conscientização urgente.
Hoje há dez vezes mais crianças e adolescentes obesos em todo o mundo do que há 40 anos. Se a tendência de crescimento das últimas décadas se mantiver, em 2022, ou seja, dentro de apenas quatro anos, o número de jovens obesos será – pela primeira vez, maior do que o número de desnutridos.
A média brasileira de crianças obesas, divulgada pela ONU, é de 9,4% em meninas e 12,7% em meninos. Um percentual preocupante. Já que a média mundial é de 5,6% em meninas e 7,8% em meninos.
O peso da balança em Alegrete
Na cidade, a realidade não é tão distante. Em conversa com a psicóloga Daniela Pertille, ela conta que o número de casos do gênero assusta. “É muito acesso sem orientação”, destaca. Ela ainda acrescenta o “boom” dos fast-foods, a rotina de comer fora, o alto consumo de congelados industrializados e o sedentarismo.
Nutricionista alerta para a conscientização dos pais
A profissional conta que já recebeu casos de uma criança, de apenas cinco anos, já com diabetes tipo 2; outra com três anos e com gordura no fígado num quadro de obesidade mórbida. “São casos extremos, mas é primordial a educação alimentar. O discernimento não é natural em uma criança, os pais precisam dar o exemplo”, orienta.
A nutricionista diz que o melhor caminho é sempre a educação alimentar. “Se tu der a educação nunca vai precisar reeducar”, avalia. Nesse contexto, Daniela dá algumas dicas para os papais e mamães: o hábito se torna repetição – colocar na mesa todos os dias alimentos saudáveis – saladas, frutas; ter alimentos saudáveis e permitidos ao alcance em armários e prateleiras baixas e com boa visibilidade; coordenar o período em frente à televisão e computador; incentiva a prática de exercícios.
Outro fator importante a ser observado é se o quadro de obesidade não é decorrente de fatores psicológicos. Muitas vezes, desequilíbrios emocionais desencadeiam a doença. Nesses casos, o acompanhamento de psicólogos e uma equipe multidisciplinar é essencial.
A nutricionista, que atua na rede municipal, ainda relembra que todos os ESFs de Alegrete disponibilizam profissionais da área. A dieta de crianças e adolescentes é elaborada individualmente.
Efeito dominó
A obesidade infantil pode ser mais grave do que muitos pais pensam. Crianças obesas sofrem com um aumento de peso que está em desequilíbrio com a idade, altura e a estrutura óssea. Conheça os problemas mais comuns: problemas Respiratórios e pulmonares, distúrbios do sono, diabetes, hipertensão, colesterol alto, doenças metabólicas e depressão.
Cardápio do mal
Sucesso entre a criançada, guloseimas como salsicha, hambúrguer, refrigerante e sucos industrializados estão entre os maiores vilões da alimentação. Confira os 10 piores: salsicha, hambúrguer congelado, frango empanado, refrigerante, salgadinhos, maionese, macarrão instantâneo, bolacha recheada e suco industrializado.
Polícia
Gato criado é preso por causa de salame
Durante policiamento ostensivo na área central a guarnição policial avistou um indivíduo em atitude suspeita e decidiu abordá-lo. Durante a busca pessoal foi encontrado em sua posse uma sacola contendo 03 peças de salame e 07 pacotes de chiclete e 01 chocolate, sem conter nota fiscal dos produtos.
Como o indivíduo já é conhecido no meio policial pela prática reiterada de furtos foi diligenciado junto a um mercado próximo e constatado o furto nas imagens de videomonitoramento local. Dado aos fatos, a guarnição encaminhou o acusado até a Delegacia onde foi lavrado o Auto de Prisão em Flagrante
FUGA DE LOCAL DE ACIDENTE
A Brigada Militar atendeu ocorrência de acidente de trânsito na Av. Assis Brasil, onde o condutor de um automóvel fugiu do local após ter atropelado um ciclista.
Este fato foi presenciado por um Policial Militar que estava de folga, no entanto brevemente orientou os populares para a prestação do socorro à vítima e logo saiu no encalço do autor enquanto acionou a Sala de Operações repassando as informações do acidente.
Dado ao empenho do referido policial, foi possível localizar e prender em flagrante o motorista pelos crimes de lesão corporal culposa na condução de veículo automotor, omissão de socorro, fuga de local de acidente e embriaguez ao volante.
Polícia
Pastor condenado por estupro em Brasília é preso em Barra do Quaraí
Na tarde desta quinta-feira (03/04), em ação conjunta da Polícia Civil e Polícia Federal, um pastor condenado por estupro de uma pessoa com deficiência em Brasília foi preso em Barra do Quaraí.
O fato ocorreu em 2014, em Brasília, quando a vítima, uma pessoa com deficiência, com limitações intelectuais e motoras, foi estuprada pelo homem, que era pastor de uma igreja. A condenação definitiva e a expedição do mandado de prisão ocorreu em maio de 2024, quando o homem passou à condição de foragido.
Após troca de informações e diligências conjuntas entre a Polícia Federal e a Polícia Civil, o condenado foi localizado em Barra do Quaraí, onde estaria morando há alguns meses.
Policiais das duas instituições foram até o local e efetuaram a prisão do condenado, que possui 59 anos de idade. Ele será encaminhado à Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana.
A Polícia Civil atuou por meio da DRACO e Delegacia de Barra do Quaraí, ambas coordenadas pelo Delegado Nilson de Carvalho.
Polícia
Dupla é presa na Promorar por envolvimento com o tráfico
Nesta quarta-feira (02/04), por volta de 15h e 45min, uma guarnição da Brigada Militar de Alegrete, através da 3ª Companhia do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira, após receberem denúncias de que em uma residência localizada no Bairro Promorar, venderiam substâncias entorpecentes, deste modo foi realizado patrulhamento nas proximidades do endereço, sendo visualizado um indivíduo entregando uma cédula de dinheiro a um segundo indivíduo e recebendo um invólucro plástico.
Ao mesmo tempo, foi realizada abordagem destes indivíduos, sendo um homem de 18 anos e outro de 49 anos, em revista pessoal foi localizado na boca do homem de 49 anos, 01 pedra com semelhança à crack, sendo possível visualizar ele engolir um segundo objeto com as mesmas características.
Com o jovem foi localizado em seu bolso, a quantia de 20 reais em moeda corrente e 6 porções de crack prontas para venda. Dando sequência ao flagrante no interior da residência do jovem foi localizado, 05 porções de crack, juntamente com uma gilete, utilizada para fracionar a substância, além de 20g de erva esverdeada com aparência de maconha e a importância de R$ 396,00 reais em moeda corrente.
Diante ao exposto ambos foram presos em flagrante, conduzidos a UPA para exames de lesões posterior apresentado na delegacia para registro dos fatos, onde a autoridade policial autuou o jovem em Flagrante pelo crime de Tráfico de Entorpecente e para o outro foi confeccionado ocorrência simples por Posse de Entorpecentes.
-
Cidade5 anos atrás
Cavalarianos desfilam pelas ruas do Alegrete em homenagem ao 20 de Setembro
-
Polícia4 anos atrás
Racismo em Alegrete. Idosa é gravada xingando com injúria racial
-
Manchete4 anos atrás
Jovem médica alegretense morre em acidente na 290
-
Polícia10 meses atrás
Acidente fatal faz vítima fatal mulher jovem de 28 anos
-
Esportes3 anos atrás
Pauleira em baile viraliza nas redes sociais
-
Polícia2 anos atrás
Advogada é surpreendida por depoimento de Emerson Leonardi
-
Cidade5 anos atrás
Folia e diversão no enterro dos ossos da descida dos blocos 2020
-
Polícia5 anos atrás
Atualizado. Carro com placas de Alegrete é esmagado por Scânia em Eldorado