Manchete
Mês do Livro movimenta cidade para incentivar prática
Abril tem várias datas, em nível nacional, alusivas ao livro e a leitura. Neste contexto, a promoção do Mês do Livro e da Leitura de Alegrete conta com diversas atividades. O objetivo é fomentar ações que destaquem a relevância da prática. A valorização das atividades do gênero em escolas e outras instituições também são pauta nesse período.
Ao longo das semanas já foram realizadas rodas de conversa, contação de histórias e intervenções no comércio local. Quem passou pelas ruas da cidade teve a oportunidade de cruzar com Dom Quixote de La Mancha, por exemplo. A intervenção cultural teve como objetivo incentivar o hábito da leitura para a comunidade.
Tanto na programação quanto na execução do Mês do Livro e da Leitura, entidades, empresas e organizações foram convidadas para unir forças e interar a programação com atividades temáticas. A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) foi uma das instituições que aderiu com uma Feira de Troca de Livros, organizada pela biblioteca do campus.
Conheça o calendário
02 de abril – Dia Internacional do Livro Infantil
09 de abril – Dia Nacional da Biblioteca
18 de abril – Dia Nacional do Livro Infantil (e nascimento de Monteiro Lobato)
23 de abril – Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor (falecimento de Cervantes e de Shakespeare).
Confira a programação
– 21 de abril
10h – Bicicloteca do Bookcrossing libertando livros – Local: Calçadão Hélio Ricciardi
11h às 15h – Feira de Troca e Desapego de livros Biblioteca Municipal Mário Quintana – Local: Calçadão Hélio Ricciardi
17h às 19h – Clube de Leitura #LeiaMulheres – Local: Biblioteca Municipal Mário Quintana (área adulta)
– 23 a 27 de abril
14h às 17h – Feira de Troca de livros da Biblioteca da Unipampa – Local: Campus Unipampa
18h às 22h – Arte da Palavra – Local: SESC
– 28 e 29 de abril
Das 9h às 12h – 13h às 17h – Oficina de Cinema: Câmera Causa – Local: Sesc Alegrete
Manchete
Caminhão do Exército derruba postes e interdita ruas em Alegrete
Um caminhão do Exército Brasileiro, que transportava cavalos, provocou a queda de dois postes de energia elétrica na tarde desta terça-feira (24) em Alegrete. O incidente ocorreu quando o veículo cruzava a Rua Bento Gonçalves em direção à Rua Conde de Porto Alegre e acabou enroscando na fiação da rede elétrica.
De acordo com o relato do militar responsável pela condução, ele não percebeu o momento em que a estrutura foi atingida. A queda dos postes obrigou a Brigada Militar a interditar as duas vias para garantir a segurança da população e permitir a avaliação dos danos.
O caminhão foi posteriormente recolhido ao quartel do 6º Regimento de Cavalaria Blindado. As causas do acidente ainda serão apuradas pelas autoridades competentes.
Manchete
Caminhão com carga de milho tomba na RS 377 em Alegrete
No início da tarde desta quinta-feira (12), um caminhão trator com dois semirreboques — conhecido como Romeu e Julieta — tombou no km 399, na RS 377, próximo ao trevo de acesso ao antigo lixão.
O veículo transportava cerca de 36 toneladas de milho e seguia no sentido Manoel Viana/Alegrete quando o motorista perdeu o controle ao fazer a conversão.
Motoristas que passavam ajudaram nos primeiros socorros e acionaram o Samu e o Comando Rodoviário da Brigada Militar.
Até o momento, não há informações detalhadas sobre o estado de saúde do condutor, mas de forma preliminar ele estaria bem.
Manchete
Caso Márcio dos Anjos: data do júri de tios do menino é redefinida
Tribunal do Júri da Comarca de Alegrete, que irá julgar os réus Riane Quinteiro da Costa e Roberta Eggres Prado, acusados de homicídio qualificado por omissão na morte de Márcio dos Anjos Jaques, ocorrida em agosto de 2020, foi redesignado por decisão proferida na quinta-feira (22/01), pelo Juiz de Direito Rafael Echevarria Borba, titular da Vara Criminal local.
A sessão, que estava marcada para 23 de abril de 2026, foi antecipada para o dia 16 do mesmo mês, às 9h, no Salão do Júri do Foro alegretense. A medida se dá em razão de pedido do Ministério Público, sem oposição das defesas dos réus. Além disso, na mesma decisão, foi ratificada a desistência da oitiva de quatro testemunhas de defesa.
A previsão de duração do julgamento é de dois dias.
Caso
Márcio morreu em 17 de agosto de 2020. Segundo laudo de necropsia, a causa foi hemorragia subdural e edema cerebral. De acordo com o Ministério Público, ele foi espancado pelo pai, Luís Fabiano Quinteiro Jaques, já condenado pelo Tribunal do Júri de Alegrete em outubro de 2024 a 44 anos, 10 meses e 20 dias de reclusão em regime fechado. Márcio e o pai moravam com o casal, que cuidava do menino quando Luís Fabiano trabalhava na área rural.
Conforme a denúncia, os tios se omitiram diante das agressões praticadas pelo pai, mesmo tendo o dever legal de agir. O MP afirma que a criança foi agredida na noite de 13/08/20, sofreu lesões graves e só foi levada ao hospital três dias depois, já em estado crítico. Márcio não resistiu e faleceu em 17/08/20.
-
Cidade5 anos atrás
Cavalarianos desfilam pelas ruas do Alegrete em homenagem ao 20 de Setembro
-
Polícia5 anos atrás
Racismo em Alegrete. Idosa é gravada xingando com injúria racial
-
Manchete5 anos atrás
Jovem médica alegretense morre em acidente na 290
-
Cidade6 anos atrás
Folia e diversão no enterro dos ossos da descida dos blocos 2020
-
Polícia2 anos atrás
Acidente fatal faz vítima fatal mulher jovem de 28 anos
-
Polícia3 anos atrás
Advogada é surpreendida por depoimento de Emerson Leonardi
-
Esportes4 anos atrás
Pauleira em baile viraliza nas redes sociais
-
Polícia5 anos atrás
Atualizado. Carro com placas de Alegrete é esmagado por Scânia em Eldorado


