Contato

Polícia

CEPAL: Quando a leitura é só o primeiro passo

Viajar, refletir, aprender e se distrair. Estes são alguns dos benefícios da leitura. Em Alegrete, é possível viajar no tempo não apenas por meio dos livros, mas por meio de um aconchegante lugar que nos faz ir além das fronteiras do pensamento: o CEPAL (Centro de Pesquisa e Documentação de Alegrete). O sonho, que começou em 1988 com Danilo Nelson Assumpção dos Santos, hoje é preservado pelo irmão, Nelson, e conta com o apoio e doações da comunidade. O aprendizado se dá não só pelo contato com os livros, mas também com documentos, imagens e artefatos. Lá, é possível ir além da leitura, é possível conhecer a origem da história do povo alegretense.

O antigo depósito da Viação Férrea, outra parte importante da história da cidade, atua como abrigo de um dos maiores acervos da cidade desde 2001. Ao entrar no local, a sensação de um ambiente familiar aliada a um espaço repleto de conhecimento é instantânea. “Acumulamos materiais de várias características e que fazem parte da formação da cidade. Buscar a historicidade nos leva a pensar no ser humano”, destaca o presidente do CEPAL, Nelson Assumpção dos Santos.

Para ele, a importância da manutenção da mostra não está somente nos registros, mas em todo o conjunto de informações que compõem um recorte do trajeto percorrido para a formação da cidade que temos hoje. “Se olhássemos um pouco do que foi feito lá atrás, muita coisa seria poderia ser diferente hoje”, desabafa o curador, de 66 anos, que dedica a rotina às atividades voltadas para o museu.

Um catálogo inusitado de artigos pode ser encontrado no grande salão: certidões de 1822, fichas de votação da década de 60, fósseis, pedras, animais empalhados e muito mais são expostos no local. O que não está diante dos olhos está catalogado e arquivado. Só em livros, somam-se mais de 12 mil exemplares. O espaço abrange áreas como antropologia, arqueologia, paleontologia, gemologia e taxidermia.

Desde a criação, mais de 70 mil pessoas já visitaram o CEPAL. Motivo de orgulho para o presidente que diz ser o “guardião” do sonho do irmão. “O Danilo era responsável pela parte intelectual e eu pela parte física. Minha casa é aqui”, conta.

As visitas de escolas são seguidas de uma palestra, nela Santos conta a história sobre a formação da cidade. Atualmente, o espaço é mantido pelo curador – que cultiva e preserva o trabalho desenvolvido pelo irmão – falecido em 2016, e conta com o apoio da esposa. Além disso, o CEPAL conta com uma diretoria de 11 membros e doações. Ao tocar nesse assunto, o presidente faz questão de ressaltar que todo auxílio de voluntários é sempre bem-vindo. “Não temos dinheiro, mas a gratificação que o trabalho proporciona não há o que pague”, revela.

Além do teor educativo, o CEPAL também atua com grupos de auxílio à comunidade em geral. Entre em contato com a instituição e saiba mais.

Confira. na íntegra, a conversa com Santos:

*Ao final do vídeo, um problema de interferência não possibilitou a transmissão das últimas palavras que são “dentro da metodologia que nós nos habilitamos a oferecer”.

Além do teor educativo, o CEPAL também atua com grupos de auxílio à comunidade em geral. Entre em contato com a instituição e saiba mais.

Ficha técnica

Expediente: de segunda a sexta das 09h ao meio-dia e das 14h às 18h.

Telefone: (55)3422.4585

Endereço: Largo da Viação Férrea

Tour virtual:

 

Publicidade
Comentários

Polícia

Casal de Alegrete morre em colisão entre moto e van na BR-472

Marcos e Tatiana Ximenes, ambos de 48 anos, retornavam de um passeio com amigos quando ocorreu o acidente em Santa Rosa. O casal deixa dois filhos.

Um casal de Alegrete morreu nesta segunda-feira (12), em um acidente de trânsito na BR-472, em Santa Rosa, na região Noroeste do Rio Grande do Sul.

As vítimas foram identificadas como Marcos e Tatiana Ximenes, ambos de 48 anos, que viajavam em uma motocicleta BMW R 1250.

A colisão ocorreu por volta do meio-dia, no km 153 da rodovia, e envolveu uma van Mercedes-Benz Sprinter.

Conforme as informações divulgadas, o casal retornava de um passeio realizado com um grupo de amigos quando aconteceu o acidente.

Segundo informações preliminares atribuídas ao Corpo de Bombeiros, a van teria invadido a pista contrária e atingido a motocicleta.

As circunstâncias da colisão ainda deverão ser esclarecidas pelas autoridades responsáveis pela investigação.

O motorista da van, de 44 anos, recebeu atendimento e foi encaminhado ao hospital. Inicialmente, seu estado de saúde foi considerado estável.

Marcos e Tatiana residiam em Alegrete e deixam dois filhos. A morte do casal repercutiu na comunidade alegretense.

Até o momento, não há informações confirmadas sobre a conclusão da apuração das causas do acidente.


 O QUE SE SABE SOBRE O ACIDENTE

Local: BR-472, km 153, em Santa Rosa (RS).

Data: Segunda-feira, 12 de outubro de 2026.

Horário: Por volta do meio-dia.

Veículos: Motocicleta BMW R 1250 e van Mercedes-Benz Sprinter.

Vítimas: Marcos e Tatiana Ximenes, ambos de 48 anos.

Motorista da van: Homem de 44 anos, encaminhado ao hospital.

Causa: Ainda sob apuração.

 INVESTIGAÇÃO E PRÓXIMOS PASSOS

A informação preliminar de que a van teria invadido a pista contrária ainda depende de confirmação oficial.

A apuração deverá esclarecer a dinâmica da colisão e as circunstâncias que levaram ao acidente.

Até o momento, não há confirmação sobre a conclusão dos levantamentos técnicos nem sobre eventual responsabilização.

As informações definitivas dependerão dos resultados da investigação conduzida pelas autoridades competentes.

Continue lendo

Polícia

Homem de 32 anos morre após cair de telhado no Passo Novo, em Alegrete

Wagner Almeida realizava reparos na cobertura da residência do pai quando sofreu a queda. Ele foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

Um homem de 32 anos morreu após cair do telhado de uma residência na localidade do Passo Novo, no interior de Alegrete. A vítima foi identificada como Wagner Almeida.

Segundo informações preliminares, ele realizava reparos na cobertura da casa do pai quando sofreu a queda. Wagner foi socorrido e encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiu aos ferimentos.

Conforme as informações divulgadas, a vítima sofreu uma lesão grave na coluna e um corte profundo na cabeça. Wagner havia retornado ao Passo Novo há poucos meses e estava residindo com familiares. Ele deixa dois filhos.

A ocorrência foi registrada por familiares na Delegacia de Polícia de Alegrete. As circunstâncias do acidente ainda deverão ser esclarecidas.

Amigos organizam uma campanha solidária para auxiliar a família com as despesas decorrentes do falecimento.

A morte ocorre em um período de recuperação da comunidade do Passo Novo, atingida pelo temporal de granizo de setembro. Até o momento, não há confirmação de que o serviço realizado pela vítima estivesse relacionado aos danos provocados pelo fenômeno.

Continue lendo

Polícia

DECRAB prende dois suspeitos durante operação em Alegrete

Durante o cumprimento dos mandados de busca, quatro armas foram apreendidas e dois suspeitos foram presos em flagrante

Policiais da 2ª Delegacia de Polícia Especializada na Repressão de Crimes Rurais e de Abigeato, coordenados pelo Delegado Vinícius Seolin, com apoio de Policiais do 47° BPM e 1ª DECRAB realizaram, na manhã de hoje, o cumprimento de mandados de busca e apreensão em desfavor de suspeitos da prática de furtos abigeato na região.

As investigações iniciaram em meados de Setembro de 2026 e indicavam a prática de abigeato no interior do município de Alegrete. Após investigações, foi possível identificar suspeitos da autoria delitiva, culminando com o cumprimento de ordens judiciais de busca e apreensão na manhã de hoje. As buscas ocorreram na cidade de Alegrete.

Durante o cumprimento dos mandados de busca, *quatro armas foram apreendidas e dois suspeitos foram presos em flagrante*

O Delegado Vinícius Seolin, responsável pela 2ª DECRAB, salienta que as investigações prosseguem e que a agilidade nas apurações dessa modalidade criminosa é essencial, enfatizando o esforço contínuo da Polícia Civil na repressão de crimes que afetam o meio rural da região.

Por fim, destaca o papel da comunidade e coloca a disposição os telefones da 2ª DECRAB à disposição para denúncias.

*DENÚNCIAS ANÔNIMAS –* *Sigilo Garantido*
*55 98451-1681*

Continue lendo

Popular