Contato

Polícia

CEPAL: Quando a leitura é só o primeiro passo

Viajar, refletir, aprender e se distrair. Estes são alguns dos benefícios da leitura. Em Alegrete, é possível viajar no tempo não apenas por meio dos livros, mas por meio de um aconchegante lugar que nos faz ir além das fronteiras do pensamento: o CEPAL (Centro de Pesquisa e Documentação de Alegrete). O sonho, que começou em 1988 com Danilo Nelson Assumpção dos Santos, hoje é preservado pelo irmão, Nelson, e conta com o apoio e doações da comunidade. O aprendizado se dá não só pelo contato com os livros, mas também com documentos, imagens e artefatos. Lá, é possível ir além da leitura, é possível conhecer a origem da história do povo alegretense.

O antigo depósito da Viação Férrea, outra parte importante da história da cidade, atua como abrigo de um dos maiores acervos da cidade desde 2001. Ao entrar no local, a sensação de um ambiente familiar aliada a um espaço repleto de conhecimento é instantânea. “Acumulamos materiais de várias características e que fazem parte da formação da cidade. Buscar a historicidade nos leva a pensar no ser humano”, destaca o presidente do CEPAL, Nelson Assumpção dos Santos.

Para ele, a importância da manutenção da mostra não está somente nos registros, mas em todo o conjunto de informações que compõem um recorte do trajeto percorrido para a formação da cidade que temos hoje. “Se olhássemos um pouco do que foi feito lá atrás, muita coisa seria poderia ser diferente hoje”, desabafa o curador, de 66 anos, que dedica a rotina às atividades voltadas para o museu.

Um catálogo inusitado de artigos pode ser encontrado no grande salão: certidões de 1822, fichas de votação da década de 60, fósseis, pedras, animais empalhados e muito mais são expostos no local. O que não está diante dos olhos está catalogado e arquivado. Só em livros, somam-se mais de 12 mil exemplares. O espaço abrange áreas como antropologia, arqueologia, paleontologia, gemologia e taxidermia.

Desde a criação, mais de 70 mil pessoas já visitaram o CEPAL. Motivo de orgulho para o presidente que diz ser o “guardião” do sonho do irmão. “O Danilo era responsável pela parte intelectual e eu pela parte física. Minha casa é aqui”, conta.

As visitas de escolas são seguidas de uma palestra, nela Santos conta a história sobre a formação da cidade. Atualmente, o espaço é mantido pelo curador – que cultiva e preserva o trabalho desenvolvido pelo irmão – falecido em 2016, e conta com o apoio da esposa. Além disso, o CEPAL conta com uma diretoria de 11 membros e doações. Ao tocar nesse assunto, o presidente faz questão de ressaltar que todo auxílio de voluntários é sempre bem-vindo. “Não temos dinheiro, mas a gratificação que o trabalho proporciona não há o que pague”, revela.

Além do teor educativo, o CEPAL também atua com grupos de auxílio à comunidade em geral. Entre em contato com a instituição e saiba mais.

Confira. na íntegra, a conversa com Santos:

*Ao final do vídeo, um problema de interferência não possibilitou a transmissão das últimas palavras que são “dentro da metodologia que nós nos habilitamos a oferecer”.

Além do teor educativo, o CEPAL também atua com grupos de auxílio à comunidade em geral. Entre em contato com a instituição e saiba mais.

Ficha técnica

Expediente: de segunda a sexta das 09h ao meio-dia e das 14h às 18h.

Telefone: (55)3422.4585

Endereço: Largo da Viação Férrea

Tour virtual:

 

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Polícia

Polícia Civil prende dupla que roubou mercado na Cidade Alta

A Polícia Civil, no dia 22/04 (segunda-feira) e no dia de hoje, na tarde desta quarta-feira (24/04), por meio dos policiais civis da Delegacia de Polícia de Alegrete, coordenados pela delegada Fernanda Mendonça, efetuou o cumprimento de dois mandados de prisão temporária expedidos em desfavor de investigados pela prática de um crime de roubo com uso de faca, ocorrido no dia 5 de abril, em um estabelecimento comercial na rua Barros Cassal, em Alegrete.

Na data de 5 de abril, dois indivíduos ingressaram no local, um mercado, já com a intenção de cometer o crime. Ambos subtraíram, juntos, uma garrafa de bebida alcoólica, e após serem vistos e abordados por funcionários, um deles, já em fuga, mostrou uma faca e ameaçou o funcionário com o intuito de garantir a subtração, e fugiu junto com o seu comparsa. Os dois indivíduos foram identificados pela Polícia Civil por meio de relatos, câmeras de segurança e autos de reconhecimento.

Diante da gravidade do fato, e tendo os dois já antecedentes policiais por outras práticas criminosas, requereu-se ao poder Judiciário as suas prisões, o que foi deferido e os mandados cumpridos nessa semana. Um deles, de 26 anos, foi encontrado saindo de um local no bairro Centro na segunda-feira. O outro, de 48 anos, foi capturado em via pública no dia de hoje, na Praça Nova. Ambos já são conhecidos no meio policial e registram antecedentes por furtos, receptação, porte ilegal de arma de fogo, posse de drogas, desobediência, lesão corporal, ameça, tráfico de drogas e associação ao tráfico, estupro de vulnerável, dentre outros delitos. Um deles já havia sido indiciado em outro inquérito policial recentemente, também por roubo com uso de faca.

Após cumpridas as exigências legais, ambos foram encaminhados à DPPA e, após, ao Presídio Estadual de Alegrete.

DENÚNCIAS À POLÍCIA CIVIL EM ALEGRETE (garantido o sigilo):
(55) 34270300 (plantão)
(55) 984511689 (WhatsApp)

Continue lendo

Polícia

Ladrão condenado em Alegrete é preso em Uruguaiana

Na manhã desta terça-feira (23/04), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas – DRACO – de Uruguaiana, coordenada pelo Delegado Nilson de Carvalho, cumpriu mandado de prisão contra indivíduo condenado por roubo.

O homem foi condenado por roubo praticado em Alegrete e teve mandado de prisão expedido ontem, dia 22/04/2024, pela Vara Criminal daquele Município. Após terem ciência do mandado, os policiais civis da DRACO realizaram diligências para localização do indivíduo, obtendo informações de que estaria em uma residência no Bairro Vila Júlia.

Nesta manhã, os policiais civis foram até a residência e encontraram o foragido, o qual foi preso e encaminhado à DPPA de Uruguaiana.

O foragido possui 52 anos e antecedentes por roubo, associação criminosa e crime ambiental.

Após cumpridas as exigências legais, o preso será encaminhado ao Sistema Penitenciário Estadual.

Continue lendo

Polícia

PRF prende casal com skunk em ônibus em Sant’Ana do Livramento

*PRF prende casal com skunk em ônibus em Sant’Ana do Livramento*

Na noite desta segunda-feira (22), a Policia Rodoviária Federal apreendeu skunk na bagagem de um casal que viajava em um ônibus, na BR 158, em Sant’Ana do Livramento.

Em ação de combate ao crime, PRFs abordaram um ônibus que saía de Livramento com destino a Porto Alegre. Na bagagem de mão de um casal de passageiros, foi localizado 1.1 quilo de skunk.

O casal, o homem de naturalidade japonesa, 25 anos, com passagens por tráfico de drogas, e a mulher, de Navegantes/SC, 23 anos, foram presos e a droga apreendida, sendo encaminhados para a polícia judiciária de Livramento.

Continue lendo

Popular