Manchete
Comitiva da família Aranha é recebida com muita emoção e muitas homenagens em Alegrete
Na manhã desta quinta-feira (12), a Prefeita Cleni Paz da Silva e o Vice-Prefeito Márcio Fonseca do Amaral receberam, no Salão Azul do Centro Administrativo Municipal, a maior comitiva da família de Oswaldo Aranha a pisar em solo alegretense.
Na ocasião, em solenidade carregada de emoção, os Chefes do Executivo entregaram para os 19 integrantes da família Aranha, o decreto de hóspedes oficiais do município.
“E com muita honra, muita alegria e muito orgulho que recebo em nome do Executivo Municipal, como a primeira mulher prefeita de Alegrete, a maior comitiva da família Aranha a pisar em solo alegretense. Um, homem que nos deixou um grande legado de firmeza, humanidade e responsabilidade, que jamais colocou o interesse pessoal acima do interesse público. Um grande diplomata nas questões políticas e sociais. Sintam-se todos acolhidos no nosso Alegrete. Que esse dia seja de grandes e doces lembranças a todos os familiares. Obrigada família Aranha pelo respeito e amor pelo nosso Alegrete. ”, destacou a prefeita.
“Feliz a comunidade que tem antepassados ilustres da envergadura de Oswaldo Aranha e mais felizes ainda é o município que pode contar com exemplos a serem seguidos. Ao mesmo tempo, aumenta a responsabilidade, pois assim como Oswaldo Aranha disse que carregava nos ombros o peso do Brasil, nós enquanto gestores carregamos nos ombros o nome de Oswaldo Aranha e por isso, devemos desempenhar nossas funções com lisura, competência e zelo. Senhores familiares, recebemos com imenso carinho e orgulho, pois Alegrete tem muitos nomes ilustres, mas só um é Oswaldo Aranha. Dessa forma, resgatando do pensamento do nosso Oswaldo Aranha. Desejamos aos senhores que este sol que lhes banhou ao adentrar na terra de seu antepassado mais ilustre, possa aquecer nossos corações e ao mesmo tempo esta brisa sulina seja carregada de carinho dos alegretenses. ”, ressaltou a secretária de Educação e Cultura, Marcia Dorneles.
“Em nome dos meus tios e primos aqui presentes, vindos de diversos lugares do país, e de toda a família Aranha, é uma honra estarmos sendo recebidos em Alegrete e poder conhecer e retomar as histórias, memórias e a origem da nossa família. Estamos muito emocionados com esta acolhida e com o carinho que todos demonstram pela memória do meu avô Oswaldo Aranha, que é um motivo de muito orgulho para toda a família. ”, comentou Eduardo Aranha.
Ao final da cerimônia, os familiares realizaram a entrega de exemplares do livro “Oswaldo Aranha: uma fotobiografia”, de autoria de Pedro Corrêa do Lago, para o Vice-prefeito e para o Chefe de Gabinete da Prefeita, José Rubens Rosa Pillar. Na oportunidade o ex-prefeito e fundador do Museu Oswaldo Aranha, Adão Dorneles Faraco, entregou para a família Aranha e para a prefeita uma cópia da documentação do projeto do Memorial Oswaldo Aranha.
Após a solenidade, a família foi recepcionada pela patronagem do CTG Oswaldo Aranha na localidade do Durasnal, com um almoço e onde puderam conhecer a biblioteca Cyro Aranha e o Museu da entidade. Durante o almoço, diversas homenagens foram prestadas aos familiares, que foram tocados pela emoção.
À tarde, a comitiva realizou um passeio panorâmico pela cidade, onde pode conhecer a Escola Luiza de Freitas Valle Aranha, Ponte Borges de Medeiros, Escola Freitas Valle, Avenida Freitas Valle e a casa onde residia a família. No Instituto de Educação Oswaldo Aranha foram recepcionados pela direção da escola e por alunos que também prestaram diversas homenagens aos visitantes e visitaram a biblioteca da instituição de ensino.
O encerramento da visita da comitiva aconteceu com uma visita as dependências do Museu Oswaldo Aranha, onde puderam conhecer a casa onde Oswaldo Aranha nasceu e ter contato com o acervo deste ilustre alegretense.
Manchete
Bailarina de Alegrete brilha em concurso internacional
Luísa Silveira Marques conquista prata no DANZALMA e é nomeada “Estrela do Mercosul 2024”
Luísa Silveira Marques, uma jovem bailarina de 16 anos de Alegrete, vem se destacando no cenário internacional da dança clássica. A bailarina conquistou prêmios importantes, incluindo a medalha de prata no Concurso Internacional de Dança DANZALMA, realizado em Itaqui.
Este evento ocorreu recentemente, onde Luísa interpretou a variação do Cisne Negro. Além do prêmio, ela recebeu o título de “Estrela do Mercosul 2024”. O reconhecimento veio após sua performance no concurso, que aconteceu em 22 de novembro de 2024, em Alegrete.
O sucesso de Luísa no DANZALMA abriu portas para novas oportunidades. Ela foi convidada para o concurso Dancers Argentina, em Corrientes, Argentina.
Lá, apresentou duas variações: Esmeralda e Cisne Negro, conquistando medalhas de bronze e prata, respectivamente. Essas conquistas resultaram em um convite especial para competir no DANZALMA Corrientes em 2025, em La Cruz, Argentina.
Luísa é a primeira bailarina da Escola de Dança Ballet Coppélia. Seu trabalho é fruto de uma parceria com a diretora e coreógrafa Elza Goulart, que lidera a escola há 26 anos. A colaboração entre Luísa e Elza tem sido fundamental para o reconhecimento alcançado pela jovem bailarina.
Além das premiações, Luísa recebeu convites para participar de eventos importantes, como o Dança Comigo, em Itaqui. Esses convites reafirmam sua posição como uma promessa da dança clássica.
Manchete
Condenação para acusado de matar por ciúmes em Alegrete
Rafael Echevarria Borba sentencia Pedro Cesar Fonseca a 23 anos de prisão após homicídio durante transmissão de futebol
Pedro Cesar Fonseca foi condenado a 23 anos e 4 meses de prisão por matar um homem a facadas em Alegrete, no dia 19 de novembro. O crime, ocorrido em 8 de outubro de 2023, foi motivado por ciúmes, segundo o Ministério Público.
A vítima foi atacada numa loja de conveniência durante a transmissão de um jogo de futebol. O juiz Rafael Echevarria Borba determinou o cumprimento imediato da pena e manteve Fonseca em prisão preventiva.
A decisão reflete a gravidade do ato e a importância da justiça em casos de violência.
Manchete
Juíz determina remoção de presos de Alegrete devido à superlotação
O Juiz de Direito Rafael Echevarria Borba, da Vara Adjunta de Execuções Criminais da Comarca de Alegrete, determinou, nesta segunda-feira (18/11), que a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) faça as remoções de presos do Presídio Estadual de Alegrete necessárias para o cumprimento do teto de 110 pessoas recolhidas no local.
Em inspeção judicial, realizada nesta segunda-feira (18/11), foi constatada a presença de 147 presos. Segundo o magistrado, o presídio foi projetado para receber 59 pessoas, com limite de 110, que é o número de camas existentes. Durante a enchente, devido à situação de calamidade pública, temporariamente, o teto havia sido relativizado para 140 presos.
“No que diz respeito ao Presídio Estadual de Alegrete, a situação estrutural dele é caótica. Não foram reformadas as celas nem foi feita a reforma da parte elétrica. É urgente, nesse passo, a tomada de medidas drásticas para que sejam obedecidas as decisões judiciais. O calor na fronteira oeste está absurdo, é absolutamente insalubre dentro das celas superlotadas e, não tendo sido reformada a parte elétrica, o risco de incêndio com a utilização de ventiladores é real”, pontua o magistrado.
-
Cidade4 anos atrás
Cavalarianos desfilam pelas ruas do Alegrete em homenagem ao 20 de Setembro
-
Polícia4 anos atrás
Racismo em Alegrete. Idosa é gravada xingando com injúria racial
-
Manchete3 anos atrás
Jovem médica alegretense morre em acidente na 290
-
Polícia6 meses atrás
Acidente fatal faz vítima fatal mulher jovem de 28 anos
-
Esportes2 anos atrás
Pauleira em baile viraliza nas redes sociais
-
Polícia1 ano atrás
Advogada é surpreendida por depoimento de Emerson Leonardi
-
Cidade5 anos atrás
Folia e diversão no enterro dos ossos da descida dos blocos 2020
-
Polícia4 anos atrás
Atualizado. Carro com placas de Alegrete é esmagado por Scânia em Eldorado