Contato

Educação

Abertura da Formação do PNAIC reúne professores da rede de ensino municipal e estadual

A Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria de Educação e Cultura, promoveu na noite de quarta-feira (11), a solenidade de abertura da formação do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o 3º (terceiro) ano do ensino fundamental.

“É uma satisfação ter esse auditório lotado de professores em busca de formação. Sabemos das dificuldades dos professores, que muitas vezes tem uma jornada tripla para atenderem seus alunos e sua família, mas acredito que temos muito oferecer para a formação de nossos estudantes e acredito na capacidade de cada um de vocês. Desejo que todos aproveitem esta oportunidade e tenham uma excelente caminhada nesta formação. ”, destacou a Prefeita Cleni Paz da Silva.

“É muito bom ver este auditório lotado, sabendo das dificuldades que todos nós professores enfrentamos e mesmo assim vejo muitos aqui com sorriso no rosto, já pensando nas informações e atividades que poderemos planejar para levar aos nossos alunos. Representando a Coordenadoria de Educação, desejo que todos aproveitem essa formação e estaremos juntos realizando essa formação em rede. ”, destacou Madeneli Trindade, representando a 10ª Coordenadoria de Educação.

“Quando professores, nós estamos aprendendo sempre e como ser humano estamos nos construindo e nos reconstruindo. Nesse reconstruir, certamente a proposta do PNAIC coloca no centro dois atores principais, educador e o aluno, ambos em processo de aprendizagem e este processo de troca é o que o PNAIC proporciona como uma forma de crescimento. O PNAIC é uma aposta do governo federal para atender as metas do plano nacional de educação, como uma das formas que nós temos de propiciar aos educadores uma formação. Por outro lado o ator aluno, que é a razão de ser enquanto professores, nos desperta a importância do nosso papel dentro da sala de aula, de educar para humanizar e desenvolver as mentes de nossos alunos, apesar de todas as dificuldades que nós sabemos que existem em nossa profissão. Nesta caminhada, acredito no grupo coordenado pela professora Jane, através dessa experiência diferenciada em território e em rede, com uma troca entre grupos distintos, com professores da rede de ensino do estado e do município. Desejo um bom trabalho e um bom evento a todos. ”, ressaltou a Secretária de Educação e Cultura Marcia Dornelles.

A solenidade contou ainda com a manifestação da Coordenadora Regional do PNAIC, Mara Cardoso, da Coordenadora local, Jane Carvalho e da Diretora da Escola Emílio Zuñeda, Dilza Silva.  Após a solenidade, a formação continuou com a apresentação da equipe responsável pela coordenação do programa em Alegrete e início das atividades com os professores.

Participaram do encontro, que aconteceu no salão da Escola Estadual Emílio Zuñeda, professores da educação infantil, professores do 1º ao 3º ano da educação básica da rede municipal e estadual, coordenadores pedagógicos, articuladores do Programa Novo Mais Educação das escolas Estaduais.

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Educação

O IFF precisa de nosso apoio para garantir o curso de Agronomia

 Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete está promovendo até o dia 02 de julho, pesquisa pública de interesse para a criação de um novo curso no campus – Curso Superior de Bacharelado em Agronomia. 

O questionário pode ser acessado aqui.

O curso de Bacharelado em Agronomia substituirá o curso de Bacharelado em Engenharia Agrícola, o qual não mais abrirá novas turmas.

Pesquisa Pública.png

Para a implantação do curso, é importante uma ampla participação da comunidade na pesquisa, com o objetivo de mensurar a aceitabilidade e demanda do público ao curso. Caso a resposta seja positiva o IFFar – Campus Alegrete poderá iníciar o curso a partir do primeiro semestre de 2023.

O questionário online pode ser acessado neste link.

Os dados da pesquisa serão usados somente para o estudo dessa demanda. 

Assessoria de Comunicação

Continue lendo

Educação

IFF abre inscrições para seleção do Curso Formação Pedagógica de Professores para Educação Profissional (EaD)

As inscrições para o Curso Formação Pedagógica de Professores para Educação Profissional (EaD), para ingresso no 2º semestre letivo de 2021, podem ser feitas até o dia 30 de junho pela internet, através do preenchimento de formulário e envio da documentação especificada no edital. Conforme o edital, as inscrições devem ser feitas através do preenchimento do formulário disponível no link https://forms.gle/jsjQvXRJRrQECCrE6

O objetivo geral do curso é formar professores, em nível superior, para exercer a docência na modalidade de Educação Profissional, capacitando-os para atuar no ensino técnico de nível fundamental e médio.

São ofertadas 160 vagas no campus/polo Alegrete, Frederico Westphalen, Jaguari e Santo Augusto. Podem concorrer à vaga candidatos não licenciados, portadores de diploma de curso de graduação – Bacharelado ou Tecnologia. Não haverá taxa de inscrição. O curso ofertado é 100% gratuito.

O curso será desenvolvido na modalidade a distância através da Plataforma Moodle. Além das atividades a distância, o curso contará com atividades presenciais, as quais serão desenvolvidas no campus/polo proponente do curso.

A classificação final será por ordem decrescente da nota final dos candidatos. A lista de classificados em 1ª chamada está prevista para o dia 21 de julho.
Mais informações podem ser acessadas no Edital nº 176/2021.

Continue lendo

Educação

Prorrogado o período de inscrição para o processo seletivo de professores

NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECEL) informa que, devido a problemas técnicos na plataforma, que serão solucionados até o final desta segunda-feira (14/06), haverá prorrogação do período de inscrição para o processo seletivo de professores.
A SECEL solicita que os candidatos já inscritos confiram o seu cadastro, através do número do CPF. Caso haja qualquer documento faltando ou dados incorretos, os mesmos poderão ser alterados no próprio concorrente. As alterações constam no edital de retificação número 020/2021.
Continue lendo

Ler edição online

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular