Contato

Educação

Unipampa lança Guia de Mídias Sociais

Material busca promover uma comunicação institucional mais transparente e participativa

O GMS, primeiro “Guia deMídias Sociais: redação, conteúdo e linguagem” da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), está disponível para download. Em formato de livro digital, o material tem o objetivo de promover uma comunicação mais transparente e participativa. O GMS faz parte de um projeto desenvolvido durante um ano pela Assessoria de Comunicação Social (ACS) em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (Ppgcic) da instituição, do Campus São Borja. Embora seja desenvolvido para a Unipampa, o material também visa contribuir com profissionais e estudantes da área.

Em 69 páginas, a obra aborda questões relativas à redação de notícias, à grafia de palavras e a orientações quanto ao estilo de comunicação e tipos de conteúdo. Para a construção do GMS, foi realizada pesquisa nas mídias sociais da Unipampa. A análise considerou as produções jornalísticas, o público que acessa e consome os conteúdos que a Unipampa compartilha, os assuntos publicados e o grau de envolvimento dos usuários em relação a cada temática. Os dados coletados permitiram elencar os erros e as dúvidas comuns nos textos jornalísticos da Unipampa, mapear o interesse público de cada conteúdo e o perfil do usuário das mídias sociais da instituição.

A partir dos resultados da pesquisa, também se identificou um alto índice de envolvimento com os conteúdos em formato de vídeo. Por isso, o GMS também desencadeou a criação de programas para o Youtube com descrição e periodicidade definidas. Os produtos em vídeo foram idealizados pela jornalista, Emanuelle Bueno, pelo programador visual, Luan Zubaran, e pelo técnico audiovisual, Ronaldo Estevam. Segundo o coordenador da ACS, Eduardo Martinez, o projeto é resultado de uma gestão participativa e colaborativa, que valoriza a iniciativa individual orientada pelo coletivo. “Assim, cada profissional pensa a sua área a partir das necessidades e vulnerabilidades institucionais percebidas, busca e propõe soluções como o GMS”, diz.

Guia de MídiasSociais faz parte de um projeto de autoria da jornalista da instituição, Emanuelle Bueno, com orientação da professora do Ppgcic, Renata Coutinho. O diferencial do material é a aliar teoria, pesquisa e prática, produzindo um conteúdo embasado em dados concretos. De acordo com a professora, o projeto foi concebido para servir como um guia de referência para a produção de conteúdo comunicacional da universidade nas mídias sociais, podendo vir a contribuir para o estabelecimento de um relacionamento mais próximo e transparente com os diversos públicos da instituição, seja na prestação de contas à comunidade ou na difusão do conhecimento produzido. “Levando em consideração que o trabalho dos profissionais de comunicação ocorre com o objetivo de dar visibilidade às ações desenvolvidas por uma determinada instituição, de modo a contribuir para a consolidação de sua identidade e do propósito de sua existência, penso que o eBook atende a uma necessidade importante ao propor: a sistematização de algumas orientações práticas aos profissionais que trabalham diretamente com as mídias sociais e a criação de novos conteúdos comunicativos”, ressaltou Renata.

O “Guia de MídiasSociais Unipampa: redação, conteúdo e linguagem” está disponível para consulta no site da Unipampa e pode ser baixado de forma gratuita. Sugestões e dúvidas sobre a obra podem ser enviadas para o e-mail [email protected]

 

Publicidade
Comentários

Educação

Escola Marquês de Alegrete vence Mostra Científica com projeto sobre energia solar

Alunos dos Anos Iniciais conquistam 1º lugar em Uruguaiana com estudo focado em sustentabilidade

Em 7 de novembro, a Escola Marquês de Alegrete ganhou destaque ao conquistar o 1º lugar na Etapa Regional da Mostra Científica das Escolas Públicas Estaduais, em Uruguaiana. O projeto vencedor, “Conhecendo a Energia Solar: Aprendendo sobre sustentabilidade desde cedo”, foi desenvolvido por alunos dos Anos Iniciais, sob a orientação das professoras Clarisse Nunes e Márcia Valério. Felipe Ribeiro, Diogo Santos e Renata Pereira apresentaram uma maquete e explicaram a importância da energia solar como alternativa sustentável.

O projeto visa ensinar o conceito de energia solar aos alunos, ressaltando sua importância para o uso responsável da energia e a preservação do meio ambiente. As professoras Clarisse Nunes e Márcia Valério destacaram a necessidade de conscientizar as crianças sobre sustentabilidade e o uso consciente dos recursos naturais, considerando o aumento da população e a demanda por esses recursos. A energia solar é apresentada como uma solução vital nesse cenário.

A iniciativa busca preparar as futuras gerações para enfrentar desafios ecológicos, promovendo o conhecimento sobre tecnologias sustentáveis e a conservação ambiental. Aprender sobre energia solar desde cedo é visto como essencial para formar indivíduos conscientes e agentes de mudança para um desenvolvimento equilibrado com a natureza.

O evento, que ocorreu em Uruguaiana, reuniu projetos de várias escolas públicas estaduais da região. O trabalho da Escola Marquês de Alegrete se destacou, mostrando o empenho e a dedicação dos alunos e professores envolvidos.

Continue lendo

Educação

Escola de Alegrete brilha em mostra científica em Uruguaiana

Ecobag, Cubo Mágico e Bombas de Semente destacam-se por suas contribuições à educação e ecologia

Recentemente, Uruguaiana foi palco de uma Mostra Científica, promovida pela 10ª Coordenadoria Regional de Educação. O evento, que reuniu estudantes, professores e membros da comunidade, teve como foco a disseminação de conhecimentos em ciência, tecnologia e sustentabilidade.

Dentre os diversos projetos apresentados pela Escola Dr. Romário Araújo de Oliveira, três se destacaram por suas propostas voltadas à solução de problemas ambientais e sociais: Ecobag, Cubo Mágico e Bombas de Semente.

O projeto Ecobag, intitulado “Mais que uma ideia, uma atitude”, é uma iniciativa das professoras Catiusia Carvalho e Mariana dos Santos, juntamente com os alunos Benjamin Ramos, Isabelli Oliveira e Yasmin Palau. O objetivo é diminuir o uso de sacolas plásticas, incentivando o uso de alternativas ecológicas.

A proposta visa promover um consumo mais consciente e sustentável, reduzindo assim o impacto negativo no meio ambiente.

Por outro lado, o projeto Cubo Mágico, liderado pelo professor Giliardi Dorneles e pelos alunos Victória Alves, Lauane Lee e Manuella Dornelles, utiliza o conhecido quebra-cabeça como uma ferramenta educacional.

O foco é no desenvolvimento cognitivo e motor de crianças e jovens, através da integração de conceitos matemáticos e lógicos, além de estimular habilidades como concentração, raciocínio espacial e resolução de problemas.

Já as Bombas de Semente, sob orientação da professora Luciane Palau e com a colaboração das alunas Fernanda Linck, Manuela Cruz e Nadine Teixeira, propõem uma técnica inovadora para o reflorestamento e recuperação de áreas degradadas.

Compostas por argila, terra e sementes, essas “bombas” permitem um plantio rápido e eficaz, contribuindo significativamente para a revitalização ambiental.

 

Continue lendo

Educação

Alunos promovem conscientização ambiental com jogos recicláveis

Estudantes da EMEB Saint Pastous criam atividades educativas usando materiais reutilizados para ensinar sobre sustentabilidade

Alunos da EMEB Saint Pastous, na Zona Leste, realizaram uma atividade de conscientização sobre reciclagem e cuidado ambiental em 08 de novembro de 2024. Estudantes dos 8º e 9º anos do ensino fundamental desenvolveram jogos educativos com materiais recicláveis para os alunos dos anos iniciais.

A professora de educação física Márcia Viana coordenou o projeto, visando promover aprendizado lúdico e enfatizar a importância da sustentabilidade.

Os jogos, criados a partir de garrafas PET, caixas de papelão e tampas plásticas, incluíram atividades como jogo da memória, pebolim e basquete. Essas atividades não só proporcionaram diversão, mas também educaram sobre práticas sustentáveis.

Márcia Viana destacou a ação como uma oportunidade de aprendizado diferenciado, reforçando a colaboração e os valores de sustentabilidade entre os estudantes de diferentes faixas etárias. “A iniciativa uniu conscientização ambiental e integração entre as turmas”, afirmou.

Através dessa experiência, os alunos mais velhos demonstraram como reutilizar materiais descartáveis em recursos pedagógicos, incentivando reflexões sobre consumo e descarte responsáveis.

O projeto exemplifica a integração da educação ambiental ao currículo escolar de forma interativa, aumentando a conscientização sobre questões ambientais.

 

Continue lendo

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular