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“Cervejada em protesto” não tem engajamento esperado

A manifestação, organizado por um grupo de jovens, contava com mais de 1000 confirmações no evento do Facebook. O intuito era protestar contra o Projeto de Lei 043/2018, do Executivo Municipal, que pretende normatizar o horário de funcionamento dos bares e distribuidoras de bebidas em Alegrete.

Marcada para iniciar às quatro da tarde do último sábado (17), não alcançou a adesão pretendida nem com a chegada da noite e da madrugada. A movimentação era semelhante à vista nas demais noites dos últimos dias em frente ao Open Bar, local escolhido para o evento. Não havia faixas nem nenhum tipo de material gráfico ou organização que lembrasse um protesto. Viaturas da Brigada Militar passaram várias vezes pela rua Barão do Amazonas com as sirenes ligadas, como que para intimidar os presentes.

O principal argumento dos manifestantes é que faltam espaços de lazer para o público jovem na cidade. Alegrete tem recebido muitos estudantes que vem de fora e sentem essa carência. Com a regulamentação prevista no projeto de lei, praticamente não restarão opções após um certo horário. O texto prevê que os bares devem estar fechados diariamente da 1h até às 6h e nos finais de semana e feriados das 2h até às 6h. As distribuidoras de bebida devem estar fechadas diariamente da meia noite até às 06h; Finais de semana e feriados das 2h até às 6h. A medida foi tomada após muitas reclamações e denúncias de vizinhos devido ao barulho até altas horas da madrugada. Porém, os frequentadores dos bares e das ruas garantem que o som vem dos carros que ficam estacionados ou transitando pelas vias.

Na tarde desse domingo, Andrea Prado, uma das manifestantes presentes, publicou um texto lamentando a falta de engajamento dos jovens que, segundo ela, se escondem através de redes sociais para expor suas opiniões.  “Ontem a expectativa era de uma rua fechada de tanto jovem protestando pacificamente e se tinha 50 pessoas dando a cara a tapa foi muito”, desabafou a universitária  que acredita que o jovem deve ter o  poder de mudança, da voz ouvida. “Eu não vi a presença de nenhum vereador ou autoridade da cidade presente querendo nos ouvir, saber o por que de estarmos ali”, ressaltou.

O PL será avaliado por comissões de vereadores que poderão fazer emendas ou colaborar com o que for preciso para a aprovação do mesmo.

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Santa Casa disponibiliza cirurgia de catarata pelo SUS

Com ênfase na prevenção e na manutenção da saúde ocular, a Santa Casa está ofertando para a população da região cirurgias de catarata. Os atendimentos estão disponibilizados para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), no Ambulatório de Especialidades da Santa Casa.

Em 2023, foram realizadas 316 cirurgias. A ideia da diretoria, é que no decorrer deste ano esse número atinja a marca de 400 cirurgias de catarata.

Para ter acesso ao serviço, que é uma parceria com as secretarias Estadual e Municipal da Saúde, o paciente deve passar por uma avaliação médica para analisar se é necessário, ou não, a realização do procedimento.

Na Secretaria Municipal de Saúde são feitos os trâmites necessários ao procedimento e a Santa Casa executa a cirurgia de catarata, realizada pelo médico oftalmologista Gustavo da Rosa.

Para pacientes do CariSaúde, o atendimento também está disponível, com ações pré e pós cirúrgicos, com agendamento feito diretamente na Santa Casa.

O que é a cirurgia de catarata?

A cirurgia de catarata ou facectomia é a remoção do cristalino do olho, uma lente natural, que com o passar dos anos e devido às variações metabólicas das fibras do cristalino, perde a transparência, ficando opaca, amarelada. Isso é o que é chamado de catarata.

A perda de transparência do cristalino causa diminuição da acuidade visual. Durante a cirurgia a lente natural é removida e substituída por uma lente sintética e transparente.

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Cidade

PRF participa de evento em comemoração ao dia mundial de conscientização do autismo

O evento foi organizado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e ocorreu em Alegrete_

Na manhã de hoje (02), juntamente com a APAE e Guarda Municipal, a Polícia Rodoviária Federal marcou presença no evento “Caminhada Azul” que ocorreu na Praça Getúlio Vargas no centro da cidade de Alegrete. Mais de 150 pessoas estiveram presentes, incluindo crianças, jovens e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de familiares, alunos e professores da APAE

 

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De acordo com a presidente da APAE em Alegrete, a instituição atualmente conta com 426 alunos. A realização de eventos como este tem como objetivo principal aumentar a conscientização e promover a inclusão, buscando também maior apoio e respeito por parte da sociedade.

 

Hoje, em todo o Brasil, a PRF está engajada em atividades educativas sobre o tema, em colaboração com outros órgãos de segurança viária, com o intuito de ampliar o alcance das iniciativas de conscientização sobre o autismo, enquanto cumpre sua função e atribuição constitucional.

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Cidade

Serviço da Corsan na ponte Borges de Medeiros de novo

Na tarde desta terça-feira, 5, a partir das 14h, equipes da Corsan irão realizar manobras operacionais de emergência na rede de esgoto que está alocada junto à ponte Borges de Medeiros, em Alegrete. Durante a execução do trabalho, o trânsito no sentido Centro – Zona Leste será conduzido em meia pista, com apoio da Guarda Municipal.

Devido a vazamentos encontrados nas tubulações, ocasionados pelas oscilações espontâneas da rede, foram necessárias novas manobras de alinhamento. Para realizar os reparos, será necessário operar na tubulação que se encontra embaixo da ponte, o que torna o processo delicado. Estas ações são essenciais para assegurar a segurança e a operacionalização do sistema de tratamento de esgoto, garantindo qualidade de vida para a população.

Para mais informações, estão à disposição da comunidade os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.

A Corsan está permanentemente à disposição nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.

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