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PROCON da um “pito” no pessoal da Vivo. Sinal esta ruim demais

Aconteceu ontem (20), no Salão Azul do Centro Administrativo, uma reunião entre os representantes do Procon de Alegrete e Uruguaiana e a operadora Vivo de telefonia móvel.

 

O objetivo da reunião foi cobrar da operadora uma solução para as diversas reclamações que chegam ao Procon diariamente. Na ocasião, a pauta da reunião tratou sobre a falta de sinal na zona rural, planos que o consumidor não solicitou fidelidade, troca de linha sem autorização, internet sem a velocidade adquirida, aquisição de antenas particulares, impressão de faturas pelas lojas da franquia, falta de protocolos aos consumidores, reajustes sem a devida autorização dos consumidores.

 

A direção do Procon estará repassando informações mais detalhadas aos consumidores que tem procurado esclarecimentos junto ao serviço, porém, a empresa Vivo informou  que por exemplo, sobre a falta de sinal na zona rural, as operadoras de telefonia móvel, tem como diretriz da Anatel atender 80% da área urbana contínua próximo a sede municipal, não sendo responsabilidade obrigatória cobrir em áreas distantes do interior do município.

 

“A Anatel nos responsabiliza em atender apenas o sinal na área urbana contínua, não sendo obrigatória a cobertura de sinal na zona rural dos municípios. Da mesma forma, a aquisição de antenas particulares não é de forma alguma indicada pela operadora, uma vez que não temos como dar cobertura a essas áreas mais distantes, e o que acontece é que muitas dessas antenas particulares acabam “roubando” o sinal do nosso sistema.”, destacou Ana Paula de Almeida.

 

“Não houve redução alguma de sinal da operadora Vivo no município de Alegrete, tampouco o desligamento de tecnologias. O que aconteceu foi a atualização da tecnologia 2G, que migrou para as tecnologias 3G e 4G, ou seja, quem ainda utiliza chips e aparelhos da tecnologia 2G poderá ter problemas em captar esse sinal.”, comentou o engenheiro André da Silva.

 

Diante dessa situação, a empresa se comprometeu com o Procon Alegrete em fazer um levantamento e um estudo sobre as áreas do interior do município de Alegrete que estão sem o sinal da operadora.

 

“Nós podemos realizar um estudo sobre essas áreas do interior que não estão recebendo o sinal, porém é necessário analisar caso a caso. Muitas vezes o que acontece que é quando a pessoa vai adquirir uma linha ou plano, ela declara um endereço da área urbana, para onde será enviada a fatura, dentro da nossa área da cobertura e quando essa pessoa chega ao interior do município, não consegue utilizar os nossos serviços por não ser nossa área de cobertura. Por isso, solicitamos que o Procon encaminhe um relatório detalhado com as coordenadas de localização de cada usuário que realizou reclamação de estar sem sinal da operadora para verificar o que poderá estar acontecendo.”, declarou o engenheiro André da Silva.

 

O engenheiro André também explicou sobre a variação da velocidade da internet. “Essa variação pode acontecer por vários fatores, mas geralmente o que ocorre é o congestionamento da linha, quando em momentos de grande fluxo, muitas pessoas estão conectadas na rede ao mesmo tempo para assistir filmes, vídeos ou enviar conteúdo, o que acaba tornando a navegação mais lenta.”

 

Quanto às reclamações de venda de franquias, plano fidelidade, falta de protocolos aos consumidores, o gerente comercial Fabio Hirata explicou a situação. “Cabe ressaltar que a operadora Vivo teve diversos problemas com uma das lojas parceiras aqui em Alegrete, tendo sido esta loja descredenciada para prestar serviço para nossa operadora. Hoje, apenas duas lojas estão autorizadas a prestar serviço junto a Vivo. Em virtude disso, recebemos muitas reclamações de serviços realizados sem autorização e nesses casos, o Procon deve encaminhar uma declaração de próprio punho do consumidor junto com seus documentos, dizendo que ele não solicitou tal serviço, a partir daí nós revisaremos nossos arquivos e se realmente não houver protocolo de solicitação em nossos registros, será realizado o ajuste de fatura do cliente. Quanto a fidelização, ela só existe quando o cliente adquire algum aparelho.”.

 

Ao final da reunião, o engenheiro André da Silva explicou os investimentos realizados pela operadora em Alegrete. “Nós realizamos um grande investimento na cidade e região no ano de 2017, entre eles a inclusão da camada 4G, garantindo maior velocidade na transferência de dados. Então, foram instalados 8 novos pontos 4G e 8 novos pontos 3G, além de otimização de 3 sites para 4G. Para este ano ainda esta previsto a inclusão de mais 3 sites 4G.”

 

O Secretário de Desenvolvimento Econômico Jesse Trindade comentou sobre os resultados da reunião. “Nós trouxemos a operadora aqui e fizemos diversos questionamentos, cobrando uma solução para os consumidores que nos procuram com suas reclamações. Nosso objetivo é de buscar melhorias na prestação do serviço. A partir de agora iremos trabalhar junto com a operadora para resolver esses casos das reclamações do interior do município.”

 

Participaram do encontro Vice-prefeito Márcio Amaral, Secretário de Desenvolvimento Econômico Jesse Trindade, Diretor do Procon Alegrete Geferson Cambraia, Diretor do Procon Uruguaiana André Recart e Direção do Instituto Federal Farroupilha. Os representantes da operadora Vivo foram Ana Paula de Almeida (Gerente de Relacionamento com o Consumidor), André da Silva (Gerente de Engenharia e Otimização de Rede) e Fabio Hirata (Gerente Comercial da área de DD 55 e 54 das lojas físicas).

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Serviço da Corsan na ponte Borges de Medeiros de novo

Na tarde desta terça-feira, 5, a partir das 14h, equipes da Corsan irão realizar manobras operacionais de emergência na rede de esgoto que está alocada junto à ponte Borges de Medeiros, em Alegrete. Durante a execução do trabalho, o trânsito no sentido Centro – Zona Leste será conduzido em meia pista, com apoio da Guarda Municipal.

Devido a vazamentos encontrados nas tubulações, ocasionados pelas oscilações espontâneas da rede, foram necessárias novas manobras de alinhamento. Para realizar os reparos, será necessário operar na tubulação que se encontra embaixo da ponte, o que torna o processo delicado. Estas ações são essenciais para assegurar a segurança e a operacionalização do sistema de tratamento de esgoto, garantindo qualidade de vida para a população.

Para mais informações, estão à disposição da comunidade os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.

A Corsan está permanentemente à disposição nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.

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Segunda Operação de Fiscalização Integrada é realizada na madrugada desta sexta-feira

Na madrugada de hoje (03.02.2024), o Ministério Público, Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Conselho Tutelar e Poder Executivo Municipal, por suas Secretarias de Segurança Pública, Mobilidade e Cidadania (Guarda Municipal), Meio Ambiente e Setor de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde realizaram a segunda operação de fiscalização integrada em locais identificados como pontos de aglomerações em via pública e de possível funcionamento irregular de estabelecimentos comerciais, visando a coibir problemas como poluição sonora, perturbação da vizinhança, descarte irregular de resíduos, comercialização e consumo de drogas, fornecimento de bebidas alcoólicas e outras substâncias que causem dependência a crianças e adolescentes e eventual situação de risco destes por estarem desacompanhados de responsáveis.

 

A Brigada Militar e a Polícia Civil realizaram a segurança dos agentes fiscalizadores, neutralizando os locais e realizando a abordagem e a identificação de diversos indivíduos.

 

A Guarda Municipal efetuou 07 (sete) autos de infração, sendo 02 (dois) por recusa em realizar o teste de alcoolemia, 01 (um) por conduzir veículo sem possuir CNH, 01 (um) por permitir a condução de veículo a pessoa não habilitada, 01 (um) por veículo circulando sem licenciamento, 01 (um) por circular com a luz baixa apagada à noite e 01 (um) por conduzir veículo com calçado que não se firme aos pés.

 

O conselho Tutelar, por sua vez, realizou trabalho de orientação a pais e responsáveis, além de atuação preventiva à comercialização de bebidas alcoólicas a menores de 18 (dezoito) anos, não tendo flagrado irregularidades.

 

O Corpo de Bombeiros Militar realizou 04 (quatro) vistorias, sendo lavrado um auto de infração a empreendimento operando em condições irregulares quanto às normas de prevenção e proteção contra incêndios, estando os outos 03 (três) estabelecimentos fiscalizados em situação regular.

Por fim, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente efetuou 04 (quatro) notificações referentes à regularização do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e emissão de ruídos dentro dos limites estabelecidos pela NBR 10.151, visando coibir a poluição sonora, enquanto o Setor de Vigilância Sanitária realizou 01 (uma) notificação para o ajuste de documentos, adequações na cozinha para preparo e manipulação de alimentos, encaminhamento de documentos para fiscalização e posterior liberação do Alvará Sanitário, além do trabalho no sentido de orientar os responsáveis pelos demais estabelecimentos no sentido de manterem regular seu funcionamento frente as normas sanitárias.

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Obras dos camarotes de Alegrete são suspensas por decisão judicial

 

Medida cautelar acata pedido do Ministério Público em função de preocupações com a segurança das estruturas

Uma decisão judicial proferida pela 1ª Vara Civil da Comarca de Alegrete nesta quarta-feira, 3 de janeiro, ordenou a suspensão imediata das obras dos camarotes na Avenida Ignácio Campos de Menezes, em Alegrete. A suspensão atende a um pedido do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, em meio a preocupações com a segurança das estruturas.

 

Esta ação emergencial do judiciário se baseia em uma ação cautelar de produção antecipada de prova, movida pelo Ministério Público contra a Associação das Entidades Recreativas Culturais e Carnavalescas de Alegrete (ASSERCAL), a Prefeitura Municipal, Gilson Moura Vaucher e Cristian Reinhold Jung. A obra, que havia sido retomada recentemente devido a uma colaboração entre a ASSERCAL e a Construtora Sotrin, está agora em um impasse.

A medida judicial foi motivada pelas irregularidades detectadas nas estruturas dos camarotes, destinadas originalmente ao Carnaval de Rua de Alegrete de 2023. Desde o início, as construções enfrentaram vários problemas técnicos, resultando em necessidade de readequações.
A ordem judicial inclui a proibição de quaisquer avanços nas obras até que uma perícia técnica seja realizada. O juiz nomeou o Engenheiro Civil Carlos Alexandre da Conceição para a realização da perícia, com prazo de 48 horas para aceitação do encargo. Além disso, as partes têm cinco dias para apresentar quesitos técnicos e nomear assistentes.

Em caso de descumprimento da decisão, foi estipulada uma multa de R$ 200.000,00. O objetivo da suspensão é preservar as evidências até a conclusão da análise pericial. Após a perícia, e na ausência de novos desenvolvimentos, a obra pode ser retomada sob condições específicas.

As partes envolvidas foram notificadas para cumprir a decisão, com um prazo adicional de cinco dias para o Ministério Público providenciar o pagamento dos honorários periciais. Esta decisão visa garantir um equilíbrio entre a necessidade de investigação das irregularidades e a eventual continuidade do projeto, sempre priorizando a segurança e a integridade das estruturas.

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