Cidade
PROCON da um “pito” no pessoal da Vivo. Sinal esta ruim demais
Aconteceu ontem (20), no Salão Azul do Centro Administrativo, uma reunião entre os representantes do Procon de Alegrete e Uruguaiana e a operadora Vivo de telefonia móvel.
O objetivo da reunião foi cobrar da operadora uma solução para as diversas reclamações que chegam ao Procon diariamente. Na ocasião, a pauta da reunião tratou sobre a falta de sinal na zona rural, planos que o consumidor não solicitou fidelidade, troca de linha sem autorização, internet sem a velocidade adquirida, aquisição de antenas particulares, impressão de faturas pelas lojas da franquia, falta de protocolos aos consumidores, reajustes sem a devida autorização dos consumidores.
A direção do Procon estará repassando informações mais detalhadas aos consumidores que tem procurado esclarecimentos junto ao serviço, porém, a empresa Vivo informou que por exemplo, sobre a falta de sinal na zona rural, as operadoras de telefonia móvel, tem como diretriz da Anatel atender 80% da área urbana contínua próximo a sede municipal, não sendo responsabilidade obrigatória cobrir em áreas distantes do interior do município.
“A Anatel nos responsabiliza em atender apenas o sinal na área urbana contínua, não sendo obrigatória a cobertura de sinal na zona rural dos municípios. Da mesma forma, a aquisição de antenas particulares não é de forma alguma indicada pela operadora, uma vez que não temos como dar cobertura a essas áreas mais distantes, e o que acontece é que muitas dessas antenas particulares acabam “roubando” o sinal do nosso sistema.”, destacou Ana Paula de Almeida.
“Não houve redução alguma de sinal da operadora Vivo no município de Alegrete, tampouco o desligamento de tecnologias. O que aconteceu foi a atualização da tecnologia 2G, que migrou para as tecnologias 3G e 4G, ou seja, quem ainda utiliza chips e aparelhos da tecnologia 2G poderá ter problemas em captar esse sinal.”, comentou o engenheiro André da Silva.
Diante dessa situação, a empresa se comprometeu com o Procon Alegrete em fazer um levantamento e um estudo sobre as áreas do interior do município de Alegrete que estão sem o sinal da operadora.
“Nós podemos realizar um estudo sobre essas áreas do interior que não estão recebendo o sinal, porém é necessário analisar caso a caso. Muitas vezes o que acontece que é quando a pessoa vai adquirir uma linha ou plano, ela declara um endereço da área urbana, para onde será enviada a fatura, dentro da nossa área da cobertura e quando essa pessoa chega ao interior do município, não consegue utilizar os nossos serviços por não ser nossa área de cobertura. Por isso, solicitamos que o Procon encaminhe um relatório detalhado com as coordenadas de localização de cada usuário que realizou reclamação de estar sem sinal da operadora para verificar o que poderá estar acontecendo.”, declarou o engenheiro André da Silva.
O engenheiro André também explicou sobre a variação da velocidade da internet. “Essa variação pode acontecer por vários fatores, mas geralmente o que ocorre é o congestionamento da linha, quando em momentos de grande fluxo, muitas pessoas estão conectadas na rede ao mesmo tempo para assistir filmes, vídeos ou enviar conteúdo, o que acaba tornando a navegação mais lenta.”
Quanto às reclamações de venda de franquias, plano fidelidade, falta de protocolos aos consumidores, o gerente comercial Fabio Hirata explicou a situação. “Cabe ressaltar que a operadora Vivo teve diversos problemas com uma das lojas parceiras aqui em Alegrete, tendo sido esta loja descredenciada para prestar serviço para nossa operadora. Hoje, apenas duas lojas estão autorizadas a prestar serviço junto a Vivo. Em virtude disso, recebemos muitas reclamações de serviços realizados sem autorização e nesses casos, o Procon deve encaminhar uma declaração de próprio punho do consumidor junto com seus documentos, dizendo que ele não solicitou tal serviço, a partir daí nós revisaremos nossos arquivos e se realmente não houver protocolo de solicitação em nossos registros, será realizado o ajuste de fatura do cliente. Quanto a fidelização, ela só existe quando o cliente adquire algum aparelho.”.
Ao final da reunião, o engenheiro André da Silva explicou os investimentos realizados pela operadora em Alegrete. “Nós realizamos um grande investimento na cidade e região no ano de 2017, entre eles a inclusão da camada 4G, garantindo maior velocidade na transferência de dados. Então, foram instalados 8 novos pontos 4G e 8 novos pontos 3G, além de otimização de 3 sites para 4G. Para este ano ainda esta previsto a inclusão de mais 3 sites 4G.”
O Secretário de Desenvolvimento Econômico Jesse Trindade comentou sobre os resultados da reunião. “Nós trouxemos a operadora aqui e fizemos diversos questionamentos, cobrando uma solução para os consumidores que nos procuram com suas reclamações. Nosso objetivo é de buscar melhorias na prestação do serviço. A partir de agora iremos trabalhar junto com a operadora para resolver esses casos das reclamações do interior do município.”
Participaram do encontro Vice-prefeito Márcio Amaral, Secretário de Desenvolvimento Econômico Jesse Trindade, Diretor do Procon Alegrete Geferson Cambraia, Diretor do Procon Uruguaiana André Recart e Direção do Instituto Federal Farroupilha. Os representantes da operadora Vivo foram Ana Paula de Almeida (Gerente de Relacionamento com o Consumidor), André da Silva (Gerente de Engenharia e Otimização de Rede) e Fabio Hirata (Gerente Comercial da área de DD 55 e 54 das lojas físicas).
Cidade
FREDERICO ANTUNES DESTINA EMENDA PARLAMENTAR A APAE ALEGRETE
Trata-se de uma Instituição beneficente de apoio, prevenção e promoção de bem estar às Pessoas com Deficiência e do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Na quarta-feira (2/4), Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a SJCDH firmou um termo de colaboração destinando recursos de emenda parlamentar, do Deputado Estadual Frederico Antunes, para a APAE Alegrete/RS.
No total, foram direcionados R$ 75 mil para a Associação. Os recursos serão aplicados na contratação de serviços e multiprofissionais, como neuropsicopedagoga, psicólogo, assistente social, entre outros. A entidade atende em média 426 pessoas.
“É o nosso reconhecimento ao trabalho de excelência que é realizado pela nossa APAE Alegrete, que é uma referência regional”, destacou Frederico.
As Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais são instituições que prestam serviços educacionais e de apoio às pessoas com deficiência intelectual ou múltipla. No total, existem 206 APAEs no Rio Grande do Sul.
O secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabrício Peruchin; o Deputado Estadual, Frederico Antunes e a diretora-administrativa da Federação das APAEs do Rio Grande do Sul (FEAPAES), Lúcia Centena, participaram do ato de assinatura no Centro Administrativo do Estado (CAFF).
📸 Cristiano Guerra
Cidade
Obra particular rompe rede e cinco bairros estão sem água.
Obra particular rompe rede de água, e abastecimento em cinco bairros deve retornar durante a madrugada
Uma obra particular rompeu uma rede de água na Rua Olegário Vitor Antônio José de Vargas, em Alegrete, na noite desta quarta-feira, 26, e o abastecimento foi interrompido na região da Coxilha e nos bairros Fronteira Oeste, Maria do Carmo, Novo Lar e Vila Inês.
A Corsan está realizando o reparos, com previsão de que o retorno do fornecimento de água ocorra durante a madrugada desta quinta-feira, 27, de forma gradual.
Para mais informações, podem ser usados os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), WhatsApp (51) 99704-6644 e ligações gratuitas pelo 0800.646.6444.
A Corsan está permanentemente disponível nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.
Cidade
MP consegue condenar a 30 anos autor de feminicídio em Alegrete
Após denúncia do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), o Tribunal do Júri em Alegrete condenou nesta terça-feira, 25 de março, a 30 anos de reclusão, homem que agrediu sua companheira até a morte no ano de 2023.
Na madrugada do dia 20 de novembro, após uma discussão com a companheira, o denunciado a espancou com diversos golpes pela cabeça e pelo corpo, fugindo logo após e deixando a vítima inconsciente e agonizando por horas, até ser encontrada por uma vizinha e socorrida pelo SAMU.
A mulher foi encaminhada ao hospital, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos, indo a óbito no dia seguinte.
O crime foi praticado por meio cruel, uma vez que o denunciado agiu com brutalidade desmedida ao espancar a vítima na região da cabeça, o que acarretou fratura do crânio e hemorragia cerebral, causando-lhe sofrimento desnecessário, e por razões da condição de sexo feminino (feminicídio).
“Os jurados foram chamados à responsabilidade de encerrar esse ciclo de violência em que a vítima se encontrava, garantindo a punição do responsável, e, ao acolher integralmente o pedido do Ministério Público, indicaram que a sociedade não tem mais nenhuma tolerância com a violência contra as mulheres”, destacou a promotora de Justiça Maura Lelis Guimarães Goulart, que atuou em plenário.
O juiz determinou a imediata execução da pena do condenado, que respondeu preso a todo o processo, e fixou indenização mínima de 30 salários mínimos em favor dos familiares da vítima, a título de reparação pelos danos morais provocados pelo crime.
-
Cidade5 anos atrás
Cavalarianos desfilam pelas ruas do Alegrete em homenagem ao 20 de Setembro
-
Polícia4 anos atrás
Racismo em Alegrete. Idosa é gravada xingando com injúria racial
-
Manchete4 anos atrás
Jovem médica alegretense morre em acidente na 290
-
Polícia11 meses atrás
Acidente fatal faz vítima fatal mulher jovem de 28 anos
-
Esportes3 anos atrás
Pauleira em baile viraliza nas redes sociais
-
Polícia2 anos atrás
Advogada é surpreendida por depoimento de Emerson Leonardi
-
Cidade5 anos atrás
Folia e diversão no enterro dos ossos da descida dos blocos 2020
-
Polícia5 anos atrás
Atualizado. Carro com placas de Alegrete é esmagado por Scânia em Eldorado