Contato

Cidade

Nuvens negras sobre Alegrete

Os temporais voltam a trazer problemas para a população os estados da Região Sul nos próximos dias. Entre os dias 18 e 20 de outubro, a passagem de uma frente fria pela Sul do Brasil e acentuada queda da pressão atmosférica sobre o Paraguai e o norte da Argentina vão gerar grandes e fortes áreas de instabilidade que vão espalhar os temporais por todo o Sul do Brasil.

 

Esta combinação de frente fria e de pressão do ar muito baixa sobre o Paraguai e o norte da Argentina já ocorreu diversas vezes e é sempre motivo de preocupação e de alerta meteorológico. Grandes volumes de chuva voltam a ser acumulados nos próximos dias que poderão causar novos alagamentos e transbordamento de rios. A chuva deve vir com raios e eventualmente com fortes rajadas de vento, entre 70 km/h e 100 km/h. Há risco também de queda de granizo.

Para esta quarta-feira, 18, o alerta é para temporais no Rio Grande do Sul, mas o oeste de Santa Catarina e do Paraná podem ter pancadas de chuva moderadas a fortes à tarde e à noite. O alerta para fortes rajadas de vento é válido também para estas No domingo, a chuva diminui bastante sobre o Rio Grande do Sul e sobre Santa Catarina, mas a maior parte do Paraná ainda terá chuva volumosa.



Chuva nas capitais


Há risco de chuva forte nos próximos dias para as três capitais da Região Sul, mas desta vez Porto Alegre não deve ter chuva tão volumosa como na semana passada. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, da capital gaúcha já acumulou 224,0 m de chuva em 17 dias, quase o dobro da média.
Florianópolis pode ter chuva forte entre quinta-feira, 19 e o domingo, 22 de outubro. O acumulado de outubro estava em quase 93,0 mm até a manhã do dia 17, apenas 26% abaixo da média.
Em Curitiba, o total de chuva acumulado em outubro, até a manhã do dia 17, era de 130,1 mm, praticamente atingindo a média histórica de chuva para este mês. Há risco de temporais em Curitiba entre os dias 19 e 22 de outubro.

Chuva forte sobre solo encharcado


Esta nova situação de chuva forte sobre a Região Sul é especialmente preocupante porque os três estados sofreram com tempestades na semana passada. Na maior parte do Sul do Brasil, o solo ainda tem muita água acumulada e os rios estão cheios. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia revelam que já choveu de 100 a 200 mm em 17 dias em muitas regiões do Sul do Brasil, o que representa mais da metade da média de chuva para outubro. A trégua durou efetivamente três dias e a chuva volta com violência nos próximos dias causando mais transtornos e prejuízos para a população.

A estimativa do volume de chuva feita pelo modelo GFS Global Forecast System), dos Estados Unidos, prevê que grande parte da Região Sul poderá acumular de 100 a 200 mm chuva apenas no período de 18 a 22 de outubro.áreas.
Entre a quinta-feira, 19 e o sábado, 21 de outubro, tempestades devem ocorrer quase que de forma generalizada sobre a Região Sul, com risco de granizo e ventania.

Publicidade
Comentários

Cidade

Moradores discutem melhorias no Bairro Nossa Senhora da Conceição

Encontro liderado por Adão Roberto e Carmelita visa calçamento, drenagem e iluminação

Em 19 de novembro de 2024, a Associação de Moradores do Bairro Nossa Senhora da Conceição e autoridades se reuniram para discutir melhorias como calçamento, drenagem e iluminação. Adão Roberto, da FRACAB e UAMA, e a presidente da associação, Carmelita Hoffman, lideraram o encontro, que ocorreu no próprio bairro.

As autoridades prometeram colaborar para elevar a qualidade de vida local, mas ainda não detalharam as ações ou prazos. A comunidade aguarda o cumprimento desses compromissos.

 

Continue lendo

Cidade

NESTA QUINTA-FEIRA: AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTIRÁ DESCONTOS DE MULTAS E JUROS NO PROGRAMA PROFIS 2024

O evento ocorrerá às 15h, no Plenário Gaspar Cardoso Paines, na Câmara de Vereadores

A Câmara Municipal de Alegrete convida a comunidade para participar, nesta quinta-feira, 21 de novembro de 2024, da audiência pública sobre o Programa Profis 2024, promovida pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final. 

O encontro discutirá o Projeto de Lei Ordinária 59/2024, apresentado pelo Poder Executivo, que estabelece condições especiais para regularização de débitos com o município. O programa prevê anistia de multas e juros sobre créditos da Fazenda Pública Municipal, de natureza tributária e não tributária, vencidos até 31 de dezembro de 2023, destinados a pessoas físicas e jurídicas com dívidas ativas e/ou judicializadas.

A audiência pública é uma oportunidade para que a população conheça os detalhes do projeto, tire dúvidas e contribua com sugestões. Além disso, o evento será transmitido ao vivo pela TV Câmara, garantindo acesso àqueles que não puderem comparecer presencialmente.

Continue lendo

Cidade

Alegrete celebra padroeira com vasta programação religiosa

Eventos começam em 29 de novembro, incluindo carreatas e missas temáticas, com apoio da Prefeitura e Secretaria de Turismo. Nossa Senhora da Conceição Aparecida promete unir e abençoar a cidade

A cidade de Alegrete anunciou, em um evento na noite de 14.nov.2024 (5ª feira), no salão Paroquial, uma programação extensa para celebrar a sua padroeira, Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

As festividades, com início em 29.nov, contam com o apoio da Prefeitura de Alegrete e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Prometem momentos de fé, tradição e união para a comunidade local.

As celebrações começarão com uma carreata às 18h, partindo do trevo do arco na Cidade Alta, seguida de uma missa com benção ao Alegrete às 19h, no dia 29.nov. Esta sequência de eventos simboliza a união e a fé da comunidade.

A programação inclui missas temáticas dedicadas a diferentes grupos da comunidade ao longo da semana seguinte. No dia 3 de dezembro, às 19h, haverá uma missa com benção às famílias, com a presença da Paróquia de Manoel Viana. No domingo, às 10h, uma missa abençoará os produtores rurais do Município, e às 19h, uma missa será dedicada aos integrantes do comércio e empreendedores de Alegrete.

Durante a semana, as celebrações continuarão com missas voltadas para profissionais de diversos setores, incluindo construção civil, indústrias, agroindústrias, militares, seguranças, educação, cultura, tradicionalistas e profissionais de saúde. O encerramento das festividades será no domingo, com uma Santa Missa na igreja Matriz às 10h, marcando o fim de uma semana de celebrações.

 

 

Continue lendo

Popular