Contato

Cidade

Calor, homenagens e protestos marcaram a Caminhada Cívica de Alegrete

Acompanhadas de sol e calor, as instituições educacionais de Alegrete desfilaram em celebração alusiva à Semana da Pátria no final de semana. Ao total, 34 escolas passaram pela Praça Getúlio Vargas com homenagens, demonstração das atividades realizadas e protestos pela situação enfrentada pelos servidores estaduais. Na sexta-feira (1º), a Caminhada Cívica foi realizada no Distrito de Passo Novo.

Nesse ano, o homenageado municipal foi o professor Danilo Santos (in memorian). Com grande participação da comunidade, as arquibancadas e arredores da Praça Getúlio Vargas ficaram cheios para prestigiar os desfiles.

 

Na tarde de sábado (02), o destaque foi para os Polos Educacionais Rurais e para as Escolas Municipais de Educação Infantil (EMAIs). São 11 escolas instaladas no interior do município. Ao longo do cronograma, os alunos e professores mostraram um pouco dos projetos desenvolvidos. Um dos destaques ficou a cargo do Polo do Caverá que, ao apresentar o projeto de literatura que desenvolvido em sala de aula, proporcionou que alunos distribuíssem livros para a comunidade que prestigiava o desfile.

Já no domingo (03), 23 instituições – entre escolas e universidades, fizeram o trajeto.  A prefeita, Cleni Paz, foi homenageada pela EMEB Marcelo de Freitas Faraco por ter sido a primeira diretora da instituição. Ao final da homenagem, ela desceu do palanque, abraçou os membros da escola e recebeu um buquê de flores como simbologia do trabalho desenvolvido.

Alegretense que morreu em acidente no final de agosto foi homenageada

A bióloga Eloísi Paim, de 26 anos, que faleceu em acidente no final de agosto recebeu homenagem de colegas e amigos. Vestidos de branco e com pássaros de tecido na mão, o grupo carregava faixas com frases como, “Voa alto, Elô” e “Para que preciso pés, se tenho asas para voar”.

Protestos e indignação

O desfile também foi pautado por momentos de inconformidade com a situação dos servidores do Estado. Revoltados com os atrasos e parcelamentos dos salários, professores vestidos de preto seguravam faixas e cartazes de repúdio às ações do governo Sartori.

Fotos: Pedro Mello

Publicidade
Comentários

Cidade

Moradores discutem melhorias no Bairro Nossa Senhora da Conceição

Encontro liderado por Adão Roberto e Carmelita visa calçamento, drenagem e iluminação

Em 19 de novembro de 2024, a Associação de Moradores do Bairro Nossa Senhora da Conceição e autoridades se reuniram para discutir melhorias como calçamento, drenagem e iluminação. Adão Roberto, da FRACAB e UAMA, e a presidente da associação, Carmelita Hoffman, lideraram o encontro, que ocorreu no próprio bairro.

As autoridades prometeram colaborar para elevar a qualidade de vida local, mas ainda não detalharam as ações ou prazos. A comunidade aguarda o cumprimento desses compromissos.

 

Continue lendo

Cidade

NESTA QUINTA-FEIRA: AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTIRÁ DESCONTOS DE MULTAS E JUROS NO PROGRAMA PROFIS 2024

O evento ocorrerá às 15h, no Plenário Gaspar Cardoso Paines, na Câmara de Vereadores

A Câmara Municipal de Alegrete convida a comunidade para participar, nesta quinta-feira, 21 de novembro de 2024, da audiência pública sobre o Programa Profis 2024, promovida pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final. 

O encontro discutirá o Projeto de Lei Ordinária 59/2024, apresentado pelo Poder Executivo, que estabelece condições especiais para regularização de débitos com o município. O programa prevê anistia de multas e juros sobre créditos da Fazenda Pública Municipal, de natureza tributária e não tributária, vencidos até 31 de dezembro de 2023, destinados a pessoas físicas e jurídicas com dívidas ativas e/ou judicializadas.

A audiência pública é uma oportunidade para que a população conheça os detalhes do projeto, tire dúvidas e contribua com sugestões. Além disso, o evento será transmitido ao vivo pela TV Câmara, garantindo acesso àqueles que não puderem comparecer presencialmente.

Continue lendo

Cidade

Alegrete celebra padroeira com vasta programação religiosa

Eventos começam em 29 de novembro, incluindo carreatas e missas temáticas, com apoio da Prefeitura e Secretaria de Turismo. Nossa Senhora da Conceição Aparecida promete unir e abençoar a cidade

A cidade de Alegrete anunciou, em um evento na noite de 14.nov.2024 (5ª feira), no salão Paroquial, uma programação extensa para celebrar a sua padroeira, Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

As festividades, com início em 29.nov, contam com o apoio da Prefeitura de Alegrete e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Prometem momentos de fé, tradição e união para a comunidade local.

As celebrações começarão com uma carreata às 18h, partindo do trevo do arco na Cidade Alta, seguida de uma missa com benção ao Alegrete às 19h, no dia 29.nov. Esta sequência de eventos simboliza a união e a fé da comunidade.

A programação inclui missas temáticas dedicadas a diferentes grupos da comunidade ao longo da semana seguinte. No dia 3 de dezembro, às 19h, haverá uma missa com benção às famílias, com a presença da Paróquia de Manoel Viana. No domingo, às 10h, uma missa abençoará os produtores rurais do Município, e às 19h, uma missa será dedicada aos integrantes do comércio e empreendedores de Alegrete.

Durante a semana, as celebrações continuarão com missas voltadas para profissionais de diversos setores, incluindo construção civil, indústrias, agroindústrias, militares, seguranças, educação, cultura, tradicionalistas e profissionais de saúde. O encerramento das festividades será no domingo, com uma Santa Missa na igreja Matriz às 10h, marcando o fim de uma semana de celebrações.

 

 

Continue lendo

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular