Contato

Cidade

Mais de 2.000 pessoas estão fora de suas casas em Alegrete

Cerca de 200 pessoas estão trabalhando voluntariamente no auxílio às pessoas que estão desabrigadas devido a enchente no município de Alegrete.

DSCF8338
Nesta sexta-feira, 14 abril, o trabalho foi intenso durante a madrugada para a remoção das famílias e se estendeu ao longo do dia. No final desta noite, após avaliação de planilhas e compilação de dados das equipes de monitoramento, 2 mil e 100 pessoas foram afetadas.

DSCF8371
Deste número 500 pessoas estão desabrigadas, ou seja, estão em locais destinados pelo município que são o Ginásio Osvaldo Aranha, a Escola Eurípedes Brasil Milano e o IRMA, localizado na Vila Nova e 1 mil 600 pessoas desalojadas, onde foram deslocadas, por sua vontade, para as casas de familiares, amigos, igrejas ou optaram por ficar em barracas.

DSCF8372
Para este auxílio a equipe da Defesa Civil conta com 8 (oito) caminhões e 10 (dez) carros utilitários da Prefeitura Municipal, 10 (dez) caminhões das Unidades do Exército e 2 (duas) embarcações, num efetivo de 57 militares, divididos em onze equipes e o Centro de Operações. Os bairros mais afetados são: Macedo, Vila Nova, Santo Antônio, Vila Isabel, Canudos, Promorar, Ibirapuitã, Medianeira e São João.

DSCF8361

Ainda nesta tarde de sexta-feira, uma equipe também fez o mapeamento das pessoas afetadas, via embarcação de voluntário e quantificou cerca de 500 casas submersas. Em metade destas residências, os moradores aguardam que o rio baixe o seu nível e optam, por sua própria vontade, permanecer no local.

DSCF8369

Por outro lado, a equipe da alimentação, nestes dois dias de intenso trabalho, forneceu 1 mil refeições ao dia (café, almoço e jantar) aos afetados.

No final desta tarde, a coordenação da Defesa Civil local e regional reuniu o grupo para avaliação do trabalho e alinhamento de dados e estratégias. Amanhã, 15, todas as equipes devem manter seu ritmo de trabalho e de prontidão, pois o Rio Ibirapuitã, com dados das 21h24 se encontra com 11m 49cm.

DSC_4903

Estavam presentes na reunião a Prefeita Cleni Paz da Silva, juntamente com o Vice Prefeito Márcio Fonseca do Amaral, o comandante da guarnição, Coronel Luís Sérgio da Costa Souto, Oficiais, Secretários, Diretores, funcionários e voluntários.

DSC_4891
A Defesa Civil segue solicitando o apoio de voluntários e também de alimentos não perecíveis que podem ser deixados na Central de Arrecadação, localizada na Prefeitura Municipal – Palácio Ruy Ramos, na Praça Getúlio Vargas.

DPCOM-PMAlegrete

Fotos : Pedro Mello / Em Questão

 

 

 

 

Publicidade
Comentários

Cidade

FREDERICO ANTUNES DESTINA EMENDA PARLAMENTAR A APAE ALEGRETE

Trata-se de uma Instituição beneficente de apoio, prevenção e promoção de bem estar às Pessoas com Deficiência e do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 

Na quarta-feira (2/4), Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a SJCDH firmou um termo de colaboração destinando recursos de emenda parlamentar, do Deputado Estadual Frederico Antunes, para a APAE Alegrete/RS. 

No total, foram direcionados R$ 75 mil para a Associação. Os recursos serão aplicados na contratação de serviços e multiprofissionais, como neuropsicopedagoga, psicólogo, assistente social, entre outros. A entidade atende em média 426 pessoas.

“É o nosso reconhecimento ao trabalho de excelência que é realizado pela nossa APAE Alegrete, que é uma referência regional”, destacou Frederico.

As Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais são instituições que prestam serviços educacionais e de apoio às pessoas com deficiência intelectual ou múltipla. No total, existem 206 APAEs no Rio Grande do Sul.

O secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabrício Peruchin; o Deputado Estadual, Frederico Antunes e a diretora-administrativa da Federação das APAEs do Rio Grande do Sul (FEAPAES), Lúcia Centena, participaram do ato de assinatura no Centro Administrativo do Estado (CAFF).

📸 Cristiano Guerra

Continue lendo

Cidade

Obra particular rompe rede e cinco bairros estão sem água.

Obra particular rompe rede de água, e abastecimento em cinco bairros deve retornar durante a madrugada

Uma obra particular rompeu uma rede de água na Rua Olegário Vitor Antônio José de Vargas, em Alegrete, na noite desta quarta-feira, 26, e o abastecimento foi interrompido na região da Coxilha e nos bairros Fronteira Oeste, Maria do Carmo, Novo Lar e Vila Inês.

A Corsan está realizando o reparos, com previsão de que o retorno do fornecimento de água ocorra durante a madrugada desta quinta-feira, 27, de forma gradual.

Para mais informações, podem ser usados os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), WhatsApp (51) 99704-6644 e ligações gratuitas pelo 0800.646.6444.

A Corsan está permanentemente disponível nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.

Continue lendo

Cidade

MP consegue condenar a 30 anos autor de feminicídio em Alegrete

Após denúncia do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), o Tribunal do Júri em Alegrete condenou nesta terça-feira, 25 de março, a 30 anos de reclusão, homem que agrediu sua companheira até a morte no ano de 2023.

Na madrugada do dia 20 de novembro, após uma discussão com a companheira, o denunciado a espancou com diversos golpes pela cabeça e pelo corpo, fugindo logo após e deixando a vítima inconsciente e agonizando por horas, até ser encontrada por uma vizinha e socorrida pelo SAMU.

A mulher foi encaminhada ao hospital, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos, indo a óbito no dia seguinte.

O crime foi praticado por meio cruel, uma vez que o denunciado agiu com brutalidade desmedida ao espancar a vítima na região da cabeça, o que acarretou fratura do crânio e hemorragia cerebral, causando-lhe sofrimento desnecessário, e por razões da condição de sexo feminino (feminicídio).

“Os jurados foram chamados à responsabilidade de encerrar esse ciclo de violência em que a vítima se encontrava, garantindo a punição do responsável, e, ao acolher integralmente o pedido do Ministério Público, indicaram que a sociedade não tem mais nenhuma tolerância com a violência contra as mulheres”, destacou a promotora de Justiça Maura Lelis Guimarães Goulart, que atuou em plenário.

O juiz determinou a imediata execução da pena do condenado, que respondeu preso a todo o processo, e fixou indenização mínima de 30 salários mínimos em favor dos familiares da vítima, a título de reparação pelos danos morais provocados pelo crime.

Continue lendo

Popular