Contato

Cidade

Com 500 desabrigados, São Francisco de Paula se mobiliza para reconstrução depois do tornado

Na segunda-feira, a prefeitura da cidade vai decretar situação de calamidade pública para obter recursos estaduais e federais

23118095

A forte chuva que atingiu o município de São Francisco de Paula na manhã deste domingo deixou 500 desabrigados, de acordo com informações do Corpo de Bombeiros. As famílias retiradas de suas casas passarão a noite no ginásio de esportes, que fica na Rua Santos Dumont, bairro Centro. O local também serve como central para recebimento de doações. Ainda não há uma estimativa do tamanho do prejuízo causado.

17265107_285678768520715_6504699353599185609_n

Na segunda-feira, a prefeitura de São Francisco de Paula deve decretar estado de calamidade pública para obter recursos estaduais e federais. Pelo menos uma morte foi confirmada: Claudemir Gomes Freitas, 24 anos. Outras 70 pessoas receberam atendimento médico no hospital da cidade. O governo do Estado confirmou neste domingo a liberação de R$ 175 mil para a área da saúde.

17264609_659017870958828_3642308350104425837_n

 

Conforme a Defesa Civil, a mobilização rápida da população de São Francisco de Paula e a ajuda de municípios próximos fizeram com que não fosse necessário enviar suprimentos, pelo menos neste domingo, para a cidade. Um caminhão cheio de colchões estava pronto para sair de Porto Alegre, mas ficou estacionado na Capital. Os únicos itens em falta no momento são roupas de cama e materiais de construção.

 

Moradores de Gramado, Canela, Caxias do Sul e São Francisco de Paula arrecadaram alimentos, água, materiais de limpeza e de higiene pessoal, além de velas. A previsão da RGE é que a energia elétrica comece a ser normalizada a partir da próxima madrugada. A prioridade é abastecer o hospital da cidade.

— Estamos recebendo qualquer tipo de ajuda. Como prestamos serviço para transportadoras, conseguiremos um caminhão para levar tudo até lá no sábado — relata a empresária Deise Simone Andriola, que disponibilizou a Top Line Mecânica (Rua Gerson Andreis 728, bairro Distrito Industrial, em Caxias) para o recolhimento de donativos.

O tenente-coronel Jarbas Trois de Ávila, subchefe da Defesa Civil, explica que o envio de recursos para o município terá início quando o decreto de calamidade pública for homologado, o que deve demorar quatro dias:

— O decreto é colocado em uma plataforma chamada SIID (Sistema Integrado de Informações de Desastres) junto com documentos, como laudos e fotografias, que comprovem a situação. Depois de homologado, ele vai facilitar a liberação de FGTS, a renegociação das dívidas dos agricultores, permitirá compras emergenciais sem licitação e a dotação orçamentária.

17264896_285678878520704_6043587301707319257_n

Previsão de chuva para as próximas horas

Diversos bairros de São Francisco de Paula tiveram estragos em função do temporal. A situação é mais crítica na região de Santa Isabel, São Miguel, Pedra Branca, Querência, Vila Jardim e Gaúcha. Casas foram destruídas, árvores caíram e armazéns ficaram destelhados

O prefeito Marcos Aguzzoli disse à reportagem da Rádio Gaúcha que estima um número de mil residências danificada. No entanto, o levantamento oficial ainda não foi concluído. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ainda há previsão de chuva para a tarde e a noite deste domingo.

A segunda, a terça e a quarta-feiras devem ter tempo ensolarado a parcialmente nublado. Na segunda-feira, as temperaturas devem ficar bem baixas, fazendo entre 6°C e 20°C. O retorno da chuva é previsto para quinta-feira.

Ginásio de esportes recebe desabrigados e doações em São Francisco de PaulaFoto: Roni Rigon / Agencia RBS

* Com informações da Rádio Gaúcha

Publicidade
Comentários

Cidade

FREDERICO ANTUNES DESTINA EMENDA PARLAMENTAR A APAE ALEGRETE

Trata-se de uma Instituição beneficente de apoio, prevenção e promoção de bem estar às Pessoas com Deficiência e do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 

Na quarta-feira (2/4), Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a SJCDH firmou um termo de colaboração destinando recursos de emenda parlamentar, do Deputado Estadual Frederico Antunes, para a APAE Alegrete/RS. 

No total, foram direcionados R$ 75 mil para a Associação. Os recursos serão aplicados na contratação de serviços e multiprofissionais, como neuropsicopedagoga, psicólogo, assistente social, entre outros. A entidade atende em média 426 pessoas.

“É o nosso reconhecimento ao trabalho de excelência que é realizado pela nossa APAE Alegrete, que é uma referência regional”, destacou Frederico.

As Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais são instituições que prestam serviços educacionais e de apoio às pessoas com deficiência intelectual ou múltipla. No total, existem 206 APAEs no Rio Grande do Sul.

O secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabrício Peruchin; o Deputado Estadual, Frederico Antunes e a diretora-administrativa da Federação das APAEs do Rio Grande do Sul (FEAPAES), Lúcia Centena, participaram do ato de assinatura no Centro Administrativo do Estado (CAFF).

📸 Cristiano Guerra

Continue lendo

Cidade

Obra particular rompe rede e cinco bairros estão sem água.

Obra particular rompe rede de água, e abastecimento em cinco bairros deve retornar durante a madrugada

Uma obra particular rompeu uma rede de água na Rua Olegário Vitor Antônio José de Vargas, em Alegrete, na noite desta quarta-feira, 26, e o abastecimento foi interrompido na região da Coxilha e nos bairros Fronteira Oeste, Maria do Carmo, Novo Lar e Vila Inês.

A Corsan está realizando o reparos, com previsão de que o retorno do fornecimento de água ocorra durante a madrugada desta quinta-feira, 27, de forma gradual.

Para mais informações, podem ser usados os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), WhatsApp (51) 99704-6644 e ligações gratuitas pelo 0800.646.6444.

A Corsan está permanentemente disponível nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.

Continue lendo

Cidade

MP consegue condenar a 30 anos autor de feminicídio em Alegrete

Após denúncia do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), o Tribunal do Júri em Alegrete condenou nesta terça-feira, 25 de março, a 30 anos de reclusão, homem que agrediu sua companheira até a morte no ano de 2023.

Na madrugada do dia 20 de novembro, após uma discussão com a companheira, o denunciado a espancou com diversos golpes pela cabeça e pelo corpo, fugindo logo após e deixando a vítima inconsciente e agonizando por horas, até ser encontrada por uma vizinha e socorrida pelo SAMU.

A mulher foi encaminhada ao hospital, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos, indo a óbito no dia seguinte.

O crime foi praticado por meio cruel, uma vez que o denunciado agiu com brutalidade desmedida ao espancar a vítima na região da cabeça, o que acarretou fratura do crânio e hemorragia cerebral, causando-lhe sofrimento desnecessário, e por razões da condição de sexo feminino (feminicídio).

“Os jurados foram chamados à responsabilidade de encerrar esse ciclo de violência em que a vítima se encontrava, garantindo a punição do responsável, e, ao acolher integralmente o pedido do Ministério Público, indicaram que a sociedade não tem mais nenhuma tolerância com a violência contra as mulheres”, destacou a promotora de Justiça Maura Lelis Guimarães Goulart, que atuou em plenário.

O juiz determinou a imediata execução da pena do condenado, que respondeu preso a todo o processo, e fixou indenização mínima de 30 salários mínimos em favor dos familiares da vítima, a título de reparação pelos danos morais provocados pelo crime.

Continue lendo

Popular