Contato

Cidade

A dura realidade do parque de máquinas em Alegrete

SECRETÁRIO JETTER DE SOUZA MOSTRA À IMPRENSA
O SUCATEAMENTO DO PARQUE DE MÁQUINAS

20170102_103754

Uma das primeiras ações do novo governo municipal, na manhã de hoje, foi a ida do secretário de Infraestrutura, Jetter de Souza, ao Parque de Máquinas e mostrar à imprensa a real situação daquele próprio, diante das inúmeras cobranças da população e dos produtores rurais. Os portões do parque foram abertos e o que se viu foram máquinas sem condições de operarem por falta de peças, pneus furados e até uma das melhores patrolas da Prefeitura que custou R$ 600 mil, parada porque,segundo a versão corrente, foi colocado um óleo inapropriado no motor e não se sabe se a empresa vendedora dará garantia no reparo.

20170102_101431

Para o secretário Jetter, a situação é crítica e “vamos apanhar muito”, disse. A população cobra serviços, faltam caminhões para o recolhimento do lixo e o início da safra está próximo mas as estradas bem longe das mínimas condições.De oito patrolas, apenas três em condições, mas tem operador sobrando.

20170102_103733

Dos quatro caminhões de recolhimento do lixo,tinha apenas um funcionando.Outro entrou nesta segunda-feira em operação. No entanto, faltam mecânico para colocarem as máquinas em funcionamento. Também eletricistas e a Prefeitura terá de contratar via CC para reforçar a equipe. Para uma ação de emergência nas estradas, o secretário diz que vai recorrer ao Exército para uma ajuda extra. Nas condições atuais, não há como iniciar um trabalho de encascalhamento, mas as urgências não pode esperar. O secretário determinou que um caminhão e uma retro sejam deslocados para a Várzea Verde, no Caverá, já esta tarde onde há um trabalho de emergência a ser feito em conseqüência da chuvarada da semana passada.

A Prefeitura tem um estoque de 5 mil litros de óleo, mas somente com os caminhões de lixo são gastos 500 litros/dia. O Orçamento só a partir do dia 15. A prioridade é o lixo e os pontos de estrangulamento das estradas municipais. Sobre a patrola nova e a polêmica do óleo trocado, o secretário determinou apurar os fatos, quer saber se está na garantia. Qualquer licitação que for feita agora demora no mínimo 30 ou mais dias.
Enquanto era feita a averiguação do estado das máquinas, chegava o vice prefeito Márcio Amaral e logo em seguida a prefeita Cleni Paz que ouviu um relato sucinto do secretário sobre a situação do Parque de Máquinas. Ele deu um ânimo aos funcionários e disse que a prioridade é o Parque. Cada um vai dar a sua parte. Acompanharam a visita o ex vice prefeito Darci Tólio, ex vereador Pedro Alex Xavier e a presidente da Associação dos Arrozeiros, Fátima Machezan .

20170102_104424

Fotos : Pedro Mello  Texto: Dariano Moraes

Segue mais fotos de como é a realidade do parque de máquinas :

 

Publicidade
Comentários

Cidade

Corsan anuncia ampliação da rede de esgoto em Alegrete

Alegrete receberá novas obras de ampliação da rede de esgoto entre os dias 23 e 27 de fevereiro. A iniciativa faz parte dos investimentos da Corsan para atender às metas do Marco Legal do Saneamento, que prevê a universalização do acesso à água potável e ao tratamento de esgoto até 2033.

As intervenções ocorrerão em dois bairros da cidade. No Capão do Angico, os trabalhos serão realizados na Rua Carvalho, Avenida Espinilho e Avenida Ibicuí. Já no bairro Vera Cruz, as obras acontecem nas ruas Colômbia e Maximino Grilo. As ações incluem a implantação de novas redes coletoras e a recomposição do pavimento.

Durante o período, os locais estarão devidamente sinalizados. Equipes de Responsabilidade Social da Corsan acompanharão os trabalhos para orientar os moradores sobre o funcionamento da rede e os próximos passos após a instalação.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 9676-8548 ou pelos canais oficiais da Companhia: aplicativo Corsan, Agência Virtual (cliente.corsan.com.br), WhatsApp e telefone 0800 646 6444.

 

Continue lendo

Cidade

Corsan realiza obra de emergência no centro de Alegrete

A Corsan realiza uma intervenção emergencial, nesta quinta-feira, 5, para desobstruir a rede de esgoto na rua Barão do Cerro Largo, visando interromper o extravasamento de esgoto presente na via e normalizar o sistema o mais breve possível.

Com o auxílio de um caminhão hidrojato, as equipes buscam remover o material asfáltico que ingressou na tubulação. O trânsito estará bloqueado no trecho entre a Doutor Quintana e a General Sampaio.

A situação foi decorrente de danos causados à estrutura da tubulação durante os serviços de repavimentação executados pela prefeitura, que acabaram obstruindo a rede e cobrindo os acessos ao coletor de esgoto da região.

Ao longo da avenida, o asfalto também foi aplicado sobre outros pontos de visita, cobrindo registros da rede de água que garantem o abastecimento da região central e da Avenida Eurípides Brasil Milano, o que pode acarretar oscilações no abastecimento de água e a necessidade de futuras intervenções operacionais.

Caso a limpeza por hidrojateamento não seja suficiente, a Companhia já programou uma nova intervenção com abertura da via para esta sexta-feira, 6.

Para outras informações, podem ser usados os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site cliente.corsan.com.br, WhatsApp (51) 99704-6644 e ligações gratuitas pelo 0800.646.6444.

 

Continue lendo

Cidade

Verão com “cara” de inverno em Alegrete nesta segunda-feira

Cerração intensa marca o dia após a entrada do verão em Alegrete no RS. A formação desta visão turva e espessa iniciou na madrugada e deu à manhã desta segunda-feira, 22 de dezembro uma “cara” do inverno gaúcho, naqueles dias de combinações climáticas de umidade e frio.

Em pleno verão, a cerração em Alegrete ocorre devido à combinação de alta umidade, noites mais longas e temperaturas amenas que favorecem a condensação do vapor d’água próximo ao solo. Para a virada do ano, a previsão indica calor intenso, com máximas acima de 30 °C, alternando momentos de sol e pancadas rápidas de chuva típicas da estação.

🌫️ Por que a cerração aparece em dezembro?

– Alta umidade relativa do ar: após dias de chuva ou noites com forte saturação de vapor, o ar próximo ao solo fica carregado de umidade.
– Resfriamento noturno: mesmo no verão, a madrugada pode registrar temperaturas mais baixas. Esse resfriamento favorece a condensação e a formação da cerração.
– Topografia da região: Alegrete, na Fronteira Oeste, possui áreas de relevo suave e várzeas que acumulam umidade, intensificando o fenômeno.
– Transição climática: dezembro marca o início do verão astronômico, mas ainda há resquícios de massas de ar frio que interagem com o calor diurno, criando condições típicas de inverno gaúcho.

🌦️ Previsão para a virada do ano em Alegrete

– Dias 29 e 30 de dezembro: tempo firme, com sol predominante e máximas de até 32 °C.
– 31 de dezembro (Réveillon): céu parcialmente ensolarado, calor forte (33 °C) e baixa chance de chuva (23%). A noite deve ser quente e úmida, com poucas nuvens.
– 1º de janeiro: segue o padrão de verão, com 34 °C e possibilidade de pancadas rápidas de chuva à tarde ou à noite.

📌 Em resumo
A cerração que marcou o início da semana é um reflexo da umidade elevada e do resfriamento noturno, mesmo em pleno verão. Já para a virada do ano, os moradores e visitantes da Fronteira Oeste podem esperar um Réveillon quente e abafado, com clima típico da estação: sol forte durante o dia e apenas risco moderado de chuvas rápidas no período noturno.

 

 

Continue lendo

Popular