Contato

Cidade

OPAA vai liderar caminhada “de quem tem amor pela cidade e pelo país”

 

 

https://youtu.be/Cv9GmeKYH7o

 

 

Evento no Dia da Pátria para celebrar o civismo e para quem acredita numa agenda para a cidade

 

A OPAA, Organização Protetora dos Animais de Alegrete, estará realizando uma caminhada com seus participantes, com a comunidade, com todas aquelas pessoas que entendem que pátria, nação, país e valores cívicos são importantes para a formação da cidadania. Como a Prefeitura trocou a caminhada cívica, por três eventos em cima de locais recentemente pavimentados, na Zona Leste, e dois na Zona Sul, a OPPA vai na direção contrária.

“Não é um evento só para quem cria pequenos animais. Entendemos que espírito cívico não tem que ser desmerecido e convidamos às pessoas para se juntarem à nós no dia 7”, disse a Presidente da ONG, Nara Leite.

No entendimento dela não é preciso ter dinheiro para ter atitude em favor da cidade e do país, “estamos procurando parcerias que tenham atitude, e esta iniciativa é da população, independe do Governo dizer como temos que agir em relação aos valores cívicos. Não podemos é viver acomodados”, dispara.

Neste mesmo diapasão a advogada e Presidente da OPAA vai além, “a questão da proteção dos animais é uma agenda da cidade. Queremos outras políticas. Não acreditamos em políticas fatiadas, mas elas dialoguem entre si. Nossa ação agora é para quem acha que tem como causa maior a cidade. A OPAA é uma destas causas”, ponderou.

Nara Leite disse que a muitas ações da OPPA inicia com o cuidado de cães abandonados e chegam até aos proprietários, principalmente naquele segmento em que apresentam vulnerabilidade social. “Quando a falta de atenção chega aos adultos, encaminhamos para a Assistência Social, ou para outras instituições”. Há casos que os maus tratos são o reflexo do humano.

Desde 2003 estão se debatendo com várias circunstâncias e aprendendo com as diversas complexidades que envolvem humanos e animais. “No bairro Segabinazzi, por exemplo, temos cadastradas 137 pessoas que querem castrar os cães e não temos como realizar esta ação. O que dizemos é que falta é uma política clara na Vigilância. “Tem que ter regras claras, gestão e ação”, disse. Mas não se resume a ação apenas para castrar, “é preciso toda uma política de educação, para a posse responsa´vel, porque também envolve saúde”, projeta.

Em alguns casos a OPAA até paga as castrações como aconteceram no bairro Capão do Angico onde 42 cães foram castrados, “apesar de estarmos em campanha para a construção de um Centro de Proteção dos Animais, que deveria ser obrigação da Prefeitura, que ajudou parcialmente”, declarou.

Neste local, segundo Nara Leite, o ideal é que servisse principalmente para a educação, “com passeios de escolas e levar às crianças uma nova cultura. Estamos lidando é com maus tratos, com abates frequentes, com eliminação de animais. Não só cães, gatos, mas aqui na região com cavalos, que são levados à morte por exaustão”, desabafa.

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Cidade

Prefeitura entrega ao governador Eduardo Leite projeto de finalização das obras do aeroporto de Alegrete

O prefeito em exercício, Jesse Trindade, entregou em mãos ao governador Eduardo Leite, na manhã de quinta-feira (21/01), no Palácio Piratini, documento com uma das mais importantes demandas estruturais de Alegrete: as obras do aeroporto Regional Gaudêncio Ramos.

O prefeito em exercício entregou um documento detalhado a respeito da necessidade de finalização da obra. “Esmiuçamos o processo todo ao governador e vejo com muita clareza que o projeto precisa ser levado adiante pela obstinação da nossa gestão e do prefeito Márcio Amaral”, diz Jesse.

  Para Jesse, o aeroporto tem grande importância, não só para a cidade e para a região, mas para todo o Estado. “Temos o apoio de 16 municípios e de nove universidades em um projeto que atinge cerca de 650 mil pessoas. “A expectativa é de que circulem milhares de passageiros por ano e o município gere empregos, diretos e indiretos”, vislumbra .

O principal objetivo do encontro foi reforçar o diálogo com o Estado para viabilizar verdadeiras demandas estruturais do aeroporto nos aspectos de asfalto, acesso ao local, recapeamento da atual pista, iluminação para pousos noturnos, melhorias no cercamento de toda área e reparos no hangar construído em 1993. “É fundamental a parceria com o Governo do Estado, no sentido de nos apoiar junto ao Governo Federal, e dividir conosco essa obra”,

Continue lendo

Cidade

Cozinha comunitária aumenta produção para atender carentes

A Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social, promoveu na quinta-feira, dia 21, uma importante reunião para intensificar ações de enfrentamento a pobreza que serão desenvolvidas na Cozinha Comunitária, com aumento da produção e distribuição de marmitas solicitadas pelos serviços assistenciais para combater às desigualdades sociais no município.

A secretária de Promoção e Desenvolvimento Social, Iara Caferatti esteve reunida com a coordenadora da Cozinha Comunitária, Karen Perez, a diretora de Proteção Social, Gizelda Thaddeu e a técnica social Daniela Haerter.

Durante a pandemia, a Cozinha Comunitária já vinha ampliando na pandemia para auxiliar as famílias em situação de vulnerabilidade. “O fim do auxílio emergencial vai impactar na redução da renda de muitos alegretenses e precisamos agir. O prefeito Márcio está muito preocupado com a crise social e econômica provocada pelo novo coronavírus, que só fez acentuar as desigualdades”, comenta Iara.

Segundo a secretária, já foram distribuídas até o momento 4.830 refeições somente para o circo desde 23/03/2020,  a cozinha atende as cooperativas de catadores de material reciclado e famílias extremamente vulneráveis, indicadas pelo CRAS de referência com 320 refeiçoes diárias de segunda a sexta. “Um bom exemplo é o circo Fox, instalado em Alegrete desde março de 2020 e que vem recebendo atendimento com a distribuição de marmitas para seus integrantes”, enfatiza.

Continue lendo

Cidade

Jesse Trindade assumiu como prefeito em exercício

O vice-prefeito Jesse Trindade é o prefeito em exercício até o próximo dia 4 de fevereiro em virtude do saldo de férias (dias em haver) do prefeito Márcio Amaral.

Jesse estará em Porto Alegre nesta quinta-feira, em agenda com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas e o governador Eduardo Leite.

Na ocasião, será entregue ao município um ônibus escolar rural, por meio do Programa Caminhos da Escola.

Em um texto no Facebook o Prefeito em exercício postou “Momento especial em assumir com muita responsabilidade o Município de Alegrete. Agradeço a confiança do Prefeito Márcio Amaral, do conjunto de Secretários e Servidores e todos aqueles apostaram em nosso projeto.”

 

Continue lendo

Popular