Contato

Cidade

OPAA vai liderar caminhada “de quem tem amor pela cidade e pelo país”

 

 

https://youtu.be/Cv9GmeKYH7o

 

 

Evento no Dia da Pátria para celebrar o civismo e para quem acredita numa agenda para a cidade

 

A OPAA, Organização Protetora dos Animais de Alegrete, estará realizando uma caminhada com seus participantes, com a comunidade, com todas aquelas pessoas que entendem que pátria, nação, país e valores cívicos são importantes para a formação da cidadania. Como a Prefeitura trocou a caminhada cívica, por três eventos em cima de locais recentemente pavimentados, na Zona Leste, e dois na Zona Sul, a OPPA vai na direção contrária.

“Não é um evento só para quem cria pequenos animais. Entendemos que espírito cívico não tem que ser desmerecido e convidamos às pessoas para se juntarem à nós no dia 7”, disse a Presidente da ONG, Nara Leite.

No entendimento dela não é preciso ter dinheiro para ter atitude em favor da cidade e do país, “estamos procurando parcerias que tenham atitude, e esta iniciativa é da população, independe do Governo dizer como temos que agir em relação aos valores cívicos. Não podemos é viver acomodados”, dispara.

Neste mesmo diapasão a advogada e Presidente da OPAA vai além, “a questão da proteção dos animais é uma agenda da cidade. Queremos outras políticas. Não acreditamos em políticas fatiadas, mas elas dialoguem entre si. Nossa ação agora é para quem acha que tem como causa maior a cidade. A OPAA é uma destas causas”, ponderou.

Nara Leite disse que a muitas ações da OPPA inicia com o cuidado de cães abandonados e chegam até aos proprietários, principalmente naquele segmento em que apresentam vulnerabilidade social. “Quando a falta de atenção chega aos adultos, encaminhamos para a Assistência Social, ou para outras instituições”. Há casos que os maus tratos são o reflexo do humano.

Desde 2003 estão se debatendo com várias circunstâncias e aprendendo com as diversas complexidades que envolvem humanos e animais. “No bairro Segabinazzi, por exemplo, temos cadastradas 137 pessoas que querem castrar os cães e não temos como realizar esta ação. O que dizemos é que falta é uma política clara na Vigilância. “Tem que ter regras claras, gestão e ação”, disse. Mas não se resume a ação apenas para castrar, “é preciso toda uma política de educação, para a posse responsa´vel, porque também envolve saúde”, projeta.

Em alguns casos a OPAA até paga as castrações como aconteceram no bairro Capão do Angico onde 42 cães foram castrados, “apesar de estarmos em campanha para a construção de um Centro de Proteção dos Animais, que deveria ser obrigação da Prefeitura, que ajudou parcialmente”, declarou.

Neste local, segundo Nara Leite, o ideal é que servisse principalmente para a educação, “com passeios de escolas e levar às crianças uma nova cultura. Estamos lidando é com maus tratos, com abates frequentes, com eliminação de animais. Não só cães, gatos, mas aqui na região com cavalos, que são levados à morte por exaustão”, desabafa.

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Cidade

Apenas hoje e amanhã para vistorias de veículos de aplicativos

 A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Segurança Pública, Mobilidade e Cidadania, comunica que realizará a Vistoria do Transporte por Aplicativo – 2021, atendendo a lei nº 6026/2018. A vistoria está sendo realizada na Secretaria de Segurança Pública, Mobilidade e Cidadania, no Centro Administrativo José Rubens Pillar, localizado na rua Major João Cezimbra Jaques, nº200.

Solicita-se a presença dos motoristas parceiros com seus veículos, incluindo os itens de combate e prevenção da Covid-19, apresentando os documentos de CRLV e CNH originais, das 8h30min às 12h30min.

Sobre a vistoria presencial solicita-se que os motoristas ao chegar estacionem seus veículos no estacionamento interno do Centro Administrativo Municipal. Para uma melhor conveniência dos horários de atendimento ficam reservadas as seguintes datas e horários:
– Dia 15 de abril: prefixos 046 em diante, com intervalos de 15 min.
– Dia 16 de abril: prefixos que por ventura não puderem comparecer em seus dias e horários, com agendamento prévio através do telefone (55)3421-5038, das 8h30 às 12h30.

A Secretaria de Segurança Pública, Mobilidade e Cidadania solicita que os motoristas respeitem a ordem e os horários individuais determinados para cada prefixo para evitar aglomerações.

Continue lendo

Cidade

Hoje é dia de conferir as atrações da Cia do Carro

 

Continue lendo

Cidade

Campanhas pretendem ajudar população em vulnerabilidade

A Prefeitura de Alegrete, através das Secretarias de Promoção e Desenvolvimento Social e da Secretária de Saúde, em parceria com a Câmara de Vereadores e a UABA lançam as campanhas “Unidos contra a fome”, “Vacinação solidária” e “Campanha do Agasalho 2021”, com o objetivo de arrecadar alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e agasalhos para as famílias em situação de vulnerabilidade social do município.

A “Vacinação Solidária” é uma campanha que estimula as pessoas que forem receber a vacina contra Covid-19 a doarem um quilo de alimento não perecível, os pontos de coleta estarão em todas as UBSs com salas de vacina. Já a “Campanha do Agasalho 2021” e a campanha “Unidos contra a fome” terão pontos de coleta por toda a cidade.

“Essas campanhas são muito importantes para darmos um suporte extra às famílias mais vulneráveis nesse momento difícil. A pandemia agravou a situação de muitas pessoas, mas através da solidariedade dos alegretenses podemos amenizar um pouco essa situação. A Campanha do Agasalho por exemplo é uma ação que dá certo há muitos anos e fundamental na nossa cidade devido ao nosso clima frio”, ressaltou Iara Caferatti Gonçalves Fagundes.

Continue lendo

Ler edição online

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular