Contato

Cidade

Vaucher critica falta de política de transporte público em Alegrete

A Empresa Vaucher Transportes publicou em seu site um texto inquietante.

“Termo de Ajuste de Conduta firmado em 2013 previa a implantação de uma política de transporte público em Alegrete e marcou avanços, mas após 3 anos, importantes questões precisam ser retomadas”

A seguir a empresa postou o seguinte texto:

Em 2013, o transporte público de Alegrete passou por uma importante reestruturação. Na época, era urgente que o serviço se adequasse às necessidades reais da comunidade, atendendo às exigências da legislação, como proporcionar acessibilidade a portadores de necessidades especiais; e a incorporação de avanços tecnológicos, como a implantação gradativa de bilhetagem eletrônica e de um sistema de passagem integrada.

Como solução, no dia 12 de fevereiro daquele ano foi firmado um TAC – Termo de Ajuste de Conduta – entre Prefeitura Municipal de Alegrete e as empresas prestadoras de serviço de transporte público, a Vaucher e a Nogueira, definindo um plano de ação para que os ajustes fossem efetivados.

É importante destacar ainda que, segundo a legislação vigente, a validade das concessões já havia expirado há mais de 2 anos e mesmo sem a possibilidade de abertura de nova licitação a curto prazo, para garantir a continuidade e regularidade do serviço como previsto em Lei, eram necessários ajustes.

Celebrado o termo, as empresas se comprometeram em fazer a renovação da frota, num prazo de 6 meses e cumprir a disposição legal de acessibilidade em 30% da frota da época. As empresas cumpriram as condições listadas no TAC e, por parte do Poder Público, havia o comprometimento da abertura do processo licitatório, em até 18 meses, para outorga de novas concessões e a manutenção e conservação das ruas e avenidas usadas nos itinerários das linhas.

Os investimentos em pavimentação das vias públicas em que trafegam os ônibus teriam absoluta prioridade sobre as demais, com o objetivo de preservar a integridade e conservação dos veículos, o que, só em parte, foi atendido pela Prefeitura.

A Vaucher, por seu turno, participou de todos os investimentos na bilhetagem eletrônica e na fundação do STU, que passou a ser o gestor do emissão e comercialização dos cartões, o que resultou no aumento da eficiência e transparência do processo.

À época, empresas concessionárias e Poder Público empenharam-se em avançar na consolidação de uma política municipal de transporte público, que ora precisa ser aperfeiçoada e condicionada às novas demandas da comunidade de Alegrete, sobretudo, por que, desde setembro do ano passado, o Transporte Público Coletivo passou a ser considerado um direito social previsto na constituição.

Release da Prefeitura anuncia trechos de asfaltamento

O oitavo lote de ruas do Programa de Recuperação Asfáltica e Pavimentos começou a ser executado. As duas quadras da Rua Polycarpo Rodrigues, no Bairro Ayrton Senna, já estão com a pavimentação em blocos de concreto adiantada. O projeto prevê drenagem, calçadas com rampas de acessibilidade, além de sinalização vertical e horizontal.

O pacote contempla trechos de sete ruas nos bairros Ayrton Senna e Honório Lemes, em um total de 1,3 quilômetros de ruas pavimentadas. Após a rua onde o trabalho se concentra no momento, será a vez dos 244 metros da Rua Eulália Gamino Grisoste. As demais são Florisbela Nunes dos Santos (244 metros), Maria Avelina Ferreira Rosli (128 metros), Ivo da Costa Guedes (176 metros), Albino Rodrigues Severo (214 metros) e Helena Galant Rodrigues (141 metros). Serão investido R$ 1.398.238 milhão com recursos do PAC Pavimentação.

Publicidade
Comentários

Cidade

FREDERICO ANTUNES DESTINA EMENDA PARLAMENTAR A APAE ALEGRETE

Trata-se de uma Instituição beneficente de apoio, prevenção e promoção de bem estar às Pessoas com Deficiência e do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 

Na quarta-feira (2/4), Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a SJCDH firmou um termo de colaboração destinando recursos de emenda parlamentar, do Deputado Estadual Frederico Antunes, para a APAE Alegrete/RS. 

No total, foram direcionados R$ 75 mil para a Associação. Os recursos serão aplicados na contratação de serviços e multiprofissionais, como neuropsicopedagoga, psicólogo, assistente social, entre outros. A entidade atende em média 426 pessoas.

“É o nosso reconhecimento ao trabalho de excelência que é realizado pela nossa APAE Alegrete, que é uma referência regional”, destacou Frederico.

As Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais são instituições que prestam serviços educacionais e de apoio às pessoas com deficiência intelectual ou múltipla. No total, existem 206 APAEs no Rio Grande do Sul.

O secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabrício Peruchin; o Deputado Estadual, Frederico Antunes e a diretora-administrativa da Federação das APAEs do Rio Grande do Sul (FEAPAES), Lúcia Centena, participaram do ato de assinatura no Centro Administrativo do Estado (CAFF).

📸 Cristiano Guerra

Continue lendo

Cidade

Obra particular rompe rede e cinco bairros estão sem água.

Obra particular rompe rede de água, e abastecimento em cinco bairros deve retornar durante a madrugada

Uma obra particular rompeu uma rede de água na Rua Olegário Vitor Antônio José de Vargas, em Alegrete, na noite desta quarta-feira, 26, e o abastecimento foi interrompido na região da Coxilha e nos bairros Fronteira Oeste, Maria do Carmo, Novo Lar e Vila Inês.

A Corsan está realizando o reparos, com previsão de que o retorno do fornecimento de água ocorra durante a madrugada desta quinta-feira, 27, de forma gradual.

Para mais informações, podem ser usados os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), WhatsApp (51) 99704-6644 e ligações gratuitas pelo 0800.646.6444.

A Corsan está permanentemente disponível nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.

Continue lendo

Cidade

MP consegue condenar a 30 anos autor de feminicídio em Alegrete

Após denúncia do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), o Tribunal do Júri em Alegrete condenou nesta terça-feira, 25 de março, a 30 anos de reclusão, homem que agrediu sua companheira até a morte no ano de 2023.

Na madrugada do dia 20 de novembro, após uma discussão com a companheira, o denunciado a espancou com diversos golpes pela cabeça e pelo corpo, fugindo logo após e deixando a vítima inconsciente e agonizando por horas, até ser encontrada por uma vizinha e socorrida pelo SAMU.

A mulher foi encaminhada ao hospital, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos, indo a óbito no dia seguinte.

O crime foi praticado por meio cruel, uma vez que o denunciado agiu com brutalidade desmedida ao espancar a vítima na região da cabeça, o que acarretou fratura do crânio e hemorragia cerebral, causando-lhe sofrimento desnecessário, e por razões da condição de sexo feminino (feminicídio).

“Os jurados foram chamados à responsabilidade de encerrar esse ciclo de violência em que a vítima se encontrava, garantindo a punição do responsável, e, ao acolher integralmente o pedido do Ministério Público, indicaram que a sociedade não tem mais nenhuma tolerância com a violência contra as mulheres”, destacou a promotora de Justiça Maura Lelis Guimarães Goulart, que atuou em plenário.

O juiz determinou a imediata execução da pena do condenado, que respondeu preso a todo o processo, e fixou indenização mínima de 30 salários mínimos em favor dos familiares da vítima, a título de reparação pelos danos morais provocados pelo crime.

Continue lendo

Popular