Contato

Tecnologia

“‘Pokémon Go’ é máquina de coleta de dados”, alerta especialista

Aplicativo armazena informações “exatas e detalhadas” sobre cada movimento do usuário e pode condicionar o comportamento do consumidor, afirma comissária alemã para privacidade.

Screenshot de tela com um monstro do aplicativo Pokémon Go

A comissária para a privacidade no estado alemão de Schleswig-Holstein, Marit Hansen, lançou um alerta sobre o Pokémon Go. Em entrevista ao jornal alemão Handelsblattpublicada nesta sexta-feira (05/08), Hansen afirmou que o jogo armazena dados “exatos e detalhados” de cada movimento dos usuários pelas ruas.

“É uma máquina gigante de coleta de dados”, disse, acrescentando que o aplicativo de realidade aumentada, além de espionar, também pode condicionar o comportamento do consumidor.

A Niantic, empresa baseada na Califórnia e que ajudou a desenvolver o jogo, não buscou apenas acesso a câmeras e microfones, mas também disponibilizou uma ferramenta de marketing para “deliberadamente orientar” os usuários do jogo aos chamados “Pokestops” em estabelecimentos comerciais, afirmou Hansen.

A especialista em política de privacidade apontou também para a falta de controles legais, repetindo diversas advertências recentes sobre o aplicativo feitas em Nova York, na Austrália e nos Emirados Árabes Unidos.

“Como o jogo utiliza um provedor de fora da Europa, não temos o apoio jurídico para agir”, disse Hansen, referindo-se às disputas entre União Europeia (UE) e os EUA sobre a transferência de dados transatlânticos e a cooperação da Niantic com o Google Maps.

No mês passado, a Federação das Associações Alemãs de Consumidores (VZBV, na sigla em alemão) disse que contestou 15 cláusulas dos termos de uso e privacidade da Niantic, dando à empresa americana até 9 de agosto para responder. Caso a Niantic não se pronuncie, a VZBV advertiu levar o caso a um tribunal.

20160805075650176783e

“Era do controle total”

O editor-adjunto do Handelsblatt, Thomas Tuma, disse em seu editorial desta sexta-feira: “Pokémon Go é o ponto de partida para uma nova era de controle total.” Em apenas três semanas, 75 milhões de pessoas baixaram o aplicativo – “todas sem terem sido forçadas ou mostrado resistência”, disse Tuma.

“Fisgados, porque é inicialmente gratuito, temos de pagar mais do que nunca com os nossos dados”, incluindo nossas listas de amigos, acrescentou Tuma.

O jogo, lançado no Brasil na noite desta quarta-feira, envolve diversos problemas graves, alerta o editor, porque todos os “monstrinhos são os cavalos de Troia com os quais a indústria da internet abre o caminho para nossas cabeças e nossas carteiras”. “Nós, os usuários, estamos sendo explorados”, disse. “Os que estão sendo capturados somos nós mesmos.”

 

Campo fértil para criminosos

1-yBD8tXsMpaQM-d1BXAu-yg

Na segunda-feira, o governador de Nova York, Andrew Cuomo, ordenou que o departamento correcional proibisse que os cerca de três mil criminosos sexuais do estado usassem oPokémon Go.

Uma das ferramentas do jogo, que permite aos usuários colocar iscas para atrair jogadores a locais específicos, possui o potencial de ser usada por “predadores” em busca de crianças, afirmou Cuomo. Em seu site, a Niantic diz que os usuário não podem ter menos de 13 anos de idade para jogar seus jogos.

Nos EUA, a mania Pokémon Go levou pessoas a andar em quintais, calçadas, cemitérios e até mesmo em estacionamentos policiais – sempre em busca dos monstros do famosos desenho animado Pokémon.

Nos Emirados Árabes Unidos, há duas semanas, a autoridade de telecomunicações TRA alertou os usuários para não ativarem as câmeras de seus celulares em casa ou em outras áreas privadas. E na Austrália, a polícia comunicou que um casal foi ameaçado com uma arma num parque ao sul de Sydney.

 

Pedro Mello

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Tecnologia

Diretoria de Serviço Militar lançou o perfil @alistamento_oficial no Instagram.

No dia 7 de Junho , a Diretoria de Serviço Militar lançou o perfil @alistamento_oficial no Instagram.

Tal perfil tem por objetivo difundir informações institucionais sobre o alistamento militar, alcançado o público de jovens em idade de prestar o serviço militar obrigatório e também seus pais,ampliando o alcance dessa ferramenta.

No perfil também é possível acompanhar uma série do alistamento à incorporação 
Com 3 capítulos, a série explica a entrada e os primeiros dias do recruta no Exército Brasileiro. O que vem depois do alistamento militar? Confira nesta web série os momentos iniciais da caminhada de um soldado do Exército Brasileiro. Dos primeiros dias no quartel, passando pelo campo básico até o momento do recebimento da boina de soldado.

O perfil pode ser acessado através do link:

https://www.instagram.com/alistamento_oficial/

Continue lendo

Tecnologia

Prefeitura realiza reunião para promover aproximação entre Pampatec e Tecnosinos

A Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, realizou na última sexta-feira, 21, uma reunião virtual com o propósito de aproximar o Parque Tecnológico do Pampa (PAMPATEC) da UNIPAMPA com o Parque Tecnológico de São Leopoldo (TECNOSINOS), ligado à UNISINOS.

O objetivo da reunião foi aprimorar as relações entre os parques tecnológicos, de forma a atender a perspectiva institucional do planejamento estratégico para a área de inovação e tecnologia, a fim de atrair empresas de inovação e tecnologia para Alegrete.

A reunião foi coordenada pelo prefeito Márcio Amaral e contou com a participação do vice-prefeito, Jesse Trindade dos Santos, da secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Caroline Figueiredo, do diretor de Empreendedorismo da Unipampa, Vitor Almada, da diretora do Tecnosinos, da diretora de Inovação da Unisinos, Susana Maria Kakuta, da coordenadora de Relações Institucionais e Internacionais do Tecnosinos, Sandra Schimidt Schafer e do diretor de Inovação e Tecnologia da Sedetur, Alex de Souza.

A coordenadora de Relações Institucionais e Internacionais do Tecnosinos, Sandra Schimidt Schafer, em nome do Tecnosinos, explanou sobre o programa de Interiorização do Parque Tecnológico, com o propósito de dar suporte às futuras empresas e startups de Alegrete e colocou à disposição os laboratórios de prototipagem e instalações do parque de São Leopoldo.

O diretor de Empreendedorismo da Unipampa, Vitor Almada, representando o Pampatec, elucidou que a Unipampa é uma formadora de mão de obra tecnológica, a qual pode ser usada pelo Tecnosinos e destacou a importância de investimentos em Alegrete, para fortalecer a economia local.

O prefeito Márcio Amaral, destacou a importância das parcerias institucionais, que devem ser proveitosas para todas as partes. Lembrou que o objetivo dos parques tecnológicos e também do Governo Municipal é promover o empreendedorismo para contribuir com a geração de emprego e renda em nossa cidade.

Continue lendo

Tecnologia

Prefeitura denuncia fake news e nega falta de insumos

Mas que barbaridade. A gente pisca o olho e todo dia surge uma fakenews ou um novo golpe na praça.
Agora, tem gente aproveitando o período de vacinação contra a Covid-19 para aplicar uma nova fraude. Falsas mensagens em nome da Prefeitura são enviadas e divulgadas. Algumas pessoas acabam compartilhando essas fraudes com boas intenções, outras cheiras de más intenções.
Não caia nessa. Evite compartilhar mensagens falsas.
A prefeitura informa que não procede a informação que circula em redes sociais de que o ambulatório de fisioterapia precisa de doações de álcool líquido para higienizar o material utilizado durante as sessões de fisioterapia. A Prefeitura esclarece que possui estoque de álcool e material de higienização e fornece toda estrutura necessária aos serviços.
Continue lendo

Ler edição online

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular