Notícias Agora
Vários municípios gaúchos começarão a parcelar os salários
Os servidores das prefeituras municipais do Rio Grande do Sul poderão ter seus salários parcelados a partir de setembro. Pelo menos 73 prefeituras do Estado manifestaram o desejo de parcelar os vencimentos dos funcionários municipais. O número corresponde a 24% dos 306 municípios pesquisados. A constatação faz parte do estudo realizado pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) entre os meses de abril e julho deste ano.
Os dados foram divulgados nesta terça-feira pelo presidente da Famurs e prefeito de Arroio do Sal, Luciano Pinto, que atribuiu a situação a queda nos repasses federais e os cortes das verbas pelo governo do Estado. “São situações que colocam em risco o pagamento integral dos salários de servidores em dezenas de municípios gaúchos”, lamentou.
Segundo Luciano Pinto, 89% dos prefeitos apontaram como principal problema a queda nos repasses por parte do governo federal. Os prefeitos também apontaram como causa da crise financeira nos municípios o corte de verbas estaduais (83%) e o aumento das despesas com folha de pagamento (57%).
O presidente da Famurs disse que espera uma reação na economia brasileira para que sejam feitos os repasses necessários aos municípios, em particular ao Fundo de Participação dos Municípios (FMP). “Quem sabe o governo federal, vendo que essa situação não é causada pelos municípios, possa fazer um repasse a mais para o fechamento das contas. É um ano de encerramento de mandatos e, evidentemente, muitos prefeitos podem encerrar o ano deixando restos a pagar e serem penalizados pelos órgãos de fiscalização”, explicou.
Em 2016, apenas uma parcela (64%) das prefeituras gaúchas conseguiu corrigir os salários do funcionalismo de acordo com a inflação
Notícias Agora
De engenharia no RS a atriz internacional na China: quem é a gaúcha Miss Brasil 2020?
Concurso em formato inédito ocorreu nesta quinta-feira e foi transmitido online
A gaúcha de Porto Alegre de 27 anos, Julia Gama, foi coroada Miss Brasil 2020 em cerimônia inédita sem plateia nesta quinta-feira (20). A posse durou um pouco mais de 20 minutos e Julia recebeu a coroa das mãos da Miss Brasil 2019, Júlia Horta. Em decorrência das consequências da Covid-19 em segurança a saúde, a comissão do concurso foi formada apenas por integrantes da Organização Miss Brasil.
Fluente em três idiomas a gaúcha, como agradecimento a coroa, disse em português que deseja “levar o nome do Brasil ao mundo, mas não sozinha”, em espanhol, afirmou querer “ser uma plataforma para a voz latina”, já e em mandarim, concluiu a fala destacando que pretende “encorajar as pessoas a brilharem”. Julia cursou até o terceiro ano da graduação de engenharia química no Rio Grande do Sul e hoje é atriz internacional na China.
Em uma publicação no Instagram escreveu: “Eu não canso de ter esperança de ser tudo que sonho – Julia Gama 2014” para relatar a fé nos últimos seis anos de trabalho, “de menina à mulher. Ainda na postagem menciona a valorização e dedicação em seus sonhos: “Que a gente saiba que com integridade, persistência e fé é possível realizar qualquer coisa”, escreveu. A mulher pretende representar o Brasil em toda sua diversidade.
Miss Brasil 2020 foi o 66º ano de participação do Brasil no Miss Universo. A gaúcha sucedeu a mineira jornalista, comunicadora, palestrante e modelo brasileira, Júlia Horta. Com a vitória no dia 9 de março na São Paulo Expo frente a um público de 15 mil pessoas, Júlia tornou-se a nona candidata do estado de Minas Gerais a ostentar a faixa nacional.
Assista:
Por: Valesca Luz / Acústica FM – Foto: Divulgação / Instagram
Manchete
Vídeos-Noite fria com neve e chuva gelada na Serra
Depois de uma semana com temperaturas altas, o frio voltou com força total ao Rio Grande do Sul no final da noite deste domingo (16).
Em Porto Alegre, a mínima registrada na manhã na última segunda-feira (17) foi de 7,5°C. No interior do Estado, os termômetros registram temperaturas ainda menores: o município de São Jose dos Ausentes teve mínima de -0,2°C. Na serra gaúcha chegou a nevar em pelo menos seis municípios – Gramado, Canela, Caxias do Sul, Bom Jesus, São Francisco de Paula, Pinheiro Machado e Palmeira das Missões. A drástica mudança começou com a chegada de uma forte massa de ar polar vinda da Argentina, que também derrubou as temperaturas no Uruguai e no Chile.
Manchete
Lixo retirado pelos garis pegou fogo antes de ser colocado no caminhão
Na noite desta sexta-feira os garis da coleta do lixo foram surpreendidos com mais uma ação irresponsável por parte da população. Durante o recolhimento na avenida Eurípedes Brasil Milano, um saco com brasas acesas pegou fogo, colocando em risco a integridade física dos profissionais.
Mais um ato que demonstra a falta de consciência de algumas pessoas. Pedimos a colaboração de todos para que isso não se repita, pois ações como esta podem causar sérios acidentes.
Veja no vídeo abaixo registrado pelo pessoal da Coleta.
-
Cidade4 meses atrás
Cavalarianos desfilam pelas ruas do Alegrete em homenagem ao 20 de Setembro
-
Polícia2 meses atrás
Racismo em Alegrete. Idosa é gravada xingando com injúria racial
-
Polícia4 meses atrás
Atualizado. Carro com placas de Alegrete é esmagado por Scânia em Eldorado
-
Canal Em Questão5 meses atrás
Catadora de latinhas em Alegrete, Jenifer muda sua história e vira Lojista e youtuber na Capital
-
Manchete3 meses atrás
Rivalidade entre facções resulta em mais uma vítima nesta madrugada
-
Cidade1 ano atrás
Mais de 60 crianças desfilaram na escolha da Corte Mirim da UABA
-
Manchete3 meses atrás
Alegretense encontrado morto boiando dentro do lago em Guarapuava PR
-
Política2 meses atrás
Corrigido.Fenômeno eleitoral de Alegrete, o Bocão, gastou só R$ 360,00