Contato

Em Campo

Alerta de temporais e ciclone com vento forte e intenso no Uruguai e no RS

13718552_935294599931336_6742614241750468531_n

A MetSul Meteorologia emitiu neste domingo advertência sobre condições atmosféricas adversas no Rio Grande do Sul entre esta segunda e a quarta-feira. Nesta segunda  (25), corrente de jato (corredor de vento) em baixos níveis da atmosfera que se origina na Bolívia passa a atuar sobre o Estado, trazendo ar quente e vento do quadrante Norte que deve ter rajadas em algumas regiões. A temperatura terá forte elevação com calor em algumas áreas. Com isso, a atmosfera se instabiliza em parte do território gaúcho. Já no começo do dia pode ter chuva em pontos próximos do Uruguai, mas será, sobretudo, à noite que a instabilidade afeta um maior número de localidades que antes registram sol e temperatura alta durante o dia. Como a corrente de jato estará mais ativa à noite e a atmosfera no horário vai estar mais quente, o risco de temporais é alto. Há possibilidade de granizo e vendavais, alguns potencialmente severos e com risco de danos.

Na terça-feira (26), principalmente entre a madrugada e de manhã, o cenário se complica mais à medida que uma frente fria avança pelo Rio Grande do Sul. Ao encontrar o ar quente no Estado o risco de temporais aumenta, especialmente em cidades do Centro para o Norte do Estado, incluindo a Grande Porto Alegre. Uma vez que na madrugada a corrente de jato em baixos níveis estará muito intensa sobre a Metade Norte gaúcha, com vento de até 100 km/h a 120 km/h a 1500 metros de altitude, temporais fortes a severos são um risco. No decorrer da terça, a instabilidade cede na maioria das regiões à medida que começa a se dar o ingresso de ar frio que chegará acompanhado de vento moderado e por vezes forte gerado por um ciclone extratropical no litoral do Uruguai. No Uruguai, este ciclone deve trazer vento forte a intenso amanhã (25) e na terça (26/7) com rajadas de 100 km/h a 120 km/h na costa, potencialmente superiores em alguns pontos, com alto risco de quedas de árvores e danos em estruturas em departamentos da costa. Maldonado e Rocha podem ser os locais mais afetados. Entre a segunda e terça, o Uruguai ainda deve ter chuva localmente forte a intensa com altos volumes em algumas áreas.
Na quarta (27), apesar de instabilidade passageira ainda associada à circulação ciclônica no Sul e Leste do Estado, o tempo melhora no Rio Grande do Sul com sol e nuvens. Não se espera mais o risco de temporal. O vento, contudo, ainda pode ser forte com rajadas entre 70 km/h e 90 km/h em pontos do Sul e do Leste do Estado devido à influência do ciclone sobre o Atlântico Sul e que já estará se distanciando do continente. As rajadas mais fortes são esperadas sobre as lagoas e a faixa costeira, podendo afetar as operações do porto em Rio Grande. A navegação não será recomendável. Espera-se uma quarta-feira fria e com baixa sensação térmica. (Meteorologista Estael Sias com foto de arquivo de Fabiano Gutierres)

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Em Campo

Exposição Agropecuária será reformulada para se adequar à pandemia

O presidente do Sindicato Rural de Alegrete, Luiz Plastina Gomes e demais diretores vem trabalhando numa formatação alternativa para a realização da 78ª edição da Exposição Agropecuária de Alegrete.

O evento tradicional, que sempre ocorre na metade do mês de outubro, tem fomentado reuniões semanais, reunindo produtores e expositores que deverão participar da feira.

O objetivo é planejar um formato reduzido do evento e que se adeque às exigências sanitárias e epidemiológicas em virtude da pandemia do Coronavírus.

A diretoria do Sindicato está dando prosseguimento à programação de remates que ocorrerá em outubro, no Parque Dr. Lauro Dornelles.

O objetivo é de que pelo menos aconteça a comercialização de animais através de leilões.

#SindicatoRural #ExpofeiraDeAlegrete #remates #leilões #genetica #pecuaria #somostodosagro #agro

Continue lendo

Em Campo

Geada marca o amanhecer em Alegrete

Cenas de campos brancos encobertos pela fina camada de gelo dão o tom desta quinta-feira no município.

O mês de agosto está chegando e julho foi um mês com todos os climas do ano. Chuva, calor, temperaturas negativas e até dias de brisa e temperatura na casa dos 20 graus centígrados.

As imagens desta manhã gelada com temperatura de zero grau são de Sérgio Dornelles.

Continue lendo

Em Campo

Gafanhotos se aproximam da fronteira do Brasil

A nuvem de gafanhotos que está na província de Corrientes, Argentina, pode chegar na próxima quarta-feira ao Rio Grande do Sul, segundo técnicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do estado.

O movimento migratório dos insetos foi impulsionado pela onda de calor que atingiu a região no último fim de semana.

Até a manhã de hoje, estimava-se que a nuvem esteja a 120 km ou 130 km da fronteira brasileira, do município gaúcho de Barra do Quaraí.

Continue lendo

Popular