Contato

Cidade

Secretários repetem o mantra: não tem como assumir compromissos sem dinheiro

Encerrou agora há pouco no Palácio Piratini a audiência entre a comotiva alegretense, os Secretários João Gabardo dos Reis, da Casa Civil, Márcio Biolchi e deputados dos diversos partidos sobre a situação da UTI Neonatal de Alegrete. Em entrevista ao pool das emissoras de rádio de Alegrete, o Secretário Biolchi elogiou a mobilização dos meios de comunicação de Alegrete, mas voltou a reforçar o mantra do governo estadual: não vamos prometer sobre o que não teremos como cumprir.

“Temos uma política global, o que estamos repassando vale para todos os demais hospitais do RS. Sexta-feira depositamos R$ 470 mil, que fazem parte de incentivos, de serviços realizados no início do ano. Reconhecemos o atraso. Agora até quarta-feira deve ser pago mais R$ 979 mil, também de serviços já realizados, referente a produtividade e estamos negociando com a União”, disse o Chefe da Casa Civil.

Ele reconhece que para a situação ficar menos grave só tem a saída da renegociação da dívida com a União que haverá uma decisão no final do ano. “Por enquanto, chamamos aqui a alta direção do Banrisul para tentar alguma linha de crédito, mas o banco tem uma gestão profissional”, disse. Ao ser perguntado o porquê que algumas regiões já estavam recebendo um valor diferente pelo atendimento Biolchi respondeu que foi uma decisão do Ministério da Saúde em 2011, que beneficiou oito regiões metropolitanas.

Já o Secfretário João Gabardo dos Reis, da pasta da Saúde, foi direto: “são 37 UTIs habilitadas com o reajuste e temos 170 pressionando para receber a atualização, mas não podemos atualizar sem ter o dinheiro”, disse ao repórter Dariano Morais, que representava todos os meios de comunicação de Alegrete.

Neste momento a direção da Santa Casa de Caridade e representante da Irmandade estão reunidos com a direção do Banrisul para ver em que condições podem abrir alguma linha de crédito, uma vez que a situação de endividamento do hospital está esgotada devido aos atrasos nos repasses e a consequente inadimplência com fornecedores e até com instituições financeiras. foto: Pedro Mello

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Cidade

Ronda Social vai intensificar abordagens devido a previsão de frio intenso

 
A Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social, através da Ronda Social, irá intensificar suas rotinas de abordagens nos próximos dias devido a previsão de frio intenso. As ações serão realizadas por duas equipes, sendo acompanhadas por agentes Redutores de Danos da Secretaria da Saúde, com apoio do Samu Mental e da Defesa Civil. O objetivo é sensibilizar a população de rua à ir para a Casa de Passagem Antônio Repetto Rogoski e também distribuir cobertores para aqueles que se negarem a sair das ruas.

Segundo a secretária Iara Caferatti, a Casa de Passagem tem capacidade para assistir 20 pessoas e atende diariamente, 24 horas por dia, no local também é oferecido café da manhã, almoço e jantar. A Casa de Passagem conta com uma equipe de monitores, acompanhamento de assistente social e com a coordenação.

“Estão previstos dias de muito frio e com isso estamos ampliando nossas ações para evitar que as pessoas em situação de rua fiquem expostas e sejam acometidas por doenças causadas pelo frio e pelas chuvas”, declarou a secretária de Promoção e Desenvolvimento Social Iara Caferatti.

Para acionar o serviço do Plantão Social, o telefone de contato é o (55) 99148-4037, ele funciona inclusive no período noturno e nos fins de semana e feriados.

Continue lendo

Cidade

Prefeitura realiza Censo Social Integrado

 
A Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social, realizou no último dia 14 o Censo Social Integrado. O objetivo do censo é conhecer a realidade das famílias e estudar suas necessidades para que sejam efetivadas estratégias e encaminhamentos visando a promoção de qualidade de vida.

O foco do estudo são famílias que residem em área de preservação permanente – APP e que residem na av. Eurípedes Brasil Milano no trecho entre o parque Porto dos Aguateiros e a empresa RGE Sul. Foram realizadas 27 fichas de cadastro do Censo Social Integrado por meio de visita domiciliar. “Os técnicos foram bem recebidos pelos moradores, não havendo nenhuma oposição ou discordância”, destacou a secretária Iara Caferatti.

A equipe que realizou o censo é composta pelo assistente social Marcos João Gottardo, o assistente social João Gilberto Zinelli Ferreira, a assistente social Tainandria Gascia Passos, a psicóloga Ana Carina Sá Brito, sob coordenação do psicólogo Márcio Leonardo Lima Duarte.

Continue lendo

Cidade

Confira o cronograma da Farmácia Itinerante para o mês de agosto

 
A Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria de Saúde, informa o cronograma da farmácia itinerante para o mês de agosto. O serviço funciona no horário das 13h30 às 17h.

Confira o cronograma Farmácia Itinerante para agosto

02/08– Farmácia municipal (reposição de estoque e organização da unidade móvel)
03/08 – ESF Promorar
04/08– Centro Social Urbano
05/08 – ESF Dr. Romário
06/08 – ESF Passo Novo
09/08 – ESF Rondon + ESF Vera Cruz
10/08 – ESF Saint Pastous
11/08 – ESF Prado
12/08– ESF Vila Nova
13/08 – ESF Nova Brasilia
16/08 – ESF Piola
17/08– ESF Promorar
18/08 – Centro Social Urbano
19/08 – ESF Dr. Romário
20/08 – ESF Passo Novo
23/08 – ESF Rondon + ESF Vera Cruz
24/08 – ESF Saint Pastous
25/08 – ESF Prado
26/08 – ESF Vila Nova
27/08 _ ESF Nova Brasilia
30/08 – ESF Centro Social Urbano
31/08 – ESF Promorar

Continue lendo

Popular