Contato

Cidade

Soldado de Uruguaiana quer ser o 1º homossexual a casar de farda no RS

foto: reprodução CharruaFM

foto: reprodução CharruaFM

Brigadiano Miguel Martins vai casar em dezembro com o modelo Diego Souza

 

 

Um soldado da Brigada Militar de Uruguaiana, quer ser o primeiro homossexual a casar de farda no Rio Grande do Sul. O casamento do soldado Miguel Martins, 29 anos, com o modelo Diego Souza, 21 anos, está marcado para o dia 23 de dezembro deste ano.

O soldado pretende casar com a farda de gala e entregou um requerimento ao comando da Brigada Militar. O comandante dele já deu parecer favorável, mas o pedido ainda será analisado pelos comandos regional e geral da Brigada. Miguel Martins disse que, em caso de negativa em alguma das instâncias, vai à Justiça para garantir o direito de casar fardado.

Soldado relata respeito da comunidade Martins está há dez anos na Brigada Militar e atualmente trabalha no policiamento ostensivo, nas ruas de Uruguaiana. O soldado relata que ele e o noivo, Diego Souza, vivem juntos há oito meses e sempre foram respeitados pela comunidade e, mesmo dentro da corporação, recebe apoio dos colegas, embora sinta preconceito velado de alguns.

“Nunca senti nenhum tipo de preconceito, nunca sofri agressão ou perseguição dentro da Brigada, tenho muito apoio. Mas escuto alguns colegas que falam pelas costas, tem colegas postando algumas coisas na internet.”

“Sempre tive o sonho de casar fardado” O soldado conta que sempre desejou casar fardado, mas isso não estava nos seus planos justamente para evitar críticas. Em princípio, a união seria formalizada em uma cerimônia simples. Agora, os noivos buscam um clube para celebrar.

A mudança foi motivada justamente pelas críticas, que levaram ele a reivindicar o direito de casar com a farda. Foi diante de manifestações contrárias ao casamento homoafetivo na cidade e nas redes sociais que Martins decidiu mostrar que ele e um brigadiano heterossexual têm os mesmos direitos.

“Sempre tive esse sonho de casar fardado. Eu não faria pra não expor, pra evitar isso. Mas diante da situação, decidi que tenho que mostrar que eu posso, de repente até abrir caminhos para que outros queiram, que estejam se sentindo humilhados, reprimidos”.

O outro noivo, Diego Souza, atua como modelo em Uruguaiana. No Facebook, comemorou a confirmação do casamento. “Não queria casamento, nem festa, mas agora vai ter. Vai ter casamento e casamento de farda”.

Comandante não vê empecilhos: De acordo com o comandante do 1º Batalhão de Patrulhamento de Áreas de Fronteira (BPFAP), tenente-coronel Roberto Ortiz, não existe nenhum impedimento para realização da cerimônia. “O uso da farda é uma prerrogativa que ele tem, não temos porquê o negar um direito a um servidor nosso”, afirma o oficial.

Sobre problemas envolvendo preconceito dentro da instituição, Ortiz diz que o comando tem conversado com os policiais, mas que hostilidades não foram manifestadas: “Como comandante, eu tenho conversado, o ambiente é tranquilo, é normal entre os colegas. Na comunidade também não ocorreram atitudes hostis, muito pelo contrário”.

Fonte: Rádio Gaúcha

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Cidade

Amanhã 04/03 é o prazo final de entrega dos documentos da vistoria do transporte por Taxi

Dia 04 de março é o prazo final de entrega dos documentos da vistoria do transporte por Taxi
A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Segurança Pública, Mobilidade e Cidadania comunica que realizará a I Vistoria dos Taxis de 2021, atendendo a lei nº 1147/1975. A vistoria será realizada na Secretaria de Segurança Pública, Mobilidade e Cidadania, no Centro Administrativo José Rubens Pilar, localizado na rua Major João Cezimbra Jaques, nº200.
Devido a pandemia, em um primeiro momento, a Secretaria receberá via Protocolo Geral Municipal apenas a documentação atualizada abaixo relacionada, para revisão até o dia 04 de março de 2021.
Documentação necessária:
– Laudo técnico de vistoria do veículo assinado por Eng. Mecânico com ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), atendendo a notificação do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) com data atualizada;
– Cópia do CRLV do veículo;
– Cópia da CNH;
– Folha corrida e certidões negativas criminais;
– Cópia do comprovante ou termo de declaração de residência no Município de Alegrete-RS;
– Caso possua motorista(s) auxiliar(es), anexar a cópia da(s) CNH(s) e Negativas Criminais para atualização cadastral.
Solicita-se a presença dos taxistas concessionários com seus veículos, incluindo os itens de combate e prevenção da Covid-19, apresentando os documentos de CRLV e CNH originais, nos dias 08, 09, 10 e 11 de março de 2021, das 8h30 às 12h.
Sobre a vistoria presencial solicita-se que os motoristas ao chegar estacionem seus veículos no estacionamento interno do Centro Administrativo Municipal. Para uma melhor conveniência dos horários de atendimento ficam reservadas as seguintes datas e horários:
– Dia 8 de março: prefixos 001 a 020, com intervalos de 15 min.
– Dia 09 de março: prefixos 021 a 040, com intervalos de 15 min.
– Dia 10 de março: prefixos 041 a 060, com intervalos de 15 min.
– Dia 11 de março: prefixos 061, com intervalos de 15 min.
– Dia 12 de março: prefixos que por ventura não puderem comparecer em seus dias e horários, com agendamento prévio através do telefone (55)3421-5038, das 8h30 às 12h30.
A Secretaria de Segurança Pública, Mobilidade e Cidadania solicita que os taxistas respeitem a ordem e os horários individuais determinados para cada prefixo para evitar aglomerações.
Continue lendo

Cidade

Prefeitura realiza obras de manutenção na sinalização de trânsito por toda a cidade

O setor de sinalização de trânsito, da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Mobilidade e Cidadania vem atuando intensamente na manutenção da sinalização das vias públicas de Alegrete, com diversas ações que ajudam a promover um trânsito melhor e mais seguro.


Entre as ações, o departamento realizou a revitalização do estacionamento de motos próximo à Farmácia Municipal e ao CAPS I e efetuou a troca de placas de sinalização em diversas vias, como na rua dos Andradas, Presidente Franklin Roosevelt, Coronel Luiz Inácio Jacques, avenida Dr. Lauro Dornelles e na José Bonifácio.

Na esquina da avenida Dr. Lauro Dornelles com a rua Waldemar Masson o setor realizou a repintura da faixa amarela e do espaço regulamentar de 5 metros.

Continue lendo

Cidade

Farmácia Móvel leva medicamento até os bairros e localidades do interior confira o Cronograma de Março

A Farmácia Móvel, que leva medicamento até os bairros e localidades do interior de Alegrete, é um programa consolidado, com reconhecimento regional e que amplia o direito do cidadão no acesso à saúde. 🚌💊
Confira o cronograma do mês de março:
Continue lendo

Ler edição online

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular