Contato

Cidade

Soldado de Uruguaiana quer ser o 1º homossexual a casar de farda no RS

foto: reprodução CharruaFM

foto: reprodução CharruaFM

Brigadiano Miguel Martins vai casar em dezembro com o modelo Diego Souza

 

 

Um soldado da Brigada Militar de Uruguaiana, quer ser o primeiro homossexual a casar de farda no Rio Grande do Sul. O casamento do soldado Miguel Martins, 29 anos, com o modelo Diego Souza, 21 anos, está marcado para o dia 23 de dezembro deste ano.

O soldado pretende casar com a farda de gala e entregou um requerimento ao comando da Brigada Militar. O comandante dele já deu parecer favorável, mas o pedido ainda será analisado pelos comandos regional e geral da Brigada. Miguel Martins disse que, em caso de negativa em alguma das instâncias, vai à Justiça para garantir o direito de casar fardado.

Soldado relata respeito da comunidade Martins está há dez anos na Brigada Militar e atualmente trabalha no policiamento ostensivo, nas ruas de Uruguaiana. O soldado relata que ele e o noivo, Diego Souza, vivem juntos há oito meses e sempre foram respeitados pela comunidade e, mesmo dentro da corporação, recebe apoio dos colegas, embora sinta preconceito velado de alguns.

“Nunca senti nenhum tipo de preconceito, nunca sofri agressão ou perseguição dentro da Brigada, tenho muito apoio. Mas escuto alguns colegas que falam pelas costas, tem colegas postando algumas coisas na internet.”

“Sempre tive o sonho de casar fardado” O soldado conta que sempre desejou casar fardado, mas isso não estava nos seus planos justamente para evitar críticas. Em princípio, a união seria formalizada em uma cerimônia simples. Agora, os noivos buscam um clube para celebrar.

A mudança foi motivada justamente pelas críticas, que levaram ele a reivindicar o direito de casar com a farda. Foi diante de manifestações contrárias ao casamento homoafetivo na cidade e nas redes sociais que Martins decidiu mostrar que ele e um brigadiano heterossexual têm os mesmos direitos.

“Sempre tive esse sonho de casar fardado. Eu não faria pra não expor, pra evitar isso. Mas diante da situação, decidi que tenho que mostrar que eu posso, de repente até abrir caminhos para que outros queiram, que estejam se sentindo humilhados, reprimidos”.

O outro noivo, Diego Souza, atua como modelo em Uruguaiana. No Facebook, comemorou a confirmação do casamento. “Não queria casamento, nem festa, mas agora vai ter. Vai ter casamento e casamento de farda”.

Comandante não vê empecilhos: De acordo com o comandante do 1º Batalhão de Patrulhamento de Áreas de Fronteira (BPFAP), tenente-coronel Roberto Ortiz, não existe nenhum impedimento para realização da cerimônia. “O uso da farda é uma prerrogativa que ele tem, não temos porquê o negar um direito a um servidor nosso”, afirma o oficial.

Sobre problemas envolvendo preconceito dentro da instituição, Ortiz diz que o comando tem conversado com os policiais, mas que hostilidades não foram manifestadas: “Como comandante, eu tenho conversado, o ambiente é tranquilo, é normal entre os colegas. Na comunidade também não ocorreram atitudes hostis, muito pelo contrário”.

Fonte: Rádio Gaúcha

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Cidade

Santa Casa disponibiliza cirurgia de catarata pelo SUS

Com ênfase na prevenção e na manutenção da saúde ocular, a Santa Casa está ofertando para a população da região cirurgias de catarata. Os atendimentos estão disponibilizados para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), no Ambulatório de Especialidades da Santa Casa.

Em 2023, foram realizadas 316 cirurgias. A ideia da diretoria, é que no decorrer deste ano esse número atinja a marca de 400 cirurgias de catarata.

Para ter acesso ao serviço, que é uma parceria com as secretarias Estadual e Municipal da Saúde, o paciente deve passar por uma avaliação médica para analisar se é necessário, ou não, a realização do procedimento.

Na Secretaria Municipal de Saúde são feitos os trâmites necessários ao procedimento e a Santa Casa executa a cirurgia de catarata, realizada pelo médico oftalmologista Gustavo da Rosa.

Para pacientes do CariSaúde, o atendimento também está disponível, com ações pré e pós cirúrgicos, com agendamento feito diretamente na Santa Casa.

O que é a cirurgia de catarata?

A cirurgia de catarata ou facectomia é a remoção do cristalino do olho, uma lente natural, que com o passar dos anos e devido às variações metabólicas das fibras do cristalino, perde a transparência, ficando opaca, amarelada. Isso é o que é chamado de catarata.

A perda de transparência do cristalino causa diminuição da acuidade visual. Durante a cirurgia a lente natural é removida e substituída por uma lente sintética e transparente.

Continue lendo

Cidade

PRF participa de evento em comemoração ao dia mundial de conscientização do autismo

O evento foi organizado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e ocorreu em Alegrete_

Na manhã de hoje (02), juntamente com a APAE e Guarda Municipal, a Polícia Rodoviária Federal marcou presença no evento “Caminhada Azul” que ocorreu na Praça Getúlio Vargas no centro da cidade de Alegrete. Mais de 150 pessoas estiveram presentes, incluindo crianças, jovens e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de familiares, alunos e professores da APAE

 

.

De acordo com a presidente da APAE em Alegrete, a instituição atualmente conta com 426 alunos. A realização de eventos como este tem como objetivo principal aumentar a conscientização e promover a inclusão, buscando também maior apoio e respeito por parte da sociedade.

 

Hoje, em todo o Brasil, a PRF está engajada em atividades educativas sobre o tema, em colaboração com outros órgãos de segurança viária, com o intuito de ampliar o alcance das iniciativas de conscientização sobre o autismo, enquanto cumpre sua função e atribuição constitucional.

Continue lendo

Cidade

Serviço da Corsan na ponte Borges de Medeiros de novo

Na tarde desta terça-feira, 5, a partir das 14h, equipes da Corsan irão realizar manobras operacionais de emergência na rede de esgoto que está alocada junto à ponte Borges de Medeiros, em Alegrete. Durante a execução do trabalho, o trânsito no sentido Centro – Zona Leste será conduzido em meia pista, com apoio da Guarda Municipal.

Devido a vazamentos encontrados nas tubulações, ocasionados pelas oscilações espontâneas da rede, foram necessárias novas manobras de alinhamento. Para realizar os reparos, será necessário operar na tubulação que se encontra embaixo da ponte, o que torna o processo delicado. Estas ações são essenciais para assegurar a segurança e a operacionalização do sistema de tratamento de esgoto, garantindo qualidade de vida para a população.

Para mais informações, estão à disposição da comunidade os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.

A Corsan está permanentemente à disposição nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.

Continue lendo

Popular