Contato

Cidade

Canil municipal é uma desgraça oficial – 1ª reportagem

Estive ontem no canil municipal acompanhando o pessoal do OPAA. É um teste franco à capacidade humana de aguentar pressão. O cheiro do lixo entra nos poros de quem está lá. Os funcionários do canil, que são lotados na Secretaria da Saúde, estão sendo literalmente oprimidos por lixo.

Pra chegar lá só caminhando entre lodo, pelo campo, em cima de excrementos e toda sorte de produtos putrefatos. Daí então passam o dia lidando com os animais encarcerados. Comem ali, passam ali horas à fio. Nos dias de frio e chuva, soa desumano descrever esta espécie de maldição que é ter que trabalhar naquele ambiente podre e desgraçado, segundo o relato dos funcionários do canil. Incrível aquilo lá, pois contraria toda a lógica estética que a administração municipal teima em vender aos incautos, em seus filmetes, de que Alegrete é uma cidade quase encantada.

Para piorar o diretor do local que é denominado aterro sanitário, parace ter a ideia fixa de que é o gestor de uma espécie de campo de concentração. Ontem mesmo, pelo celular, enquanto estava realizando meu trabalho, tentou me intimidar e criar regras do que poderia ser revelado ou não, alegando que não poderia expor o Prefeito.

O local é público, vivemos numa democracia e a gestão dele é que podem colocar o Prefeito em maus lençóis, caso qualquer Promotor Público se disponha ir lá e ver como funcionam as coisas naquele lugar maldito.

Por Paulo de Tarso Pereira…filmado com celular Samsung. material bruto, sem corte e sem pos edição. Sonora com a Presidente da O.P.A.A…advogada Nara Leite

 

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Cidade

Prefeitura entrega ao governador Eduardo Leite projeto de finalização das obras do aeroporto de Alegrete

O prefeito em exercício, Jesse Trindade, entregou em mãos ao governador Eduardo Leite, na manhã de quinta-feira (21/01), no Palácio Piratini, documento com uma das mais importantes demandas estruturais de Alegrete: as obras do aeroporto Regional Gaudêncio Ramos.

O prefeito em exercício entregou um documento detalhado a respeito da necessidade de finalização da obra. “Esmiuçamos o processo todo ao governador e vejo com muita clareza que o projeto precisa ser levado adiante pela obstinação da nossa gestão e do prefeito Márcio Amaral”, diz Jesse.

  Para Jesse, o aeroporto tem grande importância, não só para a cidade e para a região, mas para todo o Estado. “Temos o apoio de 16 municípios e de nove universidades em um projeto que atinge cerca de 650 mil pessoas. “A expectativa é de que circulem milhares de passageiros por ano e o município gere empregos, diretos e indiretos”, vislumbra .

O principal objetivo do encontro foi reforçar o diálogo com o Estado para viabilizar verdadeiras demandas estruturais do aeroporto nos aspectos de asfalto, acesso ao local, recapeamento da atual pista, iluminação para pousos noturnos, melhorias no cercamento de toda área e reparos no hangar construído em 1993. “É fundamental a parceria com o Governo do Estado, no sentido de nos apoiar junto ao Governo Federal, e dividir conosco essa obra”,

Continue lendo

Cidade

Cozinha comunitária aumenta produção para atender carentes

A Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social, promoveu na quinta-feira, dia 21, uma importante reunião para intensificar ações de enfrentamento a pobreza que serão desenvolvidas na Cozinha Comunitária, com aumento da produção e distribuição de marmitas solicitadas pelos serviços assistenciais para combater às desigualdades sociais no município.

A secretária de Promoção e Desenvolvimento Social, Iara Caferatti esteve reunida com a coordenadora da Cozinha Comunitária, Karen Perez, a diretora de Proteção Social, Gizelda Thaddeu e a técnica social Daniela Haerter.

Durante a pandemia, a Cozinha Comunitária já vinha ampliando na pandemia para auxiliar as famílias em situação de vulnerabilidade. “O fim do auxílio emergencial vai impactar na redução da renda de muitos alegretenses e precisamos agir. O prefeito Márcio está muito preocupado com a crise social e econômica provocada pelo novo coronavírus, que só fez acentuar as desigualdades”, comenta Iara.

Segundo a secretária, já foram distribuídas até o momento 4.830 refeições somente para o circo desde 23/03/2020,  a cozinha atende as cooperativas de catadores de material reciclado e famílias extremamente vulneráveis, indicadas pelo CRAS de referência com 320 refeiçoes diárias de segunda a sexta. “Um bom exemplo é o circo Fox, instalado em Alegrete desde março de 2020 e que vem recebendo atendimento com a distribuição de marmitas para seus integrantes”, enfatiza.

Continue lendo

Cidade

Jesse Trindade assumiu como prefeito em exercício

O vice-prefeito Jesse Trindade é o prefeito em exercício até o próximo dia 4 de fevereiro em virtude do saldo de férias (dias em haver) do prefeito Márcio Amaral.

Jesse estará em Porto Alegre nesta quinta-feira, em agenda com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas e o governador Eduardo Leite.

Na ocasião, será entregue ao município um ônibus escolar rural, por meio do Programa Caminhos da Escola.

Em um texto no Facebook o Prefeito em exercício postou “Momento especial em assumir com muita responsabilidade o Município de Alegrete. Agradeço a confiança do Prefeito Márcio Amaral, do conjunto de Secretários e Servidores e todos aqueles apostaram em nosso projeto.”

 

Continue lendo

Popular