Polícia
Mais uma para a conta dos abigeatários
A Força-tarefa de Combate aos Crimes Rurais e Abigeato da Polícia Civil deflagrou, na manhã de ontem, a operação Calcário. O objetivo foi desarticular uma organização criminosa de abigeato que agia em várias cidades do Estado. Foram cumpridas 21 ordens judiciais, sendo seis mandados de prisão preventiva, 10 de busca e apreensão, além de quatro apreensões de automóveis e uma de um caminhão boiadeiro, utilizado pela organização em furtos de gado. As informações são do Jornal Folha do Sul.
Seis pessoas foram presas preventivamente, sendo que um dos homens também foi autuado em flagrante por posse de arma de fogo com numeração raspada. Em Bagé, foi preso Manoel Luís Goulart Alves, 51 anos, Jéferson Ferreira Pereira, 34, e Erineu Schneider de Souza, 73. Souza foi detido em flagrante por posse de arma e porque havia mandado de prisão preventiva contra ele.
De acordo com o boletim de ocorrência, quando Souza avistou a polícia correu para dentro de casa e lançou um objeto para o pátio vizinho. Porém, um agente da força-tarefa pulou o muro e teria encontrado o revólver calibre 38 com numeração raspada. Perante a autoridade policial, ele manifestou o desejo de somente se pronunciar em juízo.
Segundo os delegados Cristiano Ritta e André de Matos Mendes, a operação ocorreu nos municípios de Bagé, Lavras do Sul, Dom Pedrito, Porto Alegre e Taquari. Três das prisões ocorreram em Bagé, uma em Taquari, uma em Dom Pedrito e outra em Porto Alegre. Três veículos e uma arma foram apreendidos na Rainha da Fronteira, além de carne e uma carroceria usada para transporte de gado vivo.
Conforme os investigadores, a organização criminosa é chefiada por Erineu Schineider, que atua tanto no furto de gado bovino e ovino vivo (utilizando caminhão boiadeiro), como na forma de carneada. “A maior parte dos integrantes da quadrilha são de Bagé”, relata o policial.
De acordo com informações da força-tarefa, a operação foi denominada Calcário porque as investigações tiveram início após o furto de 17 bovinos, ocorrido em 2 de março, no município de Caçapava do Sul, cidade conhecida pela grande produção do mineral. No decorrer das investigações, os policiais conseguiram apurar que a organização criminosa de Schneider foi a responsável pelo referido furto.
Mendes comenta que o bando também é responsável por vários outros abigeatos ocorridos nos últimos meses. “Destaco dois: o furto de 46 bovinos ocorrido em março, na cidade de Pântano Grande, e o furto na forma de carneada de 15 ovelhas prenhes, no mês de julho, em Bagé. Ambos com grande destaque na mídia estadual. O primeiro pela quantidade de animais furtados e o segundo pela crueldade como as ovelhas foram abatidas”, explica.
A Força-Tarefa de Combate aos Crimes Rurais e Abigeato foi criada em agosto de 2016 pela Polícia Civil, e vem realizando várias ações com o objetivo de diminuir os índices de criminalidade no campo. Os investigadores estimam que, durante um ano de atuação, mais de R$ 6,5 milhões já foram retirados das mãos dos criminosos. “Valores que deverão servir para restituir as vítimas”, relatou o inspetor Patrício Antunes.
Foto: Anderson Ribeiro
Polícia
BM recaptura foragido no feriado
Nesta segunda-feira (21/04), por volta de 00h30, uma guarnição da Brigada Militar de Alegrete, através da 3ª Companhia do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira, por determinação da Sala de Operações deslocou até o bairro Vila Nova averiguar uma denúncia que havia um indivíduo importunando a ex-companheira.
No local foi abordado o suspeito, um homem de 62 anos, o qual após consulta ao sistema integrado foi constatado que se encontrava na condição de foragido do sistema prisional desde 20/04/2025 por ter violado a zona da tornozeleira eletrônica.
Diante dos fatos, o indivíduo foi encaminhado até a UPA para avaliação clínica e após as partes foram apresentadas na DPPA para registro, sendo confeccionada ocorrência simples de perturbação do trabalho ou sossego alheio e conforme orientação o foragido foi entregue diretamente no Presídio Estadual de Alegrete.
Polícia
PRF atende acidente fatal em Bagé
Na madrugada desta segunda-feira (21), a Polícia Rodoviária Federal atendeu um acidente fatal na BR-293, em Bagé, próximo à entrada da cidade. Houve uma colisão traseira envolvendo um Golf com placas de Bagé e um caminhão com semirreboque, também com placas de Bagé. O carro colidiu na traseira do semirreboque.
O motorista do Golf, de Bagé, 30 anos, e o passageiro, um homem não identificado, não resistiram aos ferimentos e acabaram falecendo no local. No caminhão, o motorista, de Bagé, 37 anos, não se feriu, realizou teste do bafômetro e apresentou resultado negativo para ingestão de bebida alcoólica.
A pista ficou bloqueada durante a madrugada para os policiais rodoviários federais realizarem o levantamento pericial para determinar as causas do acidente, remoção dos corpos e veículos, além da limpeza da pista. Corpo de Bombeiros apoiaram no atendimento do sinistro.
Polícia
Homem se desentende em bar e faz disparos
Nesta sexta-feira (19/04), por volta de 21h20, uma guarnição da Brigada Militar de Alegrete, através da 3ª Companhia do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira, após ligações para o fone 190 referente a um indivíduo efetuando disparos de arma de fogo em frente a um bar no bairro Vila Nova.
A guarnição foi até o local onde havia movimentação de pessoas, sendo encontrado 01 pistola cal. 9mm com 02 carregadores, 18 munições intactas e 05 deflagradas, foi identificado o proprietário da arma sendo um homem de 52 anos, este alegou ter efetuado disparos em decorrência de um desentendimento.
Ainda foram localizados no interior do estabelecimento 01 revólver cal. 38, municiado com 02 munições intactas, 01 cartucheira com 07 munições cal. 38 intactas, 01 munição cal. 762 intacta e 03 munições cal. 9mm intactas, sendo identificada a responsável pelo bar, uma mulher de 54 anos, a qual relatou que o revólver pertencia ao seu falecido esposo.
Diante dos fatos, as partes foram encaminhadas até a DPPA onde o homem foi autuado em flagrante pelos disparos de arma de fogo e a proprietária do estabelecimento autuada em flagrante por posse irregular de arma de fogo, para ambos foi estipulada fiança, a qual foram pagas.
-
Cidade5 anos atrás
Cavalarianos desfilam pelas ruas do Alegrete em homenagem ao 20 de Setembro
-
Polícia4 anos atrás
Racismo em Alegrete. Idosa é gravada xingando com injúria racial
-
Manchete4 anos atrás
Jovem médica alegretense morre em acidente na 290
-
Polícia11 meses atrás
Acidente fatal faz vítima fatal mulher jovem de 28 anos
-
Esportes3 anos atrás
Pauleira em baile viraliza nas redes sociais
-
Polícia2 anos atrás
Advogada é surpreendida por depoimento de Emerson Leonardi
-
Cidade5 anos atrás
Folia e diversão no enterro dos ossos da descida dos blocos 2020
-
Polícia5 anos atrás
Atualizado. Carro com placas de Alegrete é esmagado por Scânia em Eldorado