Contato

Cidade

Temporais são previstos para todo o Rio Grande do Sul

A MetSul Meteorologia alerta para um possível cenário de tempo severo no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira à medida que sistema frontal avança do Uruguai e a Argentina para o Estado, trazendo chuva generalizada e temporais para a maioria das regiões até o final do dia. Adverte-se que o rápido deslocamento do sistema, a instabilidade em perfil de linha e a massa de ar muito quente sobre o território gaúcho criam um ambiente favorável a fortes temporais.

Há risco de granizo, mas a maior preocupação no deslocamento do sistema pelo Estado será a possibilidade de vento forte. É provável o registro de vendavais que isoladamente podem causar danos por rajadas próximas ou acima de 100 km/h, como já ocorreu na área de Buenos Aires durante a madrugada. Como são fenômenos severos localizados, não é possível precisar várias horas antes qual localidade pode ser mais ou menos atingida, mas tão-somente o risco. Simulações computadorizadas analisadas pela MetSul sinalizam a possibilidade de formações em arco (bow echo) que costumam provocar vento intenso.

Os temporais atingem inicialmente hoje o Oeste e o Sul do Estado entre o fim da manhã e a primeira metade da tarde, deslocando-se rapidamente pras demais áreas do Rio Grande do Sul entre o meio da tarde e a noite. Modelos numéricos projetam que a instabilidade alcançaria a área de Porto Alegre entre a noite de hoje e a madrugada desta sexta-feira. Alguns dos dados sugerem que a frente pode chegar com instabilidade forte na área da Capital e região metropolitana, onde o dia será bastante quente (máximas de até 36ºC), o que será um fator agravante para o cenário de tempo severo.

A MetSul destaca ainda a probabilidade de altos volumes de chuva no Rio Grande do Sul entre hoje e o domingo. Serão dois episódios de forte instabilidade. O primeiro de hoje para amanhã, já destacado, e o segundo no domingo. Na soma dos dois eventos, pontos do Estado poderão ter 100 mm a 200 mm, particularmente no Oeste e no Sul. Amanhã, o tempo melhora cedo na maior parte do Estado no decorrer do dia, mas na Metade Norte ainda chove. O segundo evento com chuva forte no Estado se concentrará no domingo, apesar de chuva já entre a tarde e a noite de sábado em alguns locais. Uma frente fria impulsionada por massa de ar frio avança no domingo e encontra ar quente e úmido que cobre o Sul do Brasil. Por isso, o domingo também tem risco de temporais no território gaúcho. Na segunda, com ar seco e mais frio, o sol voltará a predominar no Rio Grande do Sul.

Publicidade
Comentários

Cidade

Corsan anuncia ampliação da rede de esgoto em Alegrete

Alegrete receberá novas obras de ampliação da rede de esgoto entre os dias 23 e 27 de fevereiro. A iniciativa faz parte dos investimentos da Corsan para atender às metas do Marco Legal do Saneamento, que prevê a universalização do acesso à água potável e ao tratamento de esgoto até 2033.

As intervenções ocorrerão em dois bairros da cidade. No Capão do Angico, os trabalhos serão realizados na Rua Carvalho, Avenida Espinilho e Avenida Ibicuí. Já no bairro Vera Cruz, as obras acontecem nas ruas Colômbia e Maximino Grilo. As ações incluem a implantação de novas redes coletoras e a recomposição do pavimento.

Durante o período, os locais estarão devidamente sinalizados. Equipes de Responsabilidade Social da Corsan acompanharão os trabalhos para orientar os moradores sobre o funcionamento da rede e os próximos passos após a instalação.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 9676-8548 ou pelos canais oficiais da Companhia: aplicativo Corsan, Agência Virtual (cliente.corsan.com.br), WhatsApp e telefone 0800 646 6444.

 

Continue lendo

Cidade

Corsan realiza obra de emergência no centro de Alegrete

A Corsan realiza uma intervenção emergencial, nesta quinta-feira, 5, para desobstruir a rede de esgoto na rua Barão do Cerro Largo, visando interromper o extravasamento de esgoto presente na via e normalizar o sistema o mais breve possível.

Com o auxílio de um caminhão hidrojato, as equipes buscam remover o material asfáltico que ingressou na tubulação. O trânsito estará bloqueado no trecho entre a Doutor Quintana e a General Sampaio.

A situação foi decorrente de danos causados à estrutura da tubulação durante os serviços de repavimentação executados pela prefeitura, que acabaram obstruindo a rede e cobrindo os acessos ao coletor de esgoto da região.

Ao longo da avenida, o asfalto também foi aplicado sobre outros pontos de visita, cobrindo registros da rede de água que garantem o abastecimento da região central e da Avenida Eurípides Brasil Milano, o que pode acarretar oscilações no abastecimento de água e a necessidade de futuras intervenções operacionais.

Caso a limpeza por hidrojateamento não seja suficiente, a Companhia já programou uma nova intervenção com abertura da via para esta sexta-feira, 6.

Para outras informações, podem ser usados os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site cliente.corsan.com.br, WhatsApp (51) 99704-6644 e ligações gratuitas pelo 0800.646.6444.

 

Continue lendo

Cidade

Verão com “cara” de inverno em Alegrete nesta segunda-feira

Cerração intensa marca o dia após a entrada do verão em Alegrete no RS. A formação desta visão turva e espessa iniciou na madrugada e deu à manhã desta segunda-feira, 22 de dezembro uma “cara” do inverno gaúcho, naqueles dias de combinações climáticas de umidade e frio.

Em pleno verão, a cerração em Alegrete ocorre devido à combinação de alta umidade, noites mais longas e temperaturas amenas que favorecem a condensação do vapor d’água próximo ao solo. Para a virada do ano, a previsão indica calor intenso, com máximas acima de 30 °C, alternando momentos de sol e pancadas rápidas de chuva típicas da estação.

🌫️ Por que a cerração aparece em dezembro?

– Alta umidade relativa do ar: após dias de chuva ou noites com forte saturação de vapor, o ar próximo ao solo fica carregado de umidade.
– Resfriamento noturno: mesmo no verão, a madrugada pode registrar temperaturas mais baixas. Esse resfriamento favorece a condensação e a formação da cerração.
– Topografia da região: Alegrete, na Fronteira Oeste, possui áreas de relevo suave e várzeas que acumulam umidade, intensificando o fenômeno.
– Transição climática: dezembro marca o início do verão astronômico, mas ainda há resquícios de massas de ar frio que interagem com o calor diurno, criando condições típicas de inverno gaúcho.

🌦️ Previsão para a virada do ano em Alegrete

– Dias 29 e 30 de dezembro: tempo firme, com sol predominante e máximas de até 32 °C.
– 31 de dezembro (Réveillon): céu parcialmente ensolarado, calor forte (33 °C) e baixa chance de chuva (23%). A noite deve ser quente e úmida, com poucas nuvens.
– 1º de janeiro: segue o padrão de verão, com 34 °C e possibilidade de pancadas rápidas de chuva à tarde ou à noite.

📌 Em resumo
A cerração que marcou o início da semana é um reflexo da umidade elevada e do resfriamento noturno, mesmo em pleno verão. Já para a virada do ano, os moradores e visitantes da Fronteira Oeste podem esperar um Réveillon quente e abafado, com clima típico da estação: sol forte durante o dia e apenas risco moderado de chuvas rápidas no período noturno.

 

 

Continue lendo

Popular