Contato

Manchete

Márcio Amaral participa de reunião de Consórcio dos municípios do Pampa

             O Vice-prefeito Márcio Fonseca do Amaral, representou o município de Alegrete na Assembleia Ordinária do Consórcio de Desenvolvimento do Pampa Gaúcho – CODEPAMPA

A reunião aconteceu no município de Santa Margarida do Sul, no dia 13 de janeiro e reuniu 12 dos 15 integrantes do Consórcio. Apenas Uruguaiana, São Borja e Vila Nova do Sul não estavam presentes.

A Assembleia teve o objetivo de apresentar aos novos gestores como funciona o projeto, já que em função das eleições passadas houve uma renovação de 80%. A apresentação coube ao ex-presidente e ex-prefeito da cidade de Bagé, Dudu Colombo, que fez explanação geral mostrando o funcionamento, atribuições, ações e expectativas do Consórcio.

O CODEPAMPA foi criado para integrar e desenvolver as regiões Campanha e Fronteira Oeste. O consócio tem seus propósitos ligados diretamente a defesa dos interesses intermunicipais, bem com ao estabelecimento de cooperação técnica e financeira para o implemento de obras, serviços e políticas públicas em áreas como educação, saúde, segurança pública, inclusão social e direitos humanos, desenvolvimento urbano e gestão ambiental, entre outras demandas.

Como estava prevista, na última reunião do grupo,a Assembleia também seria para a eleição da nova diretoria, já que a presidência estava sendo exercida pelo ex-vice presidente que, com a renúncia do presidente no final do ano passado assumiu a direção. Na sequência foi realizada de forma aberta e democrática a eleição da Diretoria e Conselho fiscal, titulares e suplentes, que ficaram assim construídos:

Diretoria:

Presidente – Ricardo Gadret – Prefeito de Quarai

Vice – Rossano Gonçalves – Prefeito de São Gabriel .

Conselho Fiscal (titular)

Mari Trindade Machado – Vice Prefeito de Livramento

Luiz Felipe Brenner Machado – Prefeito de Santa MargariDa do Sul

Savio Johmston Prestes – Prefeito de Lavras do Sul

Conselho Fiscal (suplentes)

Gustavo Medeiros – Prefeito de Manoel Viana

Giovani da Silva – Prefeito de Caçapava do Sul

Cleni Paz – Prefeita de Alegrete.

Na sequência foram discutidas várias propostas para o bom andamento do Consórcio, assim como foram marcadas as três próximas assembleias, que serão nas seguintes cidades:

  • 03 de fevereiro, na cidade de Santana do Livramento;

  • 10 de março, na cidade de Alegrete e;

  • 07 de abril, na cidade de São Gabriel, a seguir foi encerrada a assembleia.

Além de Alegrete, fazem parte do Consórcio de Desenvolvimento do Pampa Gaúcho os municípios de Itaqui, Bagé, Barra do Quaraí, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Lavras do Sul, Manoel Viana, Quaraí, Santa Margarida do Sul, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel, Uruguaiana e Vila Nova do Sul.

Publicidade
Comentários

Manchete

Condenação para acusado de matar por ciúmes em Alegrete

Rafael Echevarria Borba sentencia Pedro Cesar Fonseca a 23 anos de prisão após homicídio durante transmissão de futebol

Pedro Cesar Fonseca foi condenado a 23 anos e 4 meses de prisão por matar um homem a facadas em Alegrete, no dia 19 de novembro. O crime, ocorrido em 8 de outubro de 2023, foi motivado por ciúmes, segundo o Ministério Público.

A vítima foi atacada numa loja de conveniência durante a transmissão de um jogo de futebol. O juiz Rafael Echevarria Borba determinou o cumprimento imediato da pena e manteve Fonseca em prisão preventiva.

A decisão reflete a gravidade do ato e a importância da justiça em casos de violência.

 

Continue lendo

Manchete

Juíz determina remoção de presos de Alegrete devido à superlotação

O Juiz de Direito Rafael Echevarria Borba, da Vara Adjunta de Execuções Criminais da Comarca de Alegrete, determinou, nesta segunda-feira (18/11), que a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) faça as remoções de presos do Presídio Estadual de Alegrete necessárias para o cumprimento do teto de 110 pessoas recolhidas no local.

Em inspeção judicial, realizada nesta segunda-feira (18/11), foi constatada a presença de 147 presos. Segundo o magistrado, o presídio foi projetado para receber 59 pessoas, com limite de 110, que é o número de camas existentes.  Durante a enchente, devido à situação de calamidade pública, temporariamente, o teto havia sido relativizado para 140 presos.

“No que diz respeito ao Presídio Estadual de Alegrete, a situação estrutural dele é caótica. Não foram reformadas as celas nem foi feita a reforma da parte elétrica. É urgente, nesse passo, a tomada de medidas drásticas para que sejam obedecidas as decisões judiciais.  O calor na fronteira oeste está absurdo, é absolutamente insalubre dentro das celas superlotadas e, não tendo sido reformada a parte elétrica, o risco de incêndio com a utilização de ventiladores é real”, pontua o magistrado.

Continue lendo

Manchete

Alegrete em destaque na final do ENART com o Grupo Ibirapuitã

Através do chamamé, o grupo Ibirapuitã visa celebrar a diversidade e riqueza cultural gaúcha em Santa Cruz do Sul

O Grupo Nativista Ibirapuitã garantiu lugar na final do ENART, marcada para este domingo em Santa Cruz do Sul. Destacaram-se com a história do chamamé, ritmo latino influenciado por imigrações europeias.

A preparação envolveu ensaios rigorosos e coreografias de Rafael Machado e Taiara Carus, visando capturar a essência cultural do chamamé.

O ENART reúne grupos de dança tradicional gaúcha, e o Ibirapuitã busca impressionar jurados e público com sua performance. A final promete ser um momento de celebração da cultura gaúcha, com diversidade e riqueza cultural em destaque.

 

Continue lendo

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular