Contato

Polícia

MOA fechado para manutenção na chegada de Santierri

A Secretaria de Educação Municipal, através da Diretoria de Cultura, abriu as portas do Museu Osvaldo Aranha, nesta sexta-feira(06.01), para mostrar à imprensa as péssimas condições de conservação do prédio que é tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN).

Nas dependências do Museu, a diretora Andréa Oliveira fez um apanhado histórico e cultural do local e das próximas ações que estarão sob a sua gerência. A maior preocupação da diretora foi a de mostrar à população o estado com que a atual administração encontrou o espaço. “Confesso que fiquei triste com a deterioração do prédio, já que participei do processo de recebimento do acervo do museu na administração do prefeito José Rubens Pillar, em 1989, e deixamos em perfeitas condições, quando entregamos em 2008”, desabafa Andréa Oliveira.

Neste primeiro momento, segundo a diretora, o Museu ficará fechado, sem data definida para reabertura ao público. O Museu deverá passar por uma avaliação técnica para após verificar com os gestores do executivo, o processo de restauração do Casarão e acervo.

No entanto, como a Cidade aguarda os participantes do 37º EFIPAN, haverá um esforço, durante aquele período, para mantê-lo aberto aos turistas.

A Diretora de Cultura mantém um relacionamento de amizade com a família Aranha, em especial com Zênia Aranha, sobrinha do “Cidadão do Mundo”. “Sempre procuro manter informada a família a respeito do museu e estamos mantendo contato para uma visita deles a Alegrete, em breve”, revela.

O Diretor do Museu Osvaldo Aranha, Marco Santierri, lamenta o estado com que foi encontrado o local. “Se em nossa própria casa devemos fazer a manutenção constante, imagina num museu que abriga parte de nossa história e memória, enquanto cidade e comunidade”, defende Santierri.

dsc_0001-001 Também esteve presente no local o

presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Alegrete – IHGA e membro da Associação de Amigos do Museu Oswaldo Aranha, Thiago Vaucher, que aproveitou o momento para reforçar o papel de apoiador da cultura que o IHGA desempenha na comunidade. “O IHGA tem profissionais como historiadores, professores de História e Geografia, Cientistas Sociais entre outros, que podem dar o suporte técnico ao museu quando solicitado”, explica.

Publicidade
Comentários

Polícia

Dupla é presa na Promorar por envolvimento com o tráfico

Nesta quarta-feira (02/04), por volta de 15h e 45min, uma guarnição da Brigada Militar de Alegrete, através da 3ª Companhia do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira, após receberem denúncias de que em uma residência localizada no Bairro Promorar, venderiam substâncias entorpecentes, deste modo foi realizado patrulhamento nas proximidades do endereço, sendo visualizado um indivíduo entregando uma cédula de dinheiro a um segundo indivíduo e recebendo um invólucro plástico.

Ao mesmo tempo, foi realizada abordagem destes indivíduos, sendo um homem de 18 anos e outro de 49 anos, em revista pessoal foi localizado na boca do homem de 49 anos, 01 pedra com semelhança à crack, sendo possível visualizar ele engolir um segundo objeto com as mesmas características.

Com o jovem foi localizado em seu bolso, a quantia de 20 reais em moeda corrente e 6 porções de crack prontas para venda. Dando sequência ao flagrante no interior da residência do jovem foi localizado, 05 porções de crack, juntamente com uma gilete, utilizada para fracionar a substância, além de 20g de erva esverdeada com aparência de maconha e a importância de R$ 396,00 reais em moeda corrente.

Diante ao exposto ambos foram presos em flagrante, conduzidos a UPA para exames de lesões posterior apresentado na delegacia para registro dos fatos, onde a autoridade policial autuou o jovem em Flagrante pelo crime de Tráfico de Entorpecente e para o outro foi confeccionado ocorrência simples por Posse de Entorpecentes.

 

 

Continue lendo

Polícia

Ladrão usa arma de fogo para roubo “lúdico” de páscoa

O clima de páscoa parece ter mexido com o instinto de um larápio. Um homem sagaz atacou um estabelecimento comercial e roubou um ovo. O Ciosp ainda não se manifestou

A Brigada Militar foi acionada via 190 para atendimento de ocorrência de Roubo a uma farmácia. A guarnição fez contato com a vítima que informou ter sido ameaçado com emprego de arma de fogo e conseguiu se refugiar no interior da loja de onde acionou a função pânico do alarme.

Já a vitima da sociedade de consumo se pendurou na janela e conseguiu subtrair R$80,00(oitenta reais) e 01(um) Ovo de Páscoa Alpino e fugiu antes da chegada dos policiais.

De posse das características do suspeito as guarnições procederam buscas, no entanto não foi possível localizá-lo. Confeccionado o Boletim de Ocorrência Policial no local do fato.

Desde ontem à praça Getúlio Vargas está decorada com apelos lúdicos para celebrar à data cristã, com fóco comercial do evento cristão.

*PRISÃO POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO*

Nesta terça-feira (01/04), por volta de 20h e 05min, uma guarnição da Brigada Militar de Alegrete, através da 3ª Companhia do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira, durante patrulhamento ostensivo pela rua Arthur Bento Hormein, suspeitaram da atitude de um indivíduo que desembarcou de um automóvel em frente a uma oficina, o qual ao reconhecer que se tratava de uma viatura policial, tentou entrar rapidamente no local, deixando a porta do veículo aberta.

Ainda em frente a oficina, foi realizada uma tentativa de abordagem ao passo que o indivíduo não atendeu e seguiu em direção ao interior do pátio, reforçando a fundada suspeita, sendo detido logo em seguida e submetido à busca pessoal onde foi localizado no bolso esquerdo da calça que vestia, um revólver cal. 22 marca ROSSI, municiado com sete cartuchos intactos.

O indivíduo foi identificado como um homem de 54 anos, com antecedentes, o qual após ser preso foi cientificado acerca dos seus direitos constitucionais e em seguida encaminhado à UPA para avaliação médica e posterior apresentado na delegacia de polícia onde foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo.

Imagem feita com IA, meramente ilustrativa…

 

 

Continue lendo

Polícia

Draco de Uruguaiana prende homem por tráfico

Na noite desta terça-feira (1°/04), a Polícia Civil, por meio da DRACO de Uruguaiana, coordenada pelo Delegado Nilson de Carvalho, prendeu um homem em flagrante por tráfico de drogas.

Após investigação revelar que um homem estava comercializando drogas em sua residência no bairro Nova Esperança, policiais da DRACO montaram vigilância sobre o local.

Ao presenciarem atividade típica de tráfico de drogas e o suspeito defronte sua residência em atitude suspeita, os policiais realizaram a abordagem do homem. Com ele foi encontrada uma porção de maconha, pesando cerca de 28 gramas e um telefone celular.

Na sequência, os policiais ingressaram na casa do suspeito, onde encontraram escondida no forro da sala uma sacola contendo meio tijolo de maconha, pesando 301 gramas e uma porção da mesma droga pesando 51 gramas.

O homem de 50 anos foi preso em flagrante por tráfico de drogas. Ele não possui antecedentes criminais. Após cumpridas as exigências legais, será encaminhado à Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana.

Continue lendo

Popular