Contato

Política

Cléo Trindade lidera nova Mesa Diretora da Câmara de Alegrete

Vitória da Chapa 1, por estreita margem, destaca equilíbrio de forças e promessa de trabalho conjunto

No primeiro dia do ano de 2025 (1º de janeiro de 2025), Alegrete presenciou a posse dos novos membros eleitos para a gestão 2025-2028, um marco para o início de um novo ciclo político na cidade.

 

A cerimônia de posse incluiu 15 vereadores, o prefeito Jesse Trindade e o vice-prefeito Luciano Belmonte. Após esse evento, a atenção se voltou para a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, presidida pela vereadora Carol Figueiredo, a mais votada, e com João Monteiro como secretário.

A disputa entre a Chapa 1, liderada por Cléo Trindade do MDB, e a Chapa 2, por Jaime Duarte do Republicanos, destacou a diversidade de ideias e projetos políticos.

A Chapa 1 venceu com oito votos, enquanto a Chapa 2 obteve sete, evidenciando um equilíbrio de forças e a presença de uma oposição ativa. A nova Mesa Diretora para o biênio 2025-2026 é composta por Cléo Trindade como presidente, Paulo Berquó do PT como vice-presidente, Firmina Soares do PDT como primeira secretária e Gilmar Martins do PCDB como segundo secretário.

Cléo Trindade, ao expressar sua gratidão pela vitória, destacou a responsabilidade de sua posição: “me sinto muito feliz, com muita responsabilidade. Agradeço aos oito que votaram em mim. Tenho certeza que vamos trabalhar para o Alegrete.”

 

Paulo de Tarso Pereira, atua na área desde o final da década de 1970. Alegretense, formado na UFSM, já trabalhou nas maiores empresas do Sul, como Correio do Povo, RBS, A Notícia e JSC, bem como foi coordenador do Canal Rural e editor na Record/SP. A retornar para Alegrete, na virada do ano 2000, fundou o jornal EQ, e hoje é o jornalista responsável por todas as plataformas, que inclui site, redes sociais e edição on line do EQ.

Publicidade
Comentários

Política

Câmara realiza sessão extraordinária para alinhar rotinas de 2025

Na manhã desta terça-feira, 7 de janeiro, a mesa diretora da Câmara Municipal de Alegrete promoveu uma reunião extraordinária com os vereadores no plenário da casa legislativa

A mesa diretora, composta pelo presidente Cléo Trindade, o vice-presidente Paulo Berquó e a primeira secretária Firmina Soares, conduziu o encontro.

 

O presidente Cléo Trindade abriu a reunião com uma mensagem de boas-vindas aos parlamentares, destacando pontos administrativos relevantes, como o planejamento das sessões e atividades durante o recesso, além de enfatizar a importância da união entre os vereadores para o fortalecimento do poder legislativo local.

Durante o encontro, os vereadores tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas relacionadas ao início do mandato e propor ideias para as ações que serão desenvolvidas ao longo do ano.

A reunião também contou com a participação da nova diretora administrativa, Patrícia Ribeiro, que mencionou estar se inteirando das atribuições do cargo para garantir o pleno funcionamento da casa legislativa.

Ao encerrar o encontro, Cléo Trindade reforçou o compromisso da Câmara em buscar melhorias para a comunidade de Alegrete, afirmando que 2025 será um ano de grandes contribuições para o bem-estar de todos os alegretenses.

A Câmara Municipal de Alegrete inicia suas atividades legislativas acreditando na construção coletiva e no fortalecimento do trabalho em prol da cidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa CMA

Continue lendo

Política

Lula anuncia substituição de Paulo Pimenta por Sidônio Palmeira na Secom

Mudança visa revitalizar comunicação governamental, com Palmeira trazendo experiência de campanhas políticas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a saída de Paulo Pimenta da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) nesta terça-feira (07 de janeiro de 2025).

 

 

A decisão, tomada em uma reunião com Pimenta, sinaliza uma reestruturação na gestão da comunicação do governo. Lula expressou descontentamento com a eficácia da Secom sob a liderança de Pimenta, destacando a necessidade de uma nova estratégia para aprimorar a comunicação das políticas governamentais.

Desde o início do mandato de Lula, Pimenta esteve à frente da Secom, enfrentando críticas do presidente pela forma como as iniciativas do governo eram divulgadas.

Lula defende que, apesar dos avanços alcançados, a comunicação ineficiente tem impactado negativamente a percepção pública. Para substituir Pimenta, o presidente escolheu Sidônio Palmeira, marqueteiro de sua campanha eleitoral em 2022 e colaborador da comunicação governamental desde 2024.

A nomeação de Palmeira visa revitalizar a comunicação do governo, aproveitando sua experiência em campanhas políticas e alinhamento com a narrativa governamental.

A transição na Secom ocorrerá ao longo de uma semana, com Pimenta passando as responsabilidades para Palmeira. Ainda não foram divulgadas informações sobre o próximo papel de Pimenta, mas especula-se que ele possa ocupar outras posições de destaque no governo ou no Partido dos Trabalhadores (PT).

A mudança na Secom acontece em um momento em que o governo Lula busca reforçar sua imagem e comunicação diante de desafios políticos e econômicos.

A escolha de Palmeira reflete a prioridade dada à comunicação como ferramenta estratégica para a administração.

 

Continue lendo

Política

Jesse se emociona ao falar da infância difícil durante a posse como Prefeito

Jesse faz juramento como novo Prefeito de Alegrete. Aproveita para abrir seu coração em pronunciamento cheio de lembranças emocionadas e sonhos desde adolescente

Jesse Trindade, aos 40 anos, toma posse como Prefeito de Alegrete. Se compara à Oswaldo Aranha, revela que várias pessoas indicavam premonitoriamente que ele seria Prefeito, e choromingou emocionado sobre o fato de ter sido acolhido como bebê adotivo num lar amoroso o que o influenciou até hoje.

 

Não por acaso, adiou este pronunciamento ao longo da vida, segundo disse na tribuna do Legislativo.

Aproveitou nesta retrospectiva, para dizer que exerceu a função de oficial temporário do Exército, que se formou em administração e lecionou na Urcamp, que trabalhou na Prefeitura como CC ( não tocou no delicado tema da contraração como arquiteto fake) e que depois transitou no CEA, Câmara de Vereadores, Secretário, vice e que sua meteórica trajetória consolidou a previsão de um antigo colega de quartel, que cravou que ele seria prefeito de Alegrete.

Ressaltou a importância da esposa, dos filhos e de dois colaboradores, fiéis escudeiros, desde sua ascenção à Secretário do governo Cleni Paz.

Citou as dificuldades que teve de superar ao longo da vida, do fato de ter estudado no Colégio Emílio Zuñeda, que tem duas irmãs e que buscará honrar a oportunidade confiada pelo MDB.

No final, disse que juntamente com seu vice, Luciano Belmonte, nos próximos dias terão que montar o restante da equipe de Governo. 

Depois disto reuniu o novo secretariado, CCs, familiares e gente ainda atrás de boquinhas, num showmício no Centro Cultural para ser coroado publicamente, Prefeito de Alegrete pelos próximos quatro anos.

Conforme o EQ adiantou na edição de terça-feira, o secretariado foi fechado, só na segunda-feira, com a indicação de Daniela Dominguez, na Assistência Social. Antes dela, todos os nomes sondados exigiam uma sindicância da gestão anterior. Esta situação não estava contemplada no modelo de gestão de Jesse/Luciano.

 

Continue lendo

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular