Contato

Política

O criador da Lei fora da lei é reconduzido à Procuradoria

Jesse e Luciano bancam o retorno de Paulo Faraco ao paço municipal. Sua passagem na Procuradoria turbinou o ganho dos advogados do setor e ele é o autor da 078/2023, a Lei que previa um rombo de R$ 10 milhões

 

Conforme o EQ e o canal Jornal Em Questão já havia adiantado há mais de uma semana, hoje foi confirmado Paulo Faraco, como novo Procurador Geral do Município.

 

Um anúncio burocrático feito pelo prefeito eleito Jesse Trindade acompanhado do vice Luciano Belmonte.

Jesse ressaltou que Faraco, juntamente com Luciano, reestruturaram à Procuradoria. O que aconteceu é que todos advogados lotados na pasta pasaram à gozar do status de procuradores, apesar de não estar previsto no concurso.

Com isto, o ganho com honorários de sucumbência turbinou esta carreira, que passou a ser uma das mais bem remuneradas do fincionalismo.

Quanto aos serviços prestados por Paulo Faraco na gestão de Márcio Amaral, ficou notabilizado por redigir uma Lei a quatro mãos com o Sindicato dos Municipários, a 078/2023, que rendeu uma CPI, foi considerada ilegal pelo Tribunal de Justiça/RS e arranhou à reputação de seu conhecimento jurídico.

Pelo tom elogioso de Jesse Trindade neste anúncio, tais atributos e performance profissional de Paulo Faraco justificam sua recondução à pasta que é guardiã da Lei  e da segurança jurídica na administração municipal.

Paulo de Tarso Pereira, atua na área desde o final da década de 1970. Alegretense, formado na UFSM, já trabalhou nas maiores empresas do Sul, como Correio do Povo, RBS, A Notícia e JSC, bem como foi coordenador do Canal Rural e editor na Record/SP. A retornar para Alegrete, na virada do ano 2000, fundou o jornal EQ, e hoje é o jornalista responsável por todas as plataformas, que inclui site, redes sociais e edição on line do EQ.

Publicidade
Comentários

Política

Câmara realiza sessão extraordinária para alinhar rotinas de 2025

Na manhã desta terça-feira, 7 de janeiro, a mesa diretora da Câmara Municipal de Alegrete promoveu uma reunião extraordinária com os vereadores no plenário da casa legislativa

A mesa diretora, composta pelo presidente Cléo Trindade, o vice-presidente Paulo Berquó e a primeira secretária Firmina Soares, conduziu o encontro.

 

O presidente Cléo Trindade abriu a reunião com uma mensagem de boas-vindas aos parlamentares, destacando pontos administrativos relevantes, como o planejamento das sessões e atividades durante o recesso, além de enfatizar a importância da união entre os vereadores para o fortalecimento do poder legislativo local.

Durante o encontro, os vereadores tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas relacionadas ao início do mandato e propor ideias para as ações que serão desenvolvidas ao longo do ano.

A reunião também contou com a participação da nova diretora administrativa, Patrícia Ribeiro, que mencionou estar se inteirando das atribuições do cargo para garantir o pleno funcionamento da casa legislativa.

Ao encerrar o encontro, Cléo Trindade reforçou o compromisso da Câmara em buscar melhorias para a comunidade de Alegrete, afirmando que 2025 será um ano de grandes contribuições para o bem-estar de todos os alegretenses.

A Câmara Municipal de Alegrete inicia suas atividades legislativas acreditando na construção coletiva e no fortalecimento do trabalho em prol da cidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa CMA

Continue lendo

Política

Lula anuncia substituição de Paulo Pimenta por Sidônio Palmeira na Secom

Mudança visa revitalizar comunicação governamental, com Palmeira trazendo experiência de campanhas políticas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a saída de Paulo Pimenta da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) nesta terça-feira (07 de janeiro de 2025).

 

 

A decisão, tomada em uma reunião com Pimenta, sinaliza uma reestruturação na gestão da comunicação do governo. Lula expressou descontentamento com a eficácia da Secom sob a liderança de Pimenta, destacando a necessidade de uma nova estratégia para aprimorar a comunicação das políticas governamentais.

Desde o início do mandato de Lula, Pimenta esteve à frente da Secom, enfrentando críticas do presidente pela forma como as iniciativas do governo eram divulgadas.

Lula defende que, apesar dos avanços alcançados, a comunicação ineficiente tem impactado negativamente a percepção pública. Para substituir Pimenta, o presidente escolheu Sidônio Palmeira, marqueteiro de sua campanha eleitoral em 2022 e colaborador da comunicação governamental desde 2024.

A nomeação de Palmeira visa revitalizar a comunicação do governo, aproveitando sua experiência em campanhas políticas e alinhamento com a narrativa governamental.

A transição na Secom ocorrerá ao longo de uma semana, com Pimenta passando as responsabilidades para Palmeira. Ainda não foram divulgadas informações sobre o próximo papel de Pimenta, mas especula-se que ele possa ocupar outras posições de destaque no governo ou no Partido dos Trabalhadores (PT).

A mudança na Secom acontece em um momento em que o governo Lula busca reforçar sua imagem e comunicação diante de desafios políticos e econômicos.

A escolha de Palmeira reflete a prioridade dada à comunicação como ferramenta estratégica para a administração.

 

Continue lendo

Política

Jesse se emociona ao falar da infância difícil durante a posse como Prefeito

Jesse faz juramento como novo Prefeito de Alegrete. Aproveita para abrir seu coração em pronunciamento cheio de lembranças emocionadas e sonhos desde adolescente

Jesse Trindade, aos 40 anos, toma posse como Prefeito de Alegrete. Se compara à Oswaldo Aranha, revela que várias pessoas indicavam premonitoriamente que ele seria Prefeito, e choromingou emocionado sobre o fato de ter sido acolhido como bebê adotivo num lar amoroso o que o influenciou até hoje.

 

Não por acaso, adiou este pronunciamento ao longo da vida, segundo disse na tribuna do Legislativo.

Aproveitou nesta retrospectiva, para dizer que exerceu a função de oficial temporário do Exército, que se formou em administração e lecionou na Urcamp, que trabalhou na Prefeitura como CC ( não tocou no delicado tema da contraração como arquiteto fake) e que depois transitou no CEA, Câmara de Vereadores, Secretário, vice e que sua meteórica trajetória consolidou a previsão de um antigo colega de quartel, que cravou que ele seria prefeito de Alegrete.

Ressaltou a importância da esposa, dos filhos e de dois colaboradores, fiéis escudeiros, desde sua ascenção à Secretário do governo Cleni Paz.

Citou as dificuldades que teve de superar ao longo da vida, do fato de ter estudado no Colégio Emílio Zuñeda, que tem duas irmãs e que buscará honrar a oportunidade confiada pelo MDB.

No final, disse que juntamente com seu vice, Luciano Belmonte, nos próximos dias terão que montar o restante da equipe de Governo. 

Depois disto reuniu o novo secretariado, CCs, familiares e gente ainda atrás de boquinhas, num showmício no Centro Cultural para ser coroado publicamente, Prefeito de Alegrete pelos próximos quatro anos.

Conforme o EQ adiantou na edição de terça-feira, o secretariado foi fechado, só na segunda-feira, com a indicação de Daniela Dominguez, na Assistência Social. Antes dela, todos os nomes sondados exigiam uma sindicância da gestão anterior. Esta situação não estava contemplada no modelo de gestão de Jesse/Luciano.

 

Continue lendo

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular