Contato

Educação

ENEM é cancelado em Treze unidades da Ufrgs que estão estão ocupadas

Estudantes representam mais de 30 cursos

1.957 candidatos tiveram exame adiado para dezembro no Estado

thumb-2

 

Subiu para 13 o número de unidades da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) ocupadas pelo movimento nacional contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que congela os gastos públicos do governo federal por 20 anos; a Medida Provisória (MP) 746, que propõe a reforma do Ensino Médio; e o programa Escola Sem Partido.

Conforme o integrante do Diretório Central de Estudantes (DCE) da Ufrgs Júlio Câmara, essas ocupações representam mais de 30 cursos.

Unidades ocupadas

1. Campus Litoral

2. Escola de Enfermagem e Serviço Social

3. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

4. Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Fabico)

5. Faculdade de Dança e Fisioterapia

6. Faculdade de Direito

7. Faculdade de Educação (Faced)

8. Faculdade de Letras

9. Instituto de Artes

10. Instituto de Biociências (Ceclimar)

11. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH)

12. Instituto de Geociências

13. Instituto de Psicologia

O governo federal atualizou a lista de escolas públicas que não terão provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste fim de semana em função das ocupações. São 240.304 mil estudantes que tiveram as provas adiadas para os dias 3 e 4 de dezembro em 19 estados, o que corresponde a 2,7% do total.

No Rio Grande do Sul, 1.957 candidatos farão a prova em dezembro, já que quatro institutos federais que teriam o exame neste fim de semana estão ocupados por alunos. Eles protestam contra a reforma do Ensino Médico e a Proposta de Emenda à Constituição  (PEC) 241 – que limita os gastos da União.

A orientação do governo é que os candidatos confiram no site ou no aplicativo do Enem a data de suas provas. Os estudantes que tiveram o exame adiado estão recebendo mensagens SMS e por e-mail confirmando o adiamento.

Escolas que não terão provas neste fim de semana no RS:

Bagé
Instituto Federal Sul-Riograndense (IFSul) – campus de Bagé: 232 inscritos.
Ocupação de estudantes é feita desde o fim de outubro.

Camaquã
Instituto Federal Sul-Riograndense (IFSul) – campus de Camaquã: 300 inscritos
Situação: ocupação desde fim de outubro.

São Vicente do Sul
Instituto Federal Farroupilha (IFF) – campus de São Vicente do Sul: 778 inscritos.
Situação: ocupado desde o começo de outubro; direção do curso disse que aulas estão mantidas e que alunos liberaram salas que seriam usadas no Enem. Mesmo assim, prova foi adiada.

Sapucaia do Sul
Instituto Federal Sul Rio Grandense (IFF) – campus de Sapucaia do Sul: 647 inscritos
Situação: ocupado desde o fim de outubro.

 

Informações : Correio do Povo e Gaucha

Publicidade
Comentários

Educação

Escola Marquês de Alegrete vence Mostra Científica com projeto sobre energia solar

Alunos dos Anos Iniciais conquistam 1º lugar em Uruguaiana com estudo focado em sustentabilidade

Em 7 de novembro, a Escola Marquês de Alegrete ganhou destaque ao conquistar o 1º lugar na Etapa Regional da Mostra Científica das Escolas Públicas Estaduais, em Uruguaiana. O projeto vencedor, “Conhecendo a Energia Solar: Aprendendo sobre sustentabilidade desde cedo”, foi desenvolvido por alunos dos Anos Iniciais, sob a orientação das professoras Clarisse Nunes e Márcia Valério. Felipe Ribeiro, Diogo Santos e Renata Pereira apresentaram uma maquete e explicaram a importância da energia solar como alternativa sustentável.

O projeto visa ensinar o conceito de energia solar aos alunos, ressaltando sua importância para o uso responsável da energia e a preservação do meio ambiente. As professoras Clarisse Nunes e Márcia Valério destacaram a necessidade de conscientizar as crianças sobre sustentabilidade e o uso consciente dos recursos naturais, considerando o aumento da população e a demanda por esses recursos. A energia solar é apresentada como uma solução vital nesse cenário.

A iniciativa busca preparar as futuras gerações para enfrentar desafios ecológicos, promovendo o conhecimento sobre tecnologias sustentáveis e a conservação ambiental. Aprender sobre energia solar desde cedo é visto como essencial para formar indivíduos conscientes e agentes de mudança para um desenvolvimento equilibrado com a natureza.

O evento, que ocorreu em Uruguaiana, reuniu projetos de várias escolas públicas estaduais da região. O trabalho da Escola Marquês de Alegrete se destacou, mostrando o empenho e a dedicação dos alunos e professores envolvidos.

Continue lendo

Educação

Escola de Alegrete brilha em mostra científica em Uruguaiana

Ecobag, Cubo Mágico e Bombas de Semente destacam-se por suas contribuições à educação e ecologia

Recentemente, Uruguaiana foi palco de uma Mostra Científica, promovida pela 10ª Coordenadoria Regional de Educação. O evento, que reuniu estudantes, professores e membros da comunidade, teve como foco a disseminação de conhecimentos em ciência, tecnologia e sustentabilidade.

Dentre os diversos projetos apresentados pela Escola Dr. Romário Araújo de Oliveira, três se destacaram por suas propostas voltadas à solução de problemas ambientais e sociais: Ecobag, Cubo Mágico e Bombas de Semente.

O projeto Ecobag, intitulado “Mais que uma ideia, uma atitude”, é uma iniciativa das professoras Catiusia Carvalho e Mariana dos Santos, juntamente com os alunos Benjamin Ramos, Isabelli Oliveira e Yasmin Palau. O objetivo é diminuir o uso de sacolas plásticas, incentivando o uso de alternativas ecológicas.

A proposta visa promover um consumo mais consciente e sustentável, reduzindo assim o impacto negativo no meio ambiente.

Por outro lado, o projeto Cubo Mágico, liderado pelo professor Giliardi Dorneles e pelos alunos Victória Alves, Lauane Lee e Manuella Dornelles, utiliza o conhecido quebra-cabeça como uma ferramenta educacional.

O foco é no desenvolvimento cognitivo e motor de crianças e jovens, através da integração de conceitos matemáticos e lógicos, além de estimular habilidades como concentração, raciocínio espacial e resolução de problemas.

Já as Bombas de Semente, sob orientação da professora Luciane Palau e com a colaboração das alunas Fernanda Linck, Manuela Cruz e Nadine Teixeira, propõem uma técnica inovadora para o reflorestamento e recuperação de áreas degradadas.

Compostas por argila, terra e sementes, essas “bombas” permitem um plantio rápido e eficaz, contribuindo significativamente para a revitalização ambiental.

 

Continue lendo

Educação

Alunos promovem conscientização ambiental com jogos recicláveis

Estudantes da EMEB Saint Pastous criam atividades educativas usando materiais reutilizados para ensinar sobre sustentabilidade

Alunos da EMEB Saint Pastous, na Zona Leste, realizaram uma atividade de conscientização sobre reciclagem e cuidado ambiental em 08 de novembro de 2024. Estudantes dos 8º e 9º anos do ensino fundamental desenvolveram jogos educativos com materiais recicláveis para os alunos dos anos iniciais.

A professora de educação física Márcia Viana coordenou o projeto, visando promover aprendizado lúdico e enfatizar a importância da sustentabilidade.

Os jogos, criados a partir de garrafas PET, caixas de papelão e tampas plásticas, incluíram atividades como jogo da memória, pebolim e basquete. Essas atividades não só proporcionaram diversão, mas também educaram sobre práticas sustentáveis.

Márcia Viana destacou a ação como uma oportunidade de aprendizado diferenciado, reforçando a colaboração e os valores de sustentabilidade entre os estudantes de diferentes faixas etárias. “A iniciativa uniu conscientização ambiental e integração entre as turmas”, afirmou.

Através dessa experiência, os alunos mais velhos demonstraram como reutilizar materiais descartáveis em recursos pedagógicos, incentivando reflexões sobre consumo e descarte responsáveis.

O projeto exemplifica a integração da educação ambiental ao currículo escolar de forma interativa, aumentando a conscientização sobre questões ambientais.

 

Continue lendo

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular