Contato

Educação

Unipampa tem mais de 3 mil vagas em 71 cursos. Confira

Universidade Federal do Pampa (Unipampa) divulga os processos seletivos 2022, que visam o preenchimento de 3.318 vagas em 71 cursos de graduação, nas modalidades presencial e a distância.

 

 

Os cursos presenciais são distribuídos nos campi localizados em dez municípios do Rio Grande do Sul: Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana.

 

São dois processos seletivos e os interessados podem se candidatar nas duas oportunidades, tanto via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), quanto pela nota de quem fez o Enem a partir de 2016.

As pessoas interessadas podem optar por uma das dez cotas disponíveis (modalidades A1, A2, L1, L2, L5, L6, L9, L10, L13, L14) ou pela ampla concorrência (modalidade A0). Além da documentação geral solicitada, cada modalidade tem documentos específicos que devem ser digitalizados e encaminhados no sistema pelos estudantes classificados, de acordo com o cronograma descrito nos editais nº 36/2022 e/ou nº 37/2022. Para mais informações, confira a página das Ações Afirmativas.

 

As inscrições para o Sisu e para a chamada por Nota do Enem ocorrem sucessivamente.

Confira abaixo:

1) Processo Seletivo pelo Sisu
– O que é?

A Unipampa oferece ingresso no primeiro semestre letivo de 2022 via Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

 

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);

– Quem pode se inscrever?

Pode se candidatar quem fez o Enem 2021 e obteve média igual ou superior a 300 pontos em todas as provas, inclusive na Redação;

– Como realizar a inscrição?

As inscrições são feitas pelo sistema. É preciso observar a fases do processo seletivo: chamada regular e fase de lista de espera, além da chamada por nota do Enem;

– Quantas vagas?

2.268 vagas ofertadas nos cursos de graduação presenciais;
– Qual o período de inscrição?

De 15 a 18 de fevereiro;
– Quando será divulgado o resultado da chamada regular?

22 de fevereiro no site do Sisu;
– Quando será a manifestação de interesse à lista de espera?

De 22 de fevereiro a 8 de março;

 

– Como posso saber mais informações sobre os cursos, pesos e notas mínimas estabelecidas pela Unipampa para cada curso?

Essas informações estão regulamentadas no Termo de Adesão Sisu 1ª Edição de 2021;
– Mais informações: no Edital nº 36/2022 e no site do Processo Seletivo da Unipampa

Chamada por nota do Enem

– O que é?

Processo seletivo para preencher vagas nos cursos de graduação para estudantes que realizaram o Enem a partir de 2016 e através das vagas remanescentes do processo seletivo Sisu/Unipampa 2022.

As vagas não preenchidas no Edital do Processo Seletivo Sisu/Unipampa 2022 (Edital nº 36/2022) poderão ser preenchidas por candidatos classificados ou suplentes na modalidade ampla concorrência inscritos na Chamada por nota do Enem (Edital nº 37/2022);

– Quem pode se inscrever?

Quem realizou o Enem nos anos 2016, 2017, 2018, 2019, 2020 e/ou 2021. Para quem realizou mais de uma edição do Enem, o sistema automaticamente vai considerar o ano com a pontuação mais alta;
– Como realizar a inscrição?

Através do preenchimento do Formulário Eletrônico de Inscrição disponível no site Processo Seletivo Unipampa;
– Quantas vagas?

1.050 vagas ofertadas nos cursos de graduação presenciais e/ou a distância;
– Qual o período de inscrição? De 10 de fevereiro a 3 de março;
– Qual a data de divulgação da lista provisória da chamada? 4 de março;
– Qual o período de recursos?  Até 8 de março;
– Quando será divulgada a lista final? 10 de março;
– Mais informações: no Edital nº 37/2022 e no site do Processo Seletivo da Unipampa.

Publicidade
Comentários

Educação

Escola Marquês de Alegrete vence Mostra Científica com projeto sobre energia solar

Alunos dos Anos Iniciais conquistam 1º lugar em Uruguaiana com estudo focado em sustentabilidade

Em 7 de novembro, a Escola Marquês de Alegrete ganhou destaque ao conquistar o 1º lugar na Etapa Regional da Mostra Científica das Escolas Públicas Estaduais, em Uruguaiana. O projeto vencedor, “Conhecendo a Energia Solar: Aprendendo sobre sustentabilidade desde cedo”, foi desenvolvido por alunos dos Anos Iniciais, sob a orientação das professoras Clarisse Nunes e Márcia Valério. Felipe Ribeiro, Diogo Santos e Renata Pereira apresentaram uma maquete e explicaram a importância da energia solar como alternativa sustentável.

O projeto visa ensinar o conceito de energia solar aos alunos, ressaltando sua importância para o uso responsável da energia e a preservação do meio ambiente. As professoras Clarisse Nunes e Márcia Valério destacaram a necessidade de conscientizar as crianças sobre sustentabilidade e o uso consciente dos recursos naturais, considerando o aumento da população e a demanda por esses recursos. A energia solar é apresentada como uma solução vital nesse cenário.

A iniciativa busca preparar as futuras gerações para enfrentar desafios ecológicos, promovendo o conhecimento sobre tecnologias sustentáveis e a conservação ambiental. Aprender sobre energia solar desde cedo é visto como essencial para formar indivíduos conscientes e agentes de mudança para um desenvolvimento equilibrado com a natureza.

O evento, que ocorreu em Uruguaiana, reuniu projetos de várias escolas públicas estaduais da região. O trabalho da Escola Marquês de Alegrete se destacou, mostrando o empenho e a dedicação dos alunos e professores envolvidos.

Continue lendo

Educação

Escola de Alegrete brilha em mostra científica em Uruguaiana

Ecobag, Cubo Mágico e Bombas de Semente destacam-se por suas contribuições à educação e ecologia

Recentemente, Uruguaiana foi palco de uma Mostra Científica, promovida pela 10ª Coordenadoria Regional de Educação. O evento, que reuniu estudantes, professores e membros da comunidade, teve como foco a disseminação de conhecimentos em ciência, tecnologia e sustentabilidade.

Dentre os diversos projetos apresentados pela Escola Dr. Romário Araújo de Oliveira, três se destacaram por suas propostas voltadas à solução de problemas ambientais e sociais: Ecobag, Cubo Mágico e Bombas de Semente.

O projeto Ecobag, intitulado “Mais que uma ideia, uma atitude”, é uma iniciativa das professoras Catiusia Carvalho e Mariana dos Santos, juntamente com os alunos Benjamin Ramos, Isabelli Oliveira e Yasmin Palau. O objetivo é diminuir o uso de sacolas plásticas, incentivando o uso de alternativas ecológicas.

A proposta visa promover um consumo mais consciente e sustentável, reduzindo assim o impacto negativo no meio ambiente.

Por outro lado, o projeto Cubo Mágico, liderado pelo professor Giliardi Dorneles e pelos alunos Victória Alves, Lauane Lee e Manuella Dornelles, utiliza o conhecido quebra-cabeça como uma ferramenta educacional.

O foco é no desenvolvimento cognitivo e motor de crianças e jovens, através da integração de conceitos matemáticos e lógicos, além de estimular habilidades como concentração, raciocínio espacial e resolução de problemas.

Já as Bombas de Semente, sob orientação da professora Luciane Palau e com a colaboração das alunas Fernanda Linck, Manuela Cruz e Nadine Teixeira, propõem uma técnica inovadora para o reflorestamento e recuperação de áreas degradadas.

Compostas por argila, terra e sementes, essas “bombas” permitem um plantio rápido e eficaz, contribuindo significativamente para a revitalização ambiental.

 

Continue lendo

Educação

Alunos promovem conscientização ambiental com jogos recicláveis

Estudantes da EMEB Saint Pastous criam atividades educativas usando materiais reutilizados para ensinar sobre sustentabilidade

Alunos da EMEB Saint Pastous, na Zona Leste, realizaram uma atividade de conscientização sobre reciclagem e cuidado ambiental em 08 de novembro de 2024. Estudantes dos 8º e 9º anos do ensino fundamental desenvolveram jogos educativos com materiais recicláveis para os alunos dos anos iniciais.

A professora de educação física Márcia Viana coordenou o projeto, visando promover aprendizado lúdico e enfatizar a importância da sustentabilidade.

Os jogos, criados a partir de garrafas PET, caixas de papelão e tampas plásticas, incluíram atividades como jogo da memória, pebolim e basquete. Essas atividades não só proporcionaram diversão, mas também educaram sobre práticas sustentáveis.

Márcia Viana destacou a ação como uma oportunidade de aprendizado diferenciado, reforçando a colaboração e os valores de sustentabilidade entre os estudantes de diferentes faixas etárias. “A iniciativa uniu conscientização ambiental e integração entre as turmas”, afirmou.

Através dessa experiência, os alunos mais velhos demonstraram como reutilizar materiais descartáveis em recursos pedagógicos, incentivando reflexões sobre consumo e descarte responsáveis.

O projeto exemplifica a integração da educação ambiental ao currículo escolar de forma interativa, aumentando a conscientização sobre questões ambientais.

 

Continue lendo

Popular