Contato

Polícia

Grupo alagoano chega a Alegrete pelo Sonora Brasil Sesc

 

Apresentação das “Destaladeiras de Fumo de Arapiraca e Mestre Nelson Rosa” será dia 10 de setembro

 

O Sonora Brasil Sesc dá início ao segundo circuito do projeto com a apresentação do grupo alagoano “Destaladeiras de Fumo de Arapiraca e Mestre Nelson Rosa”. A apresentação chega a Alegrete dia 10 de setembro, às 20h, no Centro Cultural Adão Ortiz Houayek (Praça Oswaldo Aranha, s/nº) e tem entrada franca. Mais informações podem ser obtidas no Sesc Alegrete (Rua dos Andradas, 71), telefone (55) 3422-2129, site www.sesc-rs.com.br/alegrete e página www.facebook.com.br/sescalegreters.

O grupo é formado por cinco mulheres: Josefa Correia Lima dos Santos, Isabel Cipriano dos Santos, Regineide Rosa dos Santos, Rosália Gomes dos Santos e Rosinalva Farias dos Santos, todas da região de Sítio Fernandes, município de Arapiraca, na zona rural do agreste alagoano. Junto com elas, Nelson Rosa, mestre de coco de roda reconhecido como patrimônio vivo de Alagoas. O cultivo do fumo foi a principal atividade econômica por mais de cinco décadas em Arapiraca. As mulheres trabalhavam horas a fio sentadas no chão nos “salões de fumo”, destalando e selecionando as folhas ao som de cantigas para espantar o sono durante as madrugadas.

Os cantos das destaladeiras são entoados em várias vozes, com uma só voz no improviso dos versos geralmente tirado pelas líderes do salão: são em forma de trovas rimadas e têm como característica serem arrastados e sem acompanhamento instrumental. No repertório, além das canções tradicionalmente feitas na rotina laboral da destalação, cantigas de barreiro e tapagens de casa, os rojões de eito entoados nas tarefas da roça e o pagode, música que embalava as festas em que a comunidade comemorava o chamado derradeiro dia de fumo, no encerramento da safra.

Sobre o Sonora Brasil – Promovido pelo Sesc, o projeto é considerado o maior do País em circulação musical e, em 2015 promoveu 480 concertos em mais de 130 cidades brasileiras. Desde a sua primeira edição, em 1998, já passaram pelo projeto cerca de 80 grupos em mais de 3.900 apresentações por todo o país, alcançando um público superior a 520 mil espectadores. No Rio Grande do Sul, as atividades do Sonora Brasil integram a agenda do Arte Sesc – Cultura por toda parte.

 

Projeto Sonora Brasil Sesc – Alegrete

Espetáculo “Destaladeiras de Fumo de Arapiraca e Mestre Nelson Rosa” (AL)

Data: 10/09 (sábado)

Horário: 20h

Local: Centro Cultural Adão Ortiz Houayek (Praça Oswaldo Aranha, s/nº)

Entrada gratuita mediante retirada de senha no Sesc.

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Polícia

PRF prende homem com carga de agrotóxicos contrabandeados

Na tarde desta sexta-feira (03), a Polícia Rodoviária Federal prendeu um homem transportando agrotóxicos em um Kadett com placas de Itaqui. A ação ocorreu na BR 472 em Uruguaiana.

Os policiais realizavam uma operação de combate aos crimes transfronteiriços quando deram ordem de parada ao veículo. Ao vistoriar o carro, os policiais encontraram a mercadoria, acondicionada nos bancos traseiros e no porta-malas. Foram apreendidos 17 galões, totalizando 160 litros, além de 2 sacos contendo 29 kg de agrotóxicos de origem uruguaia, uma substância proibida no Brasil.

O homem, de 58 anos e natural de Itaqui, com antecedentes criminais, foi preso e encaminhado à Polícia Judiciária local, juntamente com a mercadoria e o carro apreendidos.

Continue lendo

Polícia

Veículo cai de cima de uma ponte e deixa uma vítima fatal

Na manhã desta sexta-feira, (3), por volta das 9h, a Polícia Rodoviária Federal atendeu um grave acidente que envolveu um carro que caiu de uma ponte, ocasionando o óbito de uma passageira e deixou o motorista ferido. O fato ocorreu no Km 152 da BR 293, em Candiota, na ponte sobre o rio Jaguarão.

 

Pelos levantamentos preliminares realizados no local, foi verificado que se tratou de um acidente do tipo saída de pista envolvendo um HB20 com placas de Santa Maria.

A passageira do carro, uma mulher de Santiago, 36 anos, foi a óbito no local do acidente. O motorista, 37 anos, também de Santiago, foi socorrido com lesões leves pelo SAMU para o hospital em Bagé.

O trânsito não foi afetado. Os Bombeiros de Bagé auxiliaram no resgate do motorista. O IGP foi acionado para realizar a perícia no local.

As causas do acidente ainda estão sendo investigadas.

Continue lendo

Polícia

Polícia Civil identifica o corpo encontrado nos Canudos

Sobre o corpo encontrado ontem à noite: a vítima foi identificada pelos familiares como sendo TALISSON DOS SANTOS MOMBAQUE, de 19 anos, morador da cidade.

A causa da morte foi estrangulamento e a vítima possuía sinais de espancamento. A Polícia Civil já trata o caso como homicídio doloso e está investigando a fim de apurar, o quanto antes, a autoria do fato.

A investigação é sigilosa e qualquer informação que contribua pode ser feita no número (55) 984511689 (sigilo garantido).

Continue lendo

Popular